fbpx

Novidades: Como será o teste biofísico?

Como estão concurseiros?! Se preparando para o concurso PC-MG 2018 Escrivão?

» Prepare-se com a Apostila PC-MG Escrivão + Curso Português (GRÁTIS) «

As inscrições serão abertas às 9 horas do dia 12 de setembro, e os interessados terão até às 23 horas do dia 22 de outubro para realizarem o cadastro na página da banca organizadora, a FUMARC (Fundação Mariana Resende).

Quem não dispuser de acesso a internet, poderá realizar a inscrição na sede da ACADEPOL, localizada na Rua Oscar Negrão de Lima, nº 200, bairro Nova Gameleira, na cidade de Belo Horizonte (MG), no horário das 9 às 17 horas, em dias úteis.

O certame oferece 119 vagas para o cargo de Escrivão, que tem o requisito de nível superior em qualquer área de graduação.

Os candidatos serão avaliados nas seguintes etapas:

prova objetiva;
prova prática de digitação;
exame biomédico e biofísico;
prova de títulos:
investigação social.

Caso você planeje garantir uma das vagas, é importante saber como será o teste biofísico para a seleção!

A etapa física costuma eliminar muitos candidatos, isso porque geralmente os concurseiros concentram o foco nas provas escritas, deixando de lado os testes práticos. Contudo saiba que a avaliação exige um grande esforço e um preparo intenso para alcançar um bom desempenho!

Como será o teste biofísico?

O exame biofísico será aplicado na junto com o exame biomédico na avaliação do concurso PC-MG Escrivão. Serão convocados para o teste biofísico, os candidatos que foram aprovados no exame biomédico.

O objetivo do exame físico é saber se o candidato está apto, para isso são avaliados:

♦ Compatibilidades físicas com as atividades de Policial Civil;

♦ Leves variações de normalidade, não incapacitantes, para a profissão;

♦ Alterações, potencialmente incapacitantes de imediato ou a curto prazo, ou determinantes de absenteísmos frequentes ou com iminente risco de se potencializar ou capaz de colocar em risco a segurança própria e de terceiros.

Os exames do concurso PC MG serão realizados com o acompanhamento e análise médica dos resultados. Cada teste terá um tempo determinado para realização e respectiva pontuação. Confira quais serão os exercícios cobrados:

– Flexão de Braço;
– Agilidade e coordenação motora;
– Corrida de 50 metros rasos;
– Teste de Cooper.

Cada teste físico terá pontuação máxima de 25 pontos, que serão atribuídos de acordo com o desempenho do participante. Para ser considerado apto, o concorrente deve obter, no mínimo, 40 pontos no total dos testes, sendo eliminado quem não alcançar a pontuação ou faltar no dia do exame.

O teste será eliminatório, com indicações específicas para homens e mulheres. As quatro modalidades possuem tabela de pontuação de acordo com sexo, idade e número de repetições.

Como foi cada teste?

Teste 1 – Flexão de braço

Modo de execução

Masculino: Manter o corpo apoiado de frente ao solo (decúbito frontal), os braços estendidos, cotovelos próximos do corpo, mãos abertas e afastadas na largura dos ombros, pernas estendidas (sem tocar o joelho ao solo) e pés juntos. Flexionar os braços para levar a caixa torácica até o solo e voltar a posição inicial, fazendo a extensão completa dos braços. Durante o movimento evitar aumentar excessivamente a curvatura lombar.

Feminino: Manter o corpo apoiado de frente ao solo (decúbito frontal), os braços estendidos, cotovelos próximos do corpo, mãos abertas e afastadas na largura dos ombros, joelhos unidos, apoiados ao solo e sem tocar as pontas dos pés no chão. Flexionar os braços para levar a caixa torácica até o solo e voltar a posição inicial, fazendo a extensão completa dos braços. Durante o movimento evitar aumentar excessivamente a curvatura lombar.

Teste 2 – Agilidade e Coordenação Motora

Modo de execução

Masculino e Feminino: O candidato coloca-se no ponto de partida. Ao ouvir o comando, deverá pegar o primeiro toquinho de madeira (obedecendo a sequência numérica), deslocar a distância de 10 metros, onde esse toquinho terá que ser colocado ao solo no espaço demarcado (obedecendo a cor correspondente ao mesmo). O candidato irá realizar esse deslocamento por 04(quatro) vezes ininterruptas em menor tempo possível. São 04 (quatro) toquinhos de madeira em cores distintas.

Teste 3 – Corrida de 50 metros rasos

Modo de execução

Masculino e Feminino: O candidato se coloca atrás da linha de partida, em posição ereta. Após um sinal de comando, deverá correr, no menor tempo possível, a distância de 50 metros.

Teste 4 – Teste de Cooper

A avaliação aeróbia medirá a distância percorrida pelo candidato em 12 (doze) minutos sobre terreno plano, em estilo livre.

Agora que você já sabe como será o teste físico, é hora de dar início a sua preparação!

Confira todas as informações e tenha acesso ao edital na página do concurso!

» Prepare-se com a Apostila PC-MG Escrivão + Curso Português (GRÁTIS) «

Nova Concursos tem ajudado há mais de 10 anos quem quer vencer a batalha do concurso público. Se você quer aumentar as suas chances de passar, conheça os nossos materiais, acessando o nosso site!



Fonte: Nova Concursos

Baixe o material deste concurso

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!