fbpx

O que estudar para o Concurso Funceme? Saiba mais!

Contemplado na PLOA 2021 (Projeto de Lei Orçamentária Anual de 2021), o Concurso Funceme (Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos ) está entre um dos certames previstos para acontecer no Ceará ainda em 2021. Apesar dos projetos de concurso público descritos na Lei Orçamentária não estarem confirmados oficialmente para acontecer,  expectativa é grande no caso do Concurso Funceme, especialmente considerando que a comissão organizadora e o contrato com a banca avaliadora (Funece) foi renovado até o final de 2021. O novo certame ofertará vagas para o ensino superior no cargo de Pesquisador, mais a formação de cadastro reserva. Acompanhe o artigo para descobrir o que estudar para o Concurso Funceme e como se preparar para o dia da prova.

O que estudar para o Concurso Funceme: dicas de estudo pré-edital

Ainda não existem especificações sobre as áreas contempladas para o cargo de Pesquisador no novo Concurso Funceme. Contudo, isso não quer dizer que você não pode iniciar seus estudos! Confira algumas dicas abaixo de como se preparar para o Concurso Funceme na etapa pré-edital.

1° dica. O que estudar para o concurso Funceme: fortaleça sua base de conhecimentos gerais

O tempo pré-edital é muito importante especialmente para construir a sua base de conhecimentos gerais, cobrados na maioria dos concursos públicos. Mesmo no Concurso Funceme (voltado fortemente para a cobrança de conhecimentos específicos), essa base pode ser construída treinando algumas especialidades necessárias para garantir um bom desempenho também em questões discursivas.

No Gran Cursos Online você encontra um curso preparatório voltado para as habilidades necessárias a todos os cargos da Funceme, voltados para as exigências das provas objetivas e discursivas específicas do órgão. Confira os conteúdos que serão estudados:

  • Gramática;
  • Interpretação de Texto;
  • Informática.

Inscreva-se no Curso de Conhecimentos Comuns para todos os cargos do Concurso Funceme

2° dica. O que estudar para o concurso Funceme: utilize o edital como base

Depois de fortalecer sua base, você pode consultar o edital  do certame anterior publicado em 2018 e guiar seus estudos pelos conhecimentos específicos para área de pesquisa que você tem mais interesse. Lembre-se que mesmo que não seja uma das áreas contempladas pelas 7 vagas, o próximo Concurso Funceme prevê também a formação de cadastro reserva.

O Último Concurso Funceme 2018 ofertou o seguinte número de vagas para cada especialidade do cargo pesquisador:

  • Recursos Ambientais (8 vagas),
  • Recursos Hídricos (8 vagas),
  • Meteorologia (13 vagas),
  • Monitoramento (3 vagas) e
  • Informática (3 vagas).

3° dica. O que estudar para o concurso Funceme: Conheça a banca organizadora

Uma boa maneira de começar a se preparar para o Concurso Funceme 2021 para o cargo de Pesquisador é buscar resolver questões formuladas pela banca organizadora do certame Funece. Dessa forma, você pode se habituar à maneira como as questões são estruturadas, o nível de cobrança, possíveis pegadinhas e assuntos mais frequentes.

Lembre-se que para ser aprovado em concursos públicos não é suficiente apenas saber o conteúdo teórico, também é preciso saber aplicá-lo ao modelo de avaliação afim de traduzi-lo em forma de uma boa pontuação. No Gran Cursos Questões, você pode encontrar e resolver diversas questões da banca FUNECE gratuitamente. Ao se cadastrar na plataforma, você ainda pode conferir a resolução comentada por professores de milhares de itens!

Acesse a lista de questões para a banca FUNECE no Gran Cursos Questões 

4° dica. O que estudar para o concurso Funceme: faça um plano de estudos

Com mais tempo para se preparar para Concurso Funceme, você ganha mais liberdade para se organizar. É um bom momento para estabelecer uma rotina diária de estudos e organizar um planejamento que busque abarcar com qualidade a maior quantidade de conteúdos possíveis.

Confira abaixo um vídeo com o professor Guilherme Bitar aqui da equipe do Gran, explicando melhores práticas e alternativas para criar um eficiente cronograma de estudos para concursos públicos!

Você também pode formular um plano de estudos especialmente voltado para a resolução de questões de concurso com o Gran Cursos Questões! A partir dele, o sistema filtra as disciplinas cobradas pelo certame que você indicou e prepara módulos com a resolução de exercícios para cada matéria baseados no edital e em provas anteriores. Você também pode acompanhar o seu progresso em cada disciplina pelo painel da plataforma, descobrindo assim quais áreas precisam de mais estudo e concentração.

Para desfrutar da ferramenta Programa de Estudo do Gran Cursos Questões, você precisa ou ter uma assinatura ilimitada no Gran Cursos Online ou se tornar premium no Gran Cursos Questões!

Confira os planos para garantir  ou acesse o seu Programa de Estudo do Gran Cursos Questões! 

5° dica. O que estudar para o concurso Funceme: separe e conquiste novos títulos para pontuar melhor

Voltado para o campo de pesquisa e conhecimentos acadêmicos, o Concurso Funceme valoriza muito os programas de pós-graduação Stricto e Lato-Sensu. Dessa forma, é muito comum que ofereça como etapa avaliativa a Prova de Títulos.

Essa etapa de avaliação é sempre classificatória e busca recompensar os candidatos que buscaram a especialização com pontos adicionais, que são somados à pontuação das fases eliminatórias e classificatórias anteriores (provas discursiva e objetiva).

Saiba mais sobre a Prova de Títulos em Concursos Públicos

Confira como foi a cessão de pontos adicionais do Concurso Funceme 2018

Título Número máximo
de títulos
Valor
Diploma de pós-graduação Stricto-sensu na modalidade doutorado,
relacionado com a especialidade de opção do candidato.
1 12,0
Diploma de pós-graduação Stricto-sensu na modalidade mestrado,
relacionado com a especialidade de opção do candidato.
1 10,0
Diploma ou certificado de conclusão de curso de pós-graduação Lato-sensu
reconhecido pelo MEC (carga horária mínima de 360h)
1 2,00

Conquiste uma pós-graduação lato-sensu reconhecida pelo MEC em 6 meses

Se você não tem títulos, o melhor momento para conquistá-los é agora, durante o período pré-edital. Além de ter mais tempo para se dedicar ao estudo de uma graduação lato-sensu, você ainda pode conseguir seu certificado em 6 meses com o Gran Cursos Pós-Graduação! Todos os nossos cursos são reconhecidos pelo MEC, 100%  online e com realização opcional de TCC. 

Saiba mais sobre os cursos do Gran Cursos Pós-Graduação e conquiste sua especialização em tempo recorde! 

6° dica. O que estudar para o concurso Funceme: fique ligado nas notícias do certame

A publicação do edital pode acontecer a qualquer momento. Por isso, é muito importante acompanhar uma rede de notícias de concursos de boa reputação, que sempre mantenha seus conteúdos atualizados. Aqui no Gran Cursos Online nós nos esforçamos para te possibilitar a melhor cobertura de notícias sobre concursos públicos. Por isso, não deixe de acompanhar nossos canais de comunicação para não perder nenhuma atualização importante!

Acompanhe as notícias e saiba TUDO sobre o próximo Concurso Funceme 

7° dica. O que estudar para o concurso Funceme: conte com o Gran!

Aqui no Gran Cursos Online, além de cursos preparatórios, plataforma de resolução de questões e pós-graduação nós também oferecemos para você uma série de recursos gratuitos pensados para te ajudar mesmo quando não é possível investir no momento. São milhares de pdfs, simulados, aulas em vídeo, editais verticalizados e muito mais. Conte sempre com o Gran para garantir a sua aprovação e continue estudando!

Clique aqui para acessar os recursos gratuitos de estudo para Concursos do Gran 

Avatar

(function() {
var _fbq = window._fbq || (window._fbq = []);
if (!_fbq.loaded) {
var fbds = document.createElement(‘script’);
fbds.async = true;
fbds.src=”https://connect.facebook.net/en_US/fbds.js”;
var s = document.getElementsByTagName(‘script’)[0];
s.parentNode.insertBefore(fbds, s);
_fbq.loaded = true;
}
_fbq.push([‘addPixelId’, ‘1459353050962300’]);
})();
window._fbq = window._fbq || [];
window._fbq.push([‘track’, ‘PixelInitialized’, {}]);

Fonte: Google News

Deixe uma resposta

Jornais Virtuais