fbpx

Não perca! – Novo edital é discutido no Ministério do Meio Ambiente!

(Acesse Conteúdo completo!) – Novo edital é discutido no Ministério do Meio Ambiente!




O novo edital do próximo concurso
IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais) é tema de reunião no Ministério do Meio Ambiente e Casa Civil.

Edital do concurso IBAMA em debate

Após o vice-presidente da República, Hamilton Mourão, destacar a necessidade da realização de um novo concurso
IBAMA, o assunto passou a ser discutido entre o Ministério do Meio Ambiente e Casa Civil.

A informação foi confirmada pela Andréia Loureiro, que é
assessora técnica da vice-presidência da República.

Dessa maneira, existem grandes possibilidades do novo edital ser publicado em breve. Isso porque, o país segue sendo destaque internacional pela suposta falta de fiscalização em áreas de proteção ambiental.

Assim como os últimos editais para os concursos
MAPA e ABIN, que ocorreram por pressões internacionais, o novo concurso IBAMA pode estar entre as metas do governo para 2020/2021.

A necessidade da realização do novo certame
ultrapassa o campo ambiental e também se torna uma questão econômica, já que investidores têm se demonstrado contrariados com a política de preservação ambiental brasileira.

O IBAMA já encaminhou ao Ministério da Economia, assim como diversos órgãos federais, a solicitação do preenchimento de vagas em seu quadro de servidores.

Ao todo, foram solicitadas 2.311 vagas para a próxima seleção
do órgão, sendo 1.005 vagas para o cargo de Técnico Administrativo, 970 vagas para a função de Analista Ambiental e 336 vagas para a carreira de Analista Administrativo.

Segundo os dados da tabela remuneratória dos servidores federais, os salários ofertados no IBAMA são nos seguintes valores:

Técnico Administrativo

Analista Ambiental e Analista Administrativo

Além do vencimento básico, os servidores têm direito ao benefício de auxílio alimentação no valor de R$ 458,00 por mês.

Nova-IBAMA

Concurso IBAMA está em estudo pelo Governo Federal

De acordo com informações do vice-presidente da República, Hamilton Mourão, o novo concurso
IBAMA já está em estudos pelo Governo Federal
.

O vice-presidente confirmou que o governo planeja fortalecer os órgãos de combate aos delitos ambientais, entre eles o IBAMA, ICMBio, INCRA e FUNAI.

Ao ser questionado sobre a realização do novo concurso
IBAMA em meio à crise econômica enfrentada durante a pandemia da Covid-19, foi afirmado por Mourão que alternativas já estão sendo discutidas com a equipe econômica.

Ainda foi afirmado por Mourão, que não existe outro meio de reposição do quadro de servidores se não por meio da realização de um novo concurso
IBAMA
.

“Estes assuntos foram colocados para o ministro [da Economia, Paulo Guedes]. O Ministério do Meio Ambiente e demais [da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, e da Justiça e Segurança Pública, aos quais estão vinculados o Incra e a Funai] vão produzir um estudo a este respeito e isto terá que ser estudado junto com o Ministério da Economia. Óbvio que só temos uma linha de ação, que é solicitar a abertura de concurso para podermos contratar mais gente”, salientou Hamilton Mourão.

Segundo afirmações de Mourão, a medida se faz necessária já que muitos dos servidores dos órgãos de fiscalização ambiental se aposentaram.

“Precisamos ter um planejamento para recuperar a capacidade operacional dos órgãos de fiscalização [federais] que perderam pessoal que se aposentou, e que estão com seus efetivos reduzidos. Precisamos aumentar a capacidade deles de modo a liberarmos as Forças Armadas do emprego de atividades constantes que não são suas atividades precípuas”, informou o vice-presidente durante uma coletiva de imprensa.

(function(d,s,id){var js,fjs=d.getElementsByTagName(s)[0];if(d.getElementById(id))return;js=d.createElement(s);js.id=id;js.src=”https://connect.facebook.net/pt_BR/all.js#xfbml=1″;fjs.parentNode.insertBefore(js,fjs);}(document,’script’,’facebook-jssdk’));

Fonte: Nova Concursos

(Veja agora a notícia com detalhes) – Novo edital é discutido no Ministério do Meio Ambiente!



Baixar apostila para concurso

Deixe uma resposta

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!