fbpx

Novidades! – Organização para otimizar seus estudos

Olá, pessoal, sou o coach Diego Souza e venho hoje bater um papo de como otimizar sua organização para você estudar melhor e atingir o seu objetivo de ser aprovado naquele tão sonhado concurso público.

Meu foco neste artigo será ajudar aquela pessoa mais desorganizada possível, e, se você não é tanto assim, também poderá pegar algumas dicas.

Costumo dizer que muitas pessoas ainda não perceberam que o tempo está mais escasso que dinheiro, até porque se não tiver aquele, como obterá uma boa condição financeira? Logo, tenha tempo!

Não irei ser maldoso e te questionar sobre o que faz entre meia-noite e sete da manhã. Espero que esteja dormindo, pois o sono é fundamental para o processo de aprendizagem, salvo aquela galera que teve que trocar o dia pela noite, pois não tem opção, ou é isso ou não estudaria.

Mas vamos organizar este artigo e voltar ao tema principal. A primeira coisa a se fazer é planilhar sua rotina semanal, dividida em horas. Nela, terá que colocar o horário em que trabalha, em que irá comer, fazer exercícios físicos e o principal: quando estudará. Segue abaixo um exemplo para te ajudar:

Porém, cuidado ao fazer sua rotina, seja honesto! Não adianta retratar o que não irá cumprir e, conforme for evoluindo nos estudos, mude a planilha. Ah, não se esqueça de imprimir algumas e pôr na carteira, na parede do local onde estuda, no banheiro, no teto do quarto… Se puder, faça uma camisa e peça à pessoa que você mais vê no dia a dia para usá-la.

Feita sua rotina, iremos às exceções, ou compromissos importantes. Nesses casos, recomendo o Google Agenda, ou outro similar. Coloque todo evento importante no aplicativo com o alerta necessário para não esquecer, mas que não prejudique a hora sagrada do estudo. Agora, dê prioridade ao que é importante, como os encontros com seu coach do Gran Cursos Online, que estará te auxiliando nos estudos.

Superada a organização da rotina semanal, priorize o planejamento da organização do estudo propriamente. Defina então: local e como organizar o material de estudo.

O local de estudo deverá ser tranquilo, silencioso, livre de distrações, bem iluminado e de fácil acesso, já que não poderá perder muito tempo no trânsito. Se for em uma biblioteca, dê prioridade a mesas individuais, longe de banheiros, corredores e lanchonetes. O local deverá ter iluminação ampla e difusa, porém, se estudar com luminária individual, vai uma dica: coloque-a do lado contrário da sua mão forte e com a lâmpada direcionada à parede. Assim, você não faz sombra no seu material de estudo e cansa menos seus olhos, porque uma iluminação direta no papel irá refletir boa parte da luz diretamente nos olhos, fadigando sua visão e diminuindo seu tempo de estudo.

Em relação à organização do seu material, compre pastas-fichários, aquelas com várias divisões, e nomeie cada aba por matéria. Caso alguma seja predominante e tenha vários assuntos, tenha uma pasta só para ela. Isso facilitará a procura do material que você precisa no momento e te ajudará a economizar minutos muito importantes.

Então, vamos lá! Já organizamos sua rotina semanal, os compromissos importantes, o local de estudo e a guarda do seu material, te pergunto: e agora?

Respondendo ao que te perguntei, você terá que planejar e organizar como irá estudar. Para isso, terá que ter noção do tripé da aprovação: revisão, exercícios e simulados. Tenha noção de que seu estudo renderá muito se seguir à risca esse tripé. Divida seus estudos em um ciclo, de acordo com sua disponibilidade de horário para estudar. Se estiver começando, estude menos matérias por dia. Mas, se você for um aluno em estágio avançado, deverá alternar mais assuntos, sempre priorizando a diversidade, ou seja, nunca estude muito só matérias humanas ou só exatas.

Detalhar a sistemática de um ciclo de estudo neste artigo é impossível, pois sua construção é muito pessoal, depende da quantidade de matérias, das horas disponíveis e do nível do aluno. Assim, quero que, ao ler este artigo, tenha em mente que o objetivo do ciclo de estudo é te manter motivado, com a alternância de assuntos, e que a distribuição da carga de cada matéria deve ser condizente com o peso de cada matéria do seu edital.

E, para terminar, tenha em mente que você só irá se tornar ou continuar organizado se estiver motivado. Para isso, crie metas. Caso elas sejam muito grandes, divida-as, crie listas e tarefas. Existem excelentes aplicativos gratuitos para isso. Eu mesmo uso o Trello e, para usá-lo, basta algumas pequenas aulas encontradas no YouTube.

E, agora, terminando mesmo este artigo, trate-se bem e aprenda a gostar de estudar, que a organização entrará no modo automático. Uma técnica excelente para isso é a Técnica Presente “MeUrecido”, na qual, sempre que cumprir um objetivo importante, você irá se presentear com algo que te faça feliz. Use sua imaginação!


Diego Souza – Aprovado em 5 concursos. Graduado pela Universidade de Brasília em Biologia (bacharel e licenciatura). Policial Rodoviário Federal: Cargo atual, aprovado na primeira turma, classificação final 168º lugar. Núcleo de Gerenciamento Logístico e Apoio Operacional. Trabalho na Sede do Departamento de Polícia Rodoviária Federal


 

Estudando para concursos públicos? Prepare-se com quem tem tradição de aprovação e anos de experiência em concursos públicos. Cursos online com início imediato, visualizações ilimitadas e parcelamento em até 12x sem juros!

wp-content/uploads/2016/09/garantia-de-satisfacao-30.png”>






http://platform..com/widgets.js(function() {
var _fbq = window._fbq || (window._fbq = []);
if (!_fbq.loaded) {
var fbds = document.createElement(‘script’);
fbds.async = true;
fbds.src = “http://connect..net/en_US/fbds.js”;
var s = document.getElementsByTagName(‘script’)[0];
s.parentNode.insertBefore(fbds, s);
_fbq.loaded = true;
}
_fbq.push([‘addPixelId’, ‘1459353050962300’]);
})();
window._fbq = window._fbq || [];
window._fbq.push([‘track’, ‘PixelInitialized’, {}]);
(function(d, s, id) {
var js, fjs = d.getElementsByTagName(s)[0];
if (d.getElementById(id)) return;
js = d.createElement(s); js.id = id;
js.src = “http://connect..net/pt_BR/sdk.js#xfbml=1&version=v2.8&appId=1631300843807094”;
fjs.parentNode.insertBefore(js, fjs);
}(document, ‘script’, ‘-jssdk’));

Crédito:

Gran Cursos Online

Faça o download do material agora!

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!