fbpx

Nome do adicional pode ser negativado por dívida no cartão de crédito do titular? Entenda!

Diversas operadoras de cartão de crédito oferecem cartões adicionais, uma opção que pode ser disponibilizada para familiares e amigos. Ainda que seja uma responsabilidade do titular, o plástico tem o nome da pessoa que irá utilizá-lo, e portanto, garante mais liberdade para o usuário, sem ter que solicitar autorização ao titular.

O cartão adicional é autorizado para maiores de 16 anos, sendo que o número de cartões varia de acordo com o limite de crédito do titular e outras regras da operadora. Mas e se o titular do cartão ficar inadimplente, o nome do adicional poderá ser negativado nos órgãos de proteção ao crédito como SPC e Serasa?

Se você é usuário de um cartão adicional e este for o seu caso, fique tranquilo: seu nome não ficará negativado se o titular tiver uma dívida no cartão. Isso porque, mesmo que o plástico contenha o nome do portador, é o titular quem fica encarregado pelo pagamento da fatura do próprio cartão e de todos os adicionais.

Ou seja, as dívidas do cartão também são de responsabilidade do titular, e desse modo, somente ele ficará com o nome sujo no SPC / Serasa. Isso acontece porque o portador de um cartão adicional é definido como beneficiado pelo titular, o único que responde pelo cartão e que será punido pela inadimplência.

Entretanto, caso o titular possua dívidas no cartão de crédito, todos os seus cartões podem ser cancelados, inclusive os adicionais. Sendo assim, o portador não poderá utilizar seu cartão até que a conta seja quitada.

Por outro lado, o titular também deverá tomar cuidado, pois se a fatura do adicional não for paga, ele é quem terá que arcar com o prejuízo. O recomendado é que o titular conceda cartões adicionais somente para pessoas de confiança e que tenham condições financeiras para pagar as faturas em dia.

Leia também: Cartões disponíveis para negativados no SPC e Serasa


Fonte: Edital Concursos Brasil

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!