Niacinamida – Para que serve, como usar e benefícios para pele e saúde – Beleza

A princípio, a niacinamida é também conhecida por vitamina B3 e nicotinamida. Sobretudo, é importante destacar que ela é uma vitamina do complexo B, essencial para o organismo e principalmente para a pele. Além do mais, ela ainda desempenha um papel fundamental na produção de energia e síntese de nutrientes nas células do corpo.

Por conta desses pontos positivos, a niacinamida está se tornando mais presente na formulação de dermocosméticos. Até porque ela proporciona inúmeros benefícios à pele. Como por exemplo, hidratação, aumentar a síntese de ceramidas naturais da pele e prevenir o surgimento de manchas vermelhas, coceira e irritação.

Inclusive, ela é bem indicada para peles sensíveis, pois atua como uma barreira protetora. Ou seja, ajuda a reduzir o ressecamento, melhorar a textura, e ainda proporciona uma ação anti-inflamatória. Além do mais, ela é uma aliada no controle da produção de sebo das glândulas sebáceas, o que evita o surgimento de cravos e espinhas.

De modo geral, a niacinamida pode ser produzida naturalmente através da niacina, a qual é produzida no corpo em pequenas quantidades a partir do aminoácido triptófano. Ou então, você pode adquiri-la através de alguns alimentos. Como por exemplo, a levedura, carne, leite, ovos, vegetais verdes ou grãos de cereais.

Afinal, como usar a niacinamida na pele?

Fonte: NKOSS

A princípio, você sabia que a vitamina B3, ou melhor, a niacinamida; está intimamente associada com a redução do risco de câncer de pele? Se ainda não sabia disso, nós acabamos de te falar mais um motivo para não deixar de usar a vitamina B3 com um cuidado da pele.

Sobretudo, como já dissemos, por conta dos inúmeros benefícios da vitamina, ela já é bastante usada pelas indústrias dermocosmética. Inclusive, você já encontra cremes, sabonetes e loções hidratantes com vitamina B3 na composição.

De modo geral, esses produtos precisam ser usados diariamente. Seu uso é indicado, sobretudo, no inverno. Isso porque nos dias mais frios a pele fica mais sensível e delicada.

Com relação à frequência, é indicado usar a a niacinamida diariamente porque ela precisa de tempo e paciência para que faça seus primeiros efeitos. Como por exemplo, aliviar as manchas vermelhas, as coceiras e outros sinais de irritação.

Extração de cravo – 3 técnicas de tirá-los em casa, do jeito certo

×
Outros benefícios da niacinamida
1- Prevenção e tratamento da diabetes

Fonte: Desinchá

A princípio, existem alguns estudos que afirmam que a niacinamida pode ser utilizada para a prevenção de tratamentos de pessoas pré-diabéticas e para as pessoas que estão na primeira fase da diabetes. Basicamente, ela é indicada pois pode diminuir a formação de radicais livres.

Além do mais, ela pode também facilitar a regeneração das células beta-pancreáticas. Inclusive, essas células normalmente diminuem em pessoas diabéticas.

2- Efeito similar ao das benzodiacepinas

Fonte: Dr. Marco Franzreb

Primeiramente, as benzodiazepinas são utilizadas como ansiolíticos, hipnóticos, anticonvulsivos ou relaxantes musculares. De modo geral, elas interagem como um receptor específico do cérebro. Assim sendo, a niacinamida demonstrou exercer de forma fisiológica no cérebro um efeito similar ao das benzodiacepinas.

3- Efeito contra a artrite

Fonte: Distribuidora farmacêutica

Basicamente, o que os especialistas chamam de stress oxidativo nas vias de transdução de sinalização celulares é o que pode causa a artrite. Contudo, esse stress pode ser suprimido pela inibição da enzima poli ADP-ribose polimerase (PARP), estimulada pela niacinamida. Consequentemente, ela teria o poder de inibir a artrite.

4- Radioterapia

Fonte: Banco da saúde

Após a aplicação de niacinamida em radioterapia, durante testes, houve um aumento da irrigação sanguínea em zonas de tumor. Porém, as doses de nicotinamida devem ser muito elevadas e com frequência.

Isso, certamente, pode trazer pontos negativos, como muitas náuseas. Por essa razão, o uso da substância foi suspenso no tratamento de alguns pacientes.

Precauções

Fonte: Lifeder

De modo geral, a niacinamida só terá efeitos contrários caso seja usada com doses elevadas. Aliás, como já mencionamos, isso pode causar náuseas e outros efeitos secundários, como vômitos, flatulências e diarreias.

Enfim, o que achou da nossa matéria?

Vem conferir mais uma matéria do Área de Mulher: Cuidados com a pele, como ter uma pele sempre saudável e bonita

Fontes: Derma club, Blog nutritienda 

Imagem de destaque: 65ymás

Essa matéria Niacinamida – Para que serve, como usar e benefícios para pele e saúde foi criada pelo site Área de Mulher.

Fonte: R7

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: