fbpx

Não perca! – Tenho tatuagem, isso pode me desclassificar?

(Acesse Conteúdo completo!) – Tenho tatuagem, isso pode me desclassificar?




O novo concurso público da Polícia Militar do Estado de São Paulo (PM SP) está com edital publicado e são 2.700 vagas para nível médio!

https://www.youtube.com/watch?v=GLa42QXbGdk

» Estude com a Apostila do Concurso PM-SP + Curso Informática (GRÁTIS) «

Se você planeja uma carreira na PM SP, mas não sabe se aquela tatuagem vai atrapalhar, esclareça todas as suas dúvidas agora!

Para facilitar ainda mais a sua vida, temos o Resumão do Edital PM-SP Soldado
, com todas as informações mais importantes de forma destrinchada e objetiva para você.

Concurseiros e a tatuagem

Trata-se de uma questão que já gerou bastante dúvida e discussões. Ainda assim, muitos concurseiros sofrem com a ideia de passar na prova e ser desclassificado pelo fato de ter uma tatuagem.

A questão é que desde 2016, o Supremo Tribunal Federal declarou a inconstitucionalidade de decisões que proíbem tatuagem em concurso.

A decisão se deu após diversos casos de candidatos desclassificados, por possuir tatuagens, acionarem a justiça.

Por fim, os ministros do STF chegaram a conclusão de que os critérios de seleção não podem ser arbitrários e devem ser previstos em lei para serem válidos.

Tatuagem pode desclassificar?

Pode sim, se o desenho no corpo trazer um conteúdo que viole valores constitucionais.

Entenda-se, por exemplo, incitação à violência, grave ameaça a outra pessoa, discriminação ou preconceito de raça e cor ou apologia da tortura e terrorismo, ou seja, imagens que atentem contra a lei, entre outros.

Importante salientar que há diferentes casos. Por exemplo, se você pretende prestar o concurso para a Polícia Militar de São Paulo
, deve se lembrar que as seleções militares geralmente são mais rigorosas, devido a imagem que o servidor deve passar a população. Portanto carregar uma tatuagem em local visível como rosto/cabeça, pescoço ou mãos, poderá lhe trazer futuros problemas.

Mas se seu caso for um desenho de borboleta na perna ou uma árvore nas costas, não se preocupe. A tatuagem não terá relevância nenhuma no momento de sua avaliação.

#MissaoSoldadoPMSP

O que pode desclassificar um candidato?

Com base no edital do concurso público da Polícia Militar de São Paulo
, os requisitos para inscrição e posse, no que se refere a tatuagens são:

O candidato ao ingresso poderá apresentar tatuagem, exceto quando:

♦ Divulgar símbolo ou inscrição ofendendo valores e deveres éticos inerentes aos integrantes da Polícia Militar;

♦ Fizer alusão a:

– ideologia terrorista ou extremista contrária às instituições democráticas ou que pregue a violência ou a criminalidade;

– discriminação ou preconceito de raça, credo, sexo ou origem;

– ideia ou ato libidinoso;

– ideia ou ato ofensivo aos direitos humanos.

Segundo a decisão do STF, a tatuagem, desde que não seja incompatível com o cargo que se vai exercer, não afeta a competência do candidato.

Como mencionado anteriormente, o que pode desclassificar são marcas que representem obscenidades, ideologias terroristas, discriminatórias, que preguem a violência e a criminalidade ou temas inegavelmente contrários às instituições democráticas continuarão sendo barrados.

#Dica: A dica é sempre ler atentamente o edital e analisar a sua situação. Tudo deve estar devidamente especificado no documento, caso o edital ainda não tenha sido divulgado, procure o edital do último concurso para o mesmo cargo e informe-se sobre as exigências. Casos de eliminação em que o edital não especificou claramente os critérios são passíveis de medidas judiciais.

Para mais informações e acesso ao edital confira a página do Concurso PM SP – Soldados
 aqui!

» Estude com a Apostila do Concurso PM-SP + Curso Informática (GRÁTIS) «

A Nova Concursos
tem ajudado há mais de 10 anos quem quer vencer a batalha do concurso público. Se você quer aumentar as suas chances de passar, conheça os nossos materiais, acessando o nosso site!


Post Views:
394

(function(d,s,id){var js,fjs=d.getElementsByTagName(s)[0];if(d.getElementById(id))return;js=d.createElement(s);js.id=id;js.src=”https://connect.facebook.net/pt_BR/all.js#xfbml=1″;fjs.parentNode.insertBefore(js,fjs);}(document,’script’,’facebook-jssdk’));

Fonte: Nova Concursos

(Veja agora a notícia com detalhes) – Tenho tatuagem, isso pode me desclassificar?



Baixar apostila para concurso

Deixe uma resposta

Jornais Virtuais