o que fazer nos arredores

Já pensou em visitar as cidades perto de Blumenau? Garanto que você irá descobrir muita coisa legal para fazer nos arredores de Blumenau!

Geralmente, quando se pensa em Santa Catarina, logo vem à mente grandes locais como Florianópolis, Blumenau, as belas praias como existem em Balneário Camboriú. Assim, muita gente deixa passar as possibilidades incríveis perto dessas cidades.

Entre as opções de cidades próximas de Blumenau que valem a pena conhecer estão Pomerode, Benedito Novo, Brusque e muitas outras. Elas possuem atrativos naturais como cachoeiras e praias, cultura e muita festa. E ainda podem ser visitados em um bate-volta.

Para chegar em Blumenau e curtir os arredores da cidade, você pode optar pelo aeroporto de Navegantes ou mesmo embarcar por Florianópolis e Joinville.

Então, continue acompanhando este post para descobrir tudo o que as principais cidades perto de Blumenau têm a oferecer. Aí, é só separar um tempinho no roteiro para aproveitar todas as dicas e curtir muito a região. Aproveite a leitura!

Planeje sua viagem => Hotéis em Santa Catarina

Seguro viagem Brasil »

 

Cidades perto de Blumenau



  • Balneário Camboriú
  • Benedito Novo
  • Beto Carrero World
  • Brusque
  • Florianópolis
  • Nova Trento
  • Pomerode
  • Rota da Cerveja
  • Timbó

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios em Blumenau »

 

Cidades e passeios perto de Blumenau

Balneário Camboriú

Cidades perto de Blumenau com praia
Camboriú é um dos destinos com praia | Foto: Mariordo, via wikimedia Commons.

A 60 km de Blumenau, Balneário Camboriú é uma cidade turística muito famosa em Santa Catarina. É até mesmo considerada o destino principal para muitos turistas, com agito durante o dia e também à noite.

São muitas opções de lazer disponíveis, principalmente as praias, que fazem muito sucesso. Aproveite para conhecer os bondinhos do Parque Unipraias, a praia central (esses dois ficam praticamente no mesmo lugar) e o Cristo Luz (se puder ficar até o anoitecer verá o Cristo mudar de cor).

Na cidade dá para fazer um passeio em barco pirata em Balneário Camboriú, um passeio noturno em Balneário Camboriú ou um city tour em Balneário Camboriú.

Confira => Melhores praias de Santa Catarina

 

Benedito Novo

Cidades próximas a Blumenau com aeroporto
Benedito Novo tem atividades voltadas à natureza | Foto: Elias C, via Wikimedia Commons.

Famosa por seu ecoturismo, Benedito Novo, a 45 km de Blumenau, tem tirolesa, trilhas e várias cachoeiras com até 100 metros de altura, uma das mais famosas é a do Zinco.

A cidade também é muito bem preservada, por isso você também consegue identificar traços da colonização na arquitetura e nos jardins de Benedito Novo. Visite a única igreja em estilo enxaimel do Brasil por ali.

Além das cachoeiras, a ponte pênsil, localizada no Centro, é uma atração. E, se você gosta de acampar, a Praça do Pescador é o local perfeito. São cerca de 3 milhões de m² de área verde, com churrasqueira e um rio adorado por pescadores de lambari.

Assim, se você quer relaxar e ainda sim curtir um pouco de agito entre a natureza, mas pertinho de uma grande cidade como Blumenau, Benedito Novo é a cidade ideal!

Prático => Transfer de Florianópolis para Beto Carrero World

 

Beto Carrero World

Beto Carrero World
Beto Carrero World é um parque famoso da América Latina | Foto: Touron.

O maior parque temático da América Latina fica a apenas 58 km de Blumenau, na cidade de Penha, e é um dos locais mais visitados de Santa Catarina.

São diversas atrações que funcionam em uma estrutura gigantesca durante todo o dia. É provável que você se apaixone por esse lugar.

O parque abre às 9 horas e fecha às 18 horas. Saia bem cedo e aproveite essa excelente opção de passeio nos arredores de Blumenau!

Agende => Ingresso para 1 dia do Beto Carreiro World

 

Brusque

Cidades próximas de Blumenau: Brusque
Brusque é um ótimo lugar para comprar roupas artigos de cama, mesa e banho.

Colonizada por imigrantes poloneses, alemães e italianos, Brusque é conhecida como o polo de compras da indústria têxtil. Dessa forma, na cidade, que fica a 35 km de Blumenau, você encontra roupas e muita variedade de artigos de cama, mesa e banho.

Vai viajar? Não deixe o planejamento do roteiro para a última hora!

É sempre bom deixar alguns dias da viagem em aberto, mas o ideal é reservar os principais passeios com antecedência para garantir os melhores preços.

Na TourOn (leia aqui nossa avaliação) você encontra passeios com avaliações de viajantes reais, atendimento online em português e recebe os ingressos das atrações por email logo após a compra.

 

Não deixe de visitar a Feira de Moda de Brusque (FIP), um shopping com mais de 200 lojas com artigos bastante baratos. Um excelente custo-benefício para você que não pode gastar muito, mas quer levar lembrancinhas para os amigos e a família.

Em outubro, para aproveitar o fluxo de turistas na Oktoberfest, em Blumenau, Brusque realiza a Fenarreco, uma festa em homenagem ao marreco, muito apreciado na gastronomia típica da região. Além de muita comida, o público pode apreciar boa bebida e música.

Por fim, quem viaja com crianças também conta com a opção de visitar o Parque Zoobotânico, que tem um teleférico incrível em meio à natureza.

Divertido => Ingresso para 2 dias do Beto Carreiro World

 

Florianópolis

Principais cidades de Santa Catarina
Florianópolis fica a 150 km de Blumenau.

Florianópolis é uma opção de passeio que não fica tão perto assim de Blumenau. Mas, caso você tenha tempo de sobra, consegue ir e voltar no mesmo dia e ainda aproveitar as opções de lazer que a Ilha da Magia tem a oferecer. Mas, saia de casa cedo!

A capital de Santa Catarina fica a 150 km de Blumenau, é muito movimentada e conhecida por suas lindas praias, mas há também muitas outras regiões que valem a pena serem visitadas, como a Lagoa da Conceição e o centro histórico.

Para ajudar na organização do seu roteiro, conheça os 10 principais pontos turísticos de Florianópolisonde ficar em Florianópolis. Na capital de Santa Catarina você também pode fazer um city tour em Florianópolis ou um tour pelas praias de Florianópolis.

Confira => Melhores tours em Florianópolis

 

Nova Trento

Mapa de Blumenau
Nova Trento | Foto: Andrevruas, via Wikimedia Commons.

Nova Trento, a 80 km de Blumenau, é o segundo destino religioso mais visitado do Brasil, pois é a sede do Santuário Santa Paulina, que homenageia a primeira santa brasileira. Ele fica atrás apenas de Aparecida, em São Paulo.

Colonizada por italianos, a cidade de 13 mil habitantes recebe anualmente milhares de fiéis. No entorno do Santuário fica o Parque Colina, um lugar bem interessante, por isso vá com tempo de sobra e explore a região.

Visite os pontos de produção de vinhos, sucos de uva, queijo, linguiça, cachaças e produtos artesanais. Conheça também o Santuário da Nossa Senhora do Bom Socorro e as muitas outras igrejas da cidade.

Ainda com dúvidas sobre as atrações turísticas?

 

Nova Trento é um destino para aqueles que, independentemente de religião, apreciam locais com boa energia, gastronomia e natureza.

Se estiver em Blumenau e quiser fazer um passeio diferente pelos arredores, essa cidade, sem dúvida, deve entrar no seu roteiro!

Economia => Ingresso para 3 dias do Beto Carreiro World

 

Pomerode

Cidades próximas a Pomerode
Pomerode possui forte influência alemã | Foto: Andrevruas, via Wikimedia Commons.

Pomerode é uma das cidades mais bacanas que você encontrará perto de Blumenau. Ela fica a apenas 30 km de distância e é conhecida como a cidade mais alemã do Brasil.

Não é à toa, já que os imigrantes alemães, da Pomerânia, deixaram sua marca em cada cantinho da cidade, da arquitetura à culinária e aos costumes.

Desse modo, não é nada raro encontrar moradores falando alemão por ali. Aliás, as crianças, que em grande maioria são loiras dos olhos azuis, aprendem essa língua junto com o português.

A cidade é a que tem o maior número de construções do tipo enxaimel fora da Alemanha, são 300. É por isso que Pomerode se tornou a maior cidade alemã do Brasil.

Inclusive, parte das construções de Pomerode é tombada pelo Instituto Histórico e Artístico Nacional (IPHAN); são cerca de 100 imóveis.

Pomerode, com seus aproximadamente 30 mil habitantes, é uma cidade muito tranquila e com ares bucólicos devido a sua bela paisagem, que é incrementada pela grande quantidade de lindas flores que dão mais charme ao local.

 

Festas e passeios em Pomerode

Dicas Pomerode, Santa Catarina
Portal turístico Sulem Pomerode | Foto: Jles, via Wikimedia Commons.

Mas, além de tranquilidade, também existem muitos eventos que movimentam Pomerode. Todo ano, em janeiro, acontece a tradicional Festa Pomerana. O evento é cheio de pratos típicos, dança e música.

Em fevereiro, março e abril acontecem o Stammtisch e a Osterfest, em homenagem à Páscoa, que possui o maior ovo de Páscoa do mundo, com 15 metros de altura, e a Osterbaum, a árvore gigante feita com galhos secos e cascas de ovos pintadas.

Já julho é o mês do Festival Gastronômico de Pomerode, em que vários restaurantes locais se reúnem e formam uma Vila Gastronômica. Para quem gosta de passear, indico o Museu de Pomerano e a Vila Encantada, opção com atividades lúdicas, piratas, dinossauros e insetos gigantes. A Vila também tem museu com fósseis.

Há também a opção de explorar trajetos da cidade de charrete, para aqueles que preferem um clima mais reservado e intimista. Entre os trajetos está a rota do Enxaimel, estilo de arquitetura bastante comum em Pomerode.

São mais de 100 construções desse tipo que podem ser contemplados e fotografados, em grande maioria somente do lado de fora, mas o passeio já resulta em fotografias incríveis. Dessa forma, Pomerode deve ser uma parada obrigatória em seu roteiro pelos arredores de Blumenau!

Descubra => Tour em Blumenau e Pomerode 

 

Rota da Cerveja (arredores de Blumenau)

Circuito cervejeiro, Blumenau
Várias cidades fazem parte da Rota da Cerveja.

Blumenau, caso você não saiba, é conhecida como a Capital Nacional da Cerveja no Brasil. Na cidade, além de cervejarias artesanais, há museus e escolas que ensinam sobre a arte de produzir uma das bebidas mais amadas em nosso país.

Daqui saem passeios turísticos para conhecer rota da cerveja de Blumenau e também de cidades vizinhas. Dessa forma, se você planeja visitar os arredores e é fã da bebida, não perca a oportunidade de fazer os passeios abaixo.

Ah, e também não deixe de conferir o post dicas da Oktoberfest em Blumenau.

 

Cervejaria das Bier

Cervejaria  Das Bier, Gaspar
Cervejaria Das Bier fica no Schimitt Pesca e Lazer.

A Cervejaria Das Bier fica no Schimitt Pesca e Lazer. O restaurante tem um deck com vista panorâmica e playground. Durante o passeio, dá para conhecer as dependências da fábrica e a cave – uma espécie de porão ou adega, onde as cervejas são guardadas.

São 11 tipos de chopp na cartela, como braunes ale, stark bier e wein mit bier (chopp de vinho). Se quiser, você também pode almoçar e jantar no local, eles oferecem cardápio com petiscos, carnes e peixe. Com toda a certeza, você curtir muito esse passeio.

  • Localização: Rua Bonifácio Haendchen, 531, Belchior Alto. Gaspar, 20 km de Blumenau.
  • Funcionamento: de quarta a sexta, das 17 horas à meia-noite; aos sábados, das 15 horas à meia noite; e aos domingos, das 11 às 19 horas.

 

Cervejaria Zehn Bier

Cervejaria Zehn Bier, Brusque
Cervejaria ZeHn Bier.

A Cervejaria ZeHn Bier produz chopp tipo pilsen, porter e cervejas tipo pilsen, pilsen extra, weizen, porter e heller bock.

Essa é uma cervejaria que segue uma lei conhecida como Lei de Pureza da Cerveja, em que instituiu em 1516 que a cerveja deveria ser fabricada somente com água, malte de cevada e lúpulo.

Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança também no Brasil?

Assistência médica e odontológica, seguro para bagagem extraviada, cancelamento de voo e assistência jurídica são alguns benefícios.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 10% de desconto usando o cupom QUEROVIAJARMAIS, é só clicar no botão.

 

Para visitar a fábrica, você pode agendar um horário. Os passeios duram cerca de 30 minutos. Além disso, essa também é uma cervejaria que trabalha com bar anexo e oferece opções de petiscos para acompanhar os rótulos produzidos na fábrica.

  • Localização: Rua Benjamin Constant, 26, São Luiz. Brusque, 35 km de Blumenau.
  • Funcionamento: de segunda a sexta, das 18 às 3 horas; e aos sábados, das 18 horas à meia-noite.

 

Cervejaria Borck

Rota da cerveja: Cervejaria Borck, Timbó
Cervejaria Borck.

Uma das cervejarias mais antigas do estado de Santa Catarina, é a Cervejaria Borck, fundada em 1996.

Agende uma visita para conhecer a produção de quatro tipos famosos de cerveja: red lager, pilsen, malzbier, weizenbier e IPA, que circula somente na região em que é fabricada.

  • Localização: Rua Pomeranos, 1963, Pomeranos. Timbó, 35 km de Blumenau.
  • Funcionamento: de terça a sexta-feira, das 8 às 18 horas; e aos sábados, das 8 ao meio dia.

 

Cervejaria Schornstein

Rota da cerveja, Blumenau: Cervejaria Schornstein
Cervejaria Schornstein.

Localizada em um prédio tombado com uma grande chaminé, schornstein, em alemão, a Cervejaria Schornstein foi fundada em 2006. O local conta com um bar anexo que serve um cardápio tipicamente alemão.

  • Localização: Rua Hermann Weege, 60, Centro. Pomerode, 30 km de Blumenau.
  • Funcionamento: de quarta a sexta-feira, das 17 horas à meia-noite; às segundas e terças, o bar é fechado, mas, ainda assim, visitas em grupo podem ser agendadas.

Encontre => Opções de hotéis em Blumenau

 

Timbó

Cachoeiras nos arredores de Blumenau
Igreja Araponguinhas em Timbó | Foto: Elias C, via Wikimedia Commons.

Timbó, a 35 km de Blumenau, também faz parte da lista de cidades perto de Blumenau que valem a visita.

Ela está localizada entre montanhas e tem várias possibilidades de passeios aventureiros e em parques. Com cerca de 40 mil habitantes, ela também foi colonizada por alemães e italianos.

Aliás, é lá que começa e termina a rota ciclística de passeios no Vale Europeu. Confira outras informações no artigo onde ficar no Vale Europeu.

Essa cidade, diferente de algumas outras do Sul, conhecidas por ter um povo mais fechado, é hospitaleira e acolhedora, além de ser muito bonita.

Sua beleza está nas praças e jardins bem cuidados e floridos, certamente um espetáculo a parte. O Morro Azul é o local mais alto da cidade, e costuma receber amantes do voo livre e de acampamentos. Já o Morro Arapongas é para aqueles que gostam de aventuras mais difíceis e que exijam mais esforço.

Se você procura por agito, em outubro acontece a Festa do Imigrante, que celebra a colonização de Timbó. Para quem gosta de arte, a Casa do Poeta Lindolf Bell traz um museu e leituras, homenageando o poeta que dá nome à casa. Há também o Museu da Música, com exposição de objetos e recitais.

No Centro você encontra o Complexo Turístico Thapyoka, com restaurante, ponte turística e cachoeira com roda d’agua do moinho antigo. Dessa maneira, se você estiver com tempo de sobra na agenda, não deixe de conhecer essa cidade tão carismática que é Timbó.

Conheça => Pontos turísticos de Santa Catarina

 

Dicas das cidades perto de Blumenau

Dicas arredores de Blumenau, Santa Catarina
Perto de Blumenau há diversas cidades que valem a visita.

Viu só como você encontra opções excelentes de passeio também nos arredores de Blumenau? Então, não deixe de aproveitar cada uma dessas oportunidades se estiver passeando por aqui com um pouco mais de tempo disponível na agenda.

Monte seu próprio roteiro e divirta-se em meio às incríveis paisagens e opções de lazer e entretenimento que as cidades perto de Blumenau tem a te oferecer.

Já esteve por aqui e visitou alguma dessas cidades? Comente sua experiência nos comentários. 

 

Leia os últimos artigos sobre o Brasil:

Você gostou desse artigo?


Vai viajar? Comece a planejar sua viagem!

seguro viagem

Nunca se esqueça do Seguro Viagem! Além de ser obrigatório para entrar nos países da Europa, é essencial a contratação caso você tenha viagem marcada para qualquer lugar do mundo. Veja como o seguro me salvou na Alemanha, quando precisei de internação devido a uma infecção alimentar. Também precisei usar meu seguro viagem nos Estados Unidos, logo quando estava curtido uma das ilhas do Hawaii…acabei economizando R$ 2.000,00. Sem contar que auxilia quando há extravio de bagagem ou qualquer outro imprevisto. Utilize o comparador da Seguros Promo, que faz a pesquisa entre as melhores seguradoras para você economizar tempo e dinheiro. Por serem parceiros do blog, nós recebemos uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Ao contrário, leitores do blog ganham 5% de desconto usando o cupom JORNAISVIRTUAIS5. O pagamento pode ser feito em até 12 x no cartão, ou com + 5% off no boleto bancário!

celular no exterior

Saia do Brasil com internet 4G (Confira o comparativo entre os chips)

reserva de carros

Compare os melhores preços para alugar um carro na Rent Cars => Saiba mais

Fonte: R7

Deixe uma resposta