fbpx

O que é mais cobrado nas questões de português para concursos?

Olá, queridas e queridos! Como vocês estão? O artigo em questão irá tratar das questões de Português: estatísticas de cobrança das bancas. Prontos para saber em quais assuntos focar na FCC, Cespe e FGV? Vamos lá!

Português: a base para os concursos

Português é uma disciplina presente em praticamente 100% dos concursos públicos. Além dessa cobrança direta, por meio de questões, seu domínio também é essencial nas demais disciplinas. Como poderia um candidato responder corretamente a uma questão se não entendesse seu enunciado? Com certeza, tornaria a tarefa muito mais difícil.

Uma característica que a torna uma disciplina de alta complexidade é o elevado número de partes que a compõe. Esse elevado número de assuntos será evidenciado em nossas tabelas e gráficos mais abaixo. Também há de ser levado em conta que tais assuntos possuem inúmeras conexões entre sim. É muito difícil entender regência verbal se não há o domínio de conjugação verbal e transitividade.

Nosso intuito não é assustar os candidatos com tais termos, porém, evidenciar como estratégia e análise estatística são fundamentais para proporcionar altos percentuais de acerto em Português.

https://www.youtube.com/watch?v=PQvtlMCSfTg&t=2s

Cobrança de Português pelas bancas examinadoras

As questões de Português são as que possuem, de longe, a maior disparidade de cobrança entre bancas. Sabemos que tais peculiaridades acontecem em muitas disciplinas, mas aqui existe um caso especial e ainda mais intenso.

Muitos podem pensar que essa distinção se dá entre a proporção de questões de interpretação de texto versus gramática. Há alguns anos, realmente havia uma preferência de cobrança por interpretação ou por gramática pelas bancas. A FCC, por exemplo, possuía diversas provas em que não cobrava sequer uma questão voltada à interpretação.
Acontece que os tempos mudaram. Não há mais essa tendência tão exacerbada e evidente por parte das bancas. A proporção entre interpretação versus gramática varia, e muito, a cada certame. Por outro lado, sabemos que a tendência, em média, é que se mantenha próxima ao equilíbrio: metade das questões de interpretação e outra metade de gramática.

As peculiaridades que caracterizam cada banca estão relacionadas aos assuntos prioritariamente cobrados. Em alguns casos, a banca sempre cobra questões de reescrita, em outros, questões de pontuação e por assim vai. Por meio de análises mais profundas, também é possível evidenciar palavras e termos preferidos das bancas. Sim, expressões e palavras, muitas vezes, se repetem.

Questões de Português: estatísticas e características de cada banca

Iremos evidenciar as estatísticas de cobrança nas questões de Português. Primeiramente, de uma maneira geral, englobando todas as bancas e, posteriormente, de maneira específica. Além disso, também traremos dicas sobre expressões e palavras que costumam ser cobradas por cada uma das bancas. As estatísticas apresentadas referem-se ao período de 2020 a 2016.

Geral

Tabela Geral
gráfico de distribuição geral das questões de Português
Gráfico Geral

CESPE

tabela da distribuição do CESPE de questões de Português
Tabela CESPE
gráfico da distribuição do CESPE de questões de Português
Gráfico CESPE

O CESPE possui alta tendência em cobrar questões de Português voltadas à reescrita de frases, conforme demonstrado nos dados acima. Tais questões costumam alterar termos das orações e questionar se houve alteração da correção gramatical e/ou do sentido. Essa cobrança não é tão comum na FCC e muito menos na FGV. Questões que solicitam a classificação do gênero textual de um certo texto (tipologia textual) também são bastante comuns.

Abaixo, evidenciamos algumas cobranças recorrentes do CESPE:

  1. Distinção entre “à medida que” (conjunção proporcional) e “na medida em que” (conjunção causal)
  2. Inclusão dos termos “é que” na reescrita de frases, trazendo um tom de realce ao trecho
  3. Utilização do vocábulo “ou” com sentido de inclusão (mais comum) e exclusão (mais raro)
  4. Diferentes funções da conjunção “como”, como por exemplo: comparativa, conformativa, causal e aditiva
  5. Verificar a possibilidade da troca do sinal de vírgula por ponto e vírgula

FCC

tabela da distribuição da FCC de questões de Português
Tabela FCC
gráfico da distribuição da FCC de questões de Português
Gráfico FCC

A FCC possui alguns assuntos prioritários em suas questões de gramática: concordância verbal e nominal, verificação da correção gramatical, pontuação e voz passiva e ativa. Mesmo que todos esses temas não estejam no topo da tabela acima, indicamos que são frequentemente cobrados pela banca.

Algumas cobranças recorrentes da FCC são:

  1. Distinção entre “a princípio” (pressupõe uma enumeração) e “em princípio” (conjunção conformativa)
  2. Proibição da aglutinação da preposição nos casos de sujeito seguido de verbo no infinitivo. “É hora da onça beber água” está errado e o correto é “É hora de a onça beber água”
  3. Questões solicitando a detecção de assertivas que tragam uma ideia circunstancial. O truque é procurar orações que possuam advérbios e conjunções subordinativas
  4. Mudança de uma pergunta no modo direto para o indireto e vice-versa
  5. Mudança da voz passiva analítica para a sintética e vice-versa

 FGV

tabela da distribuição da FGV de questões de Português
Tabela FGV
gráfico da distribuição da FGV de questões de Português
Gráfico FGV

A cobrança da FGV acaba sendo a mais esparsa dentre as três bancas apresentadas. Tal fato é demonstrado por possuir o maior percentual de cobrança de “outros assuntos”, demonstrando que não há tanta concentração nos temas mais clássicos. Para a FGV, não há tanta previsibilidade, nas questões de Português, assim como ocorre com a CESPE e a FCC.

Uma de suas características é que sejam cobradas questões relacionadas a inferências e deduções, o que faz com que, em alguns momentos, exista dúvida se são questões de português ou de raciocínio lógico. Algumas provas atuais da banca demonstraram a tendência de um maior número de textos na prova, os quais possuem uma curta extensão. Ou seja, poucas questões relacionadas a cada texto e uma quantidade de textos mais elevada.

Esperamos que tenham gostado dos dados evidenciados e também das dicas específicas de cada banca. Como dito anteriormente, Português é uma matéria base para todo e qualquer concurso. A utilização de estatísticas e tendências é mais do que bem-vinda para acelerar o aprendizado.

Desejo ótimos estudos a todos e um grande abraço!

Caio Castilho.

Cursos de Português 

Assinatura Anual Ilimitada*

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país. Assine agora a nossa Assinatura Anual e tenha acesso ilimitado* a todos os nossos cursos.

ASSINE AGORA – Assinatura Ilimitada

Fique por dentro de todos os concursos:

Concursos abertos

Concursos 2020

Fonte: Google News

Deixe uma resposta

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!