fbpx

Os 5 tipos de pimentas mais consumidos no Brasil

Guia da Cozinha – Os 5 tipos de pimentas mais consumidos no Brasil

Foto: Guia da Cozinha

Conheça os tipos de pimentas mais presentes na culinária brasileira e saiba como utilizá-las

Engana-se quem visualiza a pimenta apenas como um alimento picante. Quando manipulado de forma correta, esse condimento tem o poder gigantesco de acentuar, aperfeiçoar e harmonizar os sabores das receitas.

A culinária brasileira é uma das que mais as utilizam, e com razão! Além de extremamente saborosas, as pimentas são saudáveis e benéficas para a saúde. Elas contam com vitamina C, E e ajudam a controlar inúmeras doenças, como o colesterol.

Porém, cada pimenta tem seu grau de ardência, que define se seu gosto é suave ou pungente. E para degustá-las adequadamente, você precisa conhecê-las melhor. Veja a seguir quais são os tipos de pimentas mais consumidos no Brasil e aprenda a utilizar cada uma delas!

Pimenta-biquinho

A pimenta-biquinho é uma das mais usadas na culinária brasileira, isso porque ela possui um gosto suave e adocicado, ideal para dar um toque especial nas receitas sem interferir tanto no sabor. Essa pimenta cai muito bem com preparos agridoces, mas a sua versatilidade é imensa! Experimente utilizá-la para molhos, saladas, cozidos, assados, patês, entre outros.

Pimenta dedo-de-moça

Guia da Cozinha - Os 5 tipos de pimentas mais consumidos no Brasil

Guia da Cozinha – Os 5 tipos de pimentas mais consumidos no Brasil

Foto: Guia da Cozinha

Outro condimento bastante comum em nossa gastronomia. A pimenta dedo-de-moça tem a potência considerada média e é muito utilizada no norte e nordeste. Também fica deliciosa em molhos, além de ser um excelente tempero para carnes, feijão e ótima opção para realçar doces. Dica: se for consumi-la fresca, lembre-se de retirar as sementes, pois são bem ardidas.

Pimenta-malagueta

Essa é para quem gosta de picância! A malagueta é a rainha da culinária baiana. Usa-se essa pimenta em receitas como: moquecas, molho da feijoada, bobó de camarão, vatapá e o tão aclamado acarajé. Assim como a dedo-de-moça, combina muito bem com sobremesas.

Pimenta-do-reino

Guia da Cozinha - Os 5 tipos de pimentas mais consumidos no Brasil

Guia da Cozinha – Os 5 tipos de pimentas mais consumidos no Brasil

Foto: Guia da Cozinha

Dificilmente você não encontrará essa pimenta em alguma cozinha. Considerada um tempero curinga, a pimenta-do-reino tem a ardência leve que vem de uma substância chamada piperina. Dessa forma, é mais comum adicioná-la para manter o equilíbrio das receitas. A pimenta-do-reino é o par perfeito da proteína, especificamente de peixes, carnes vermelhas, frango e alguns cortes de porco.

Pimenta-de-bode

Essa iguaria é encontrada frequentemente na região centro-oeste, principalmente nas preparações tradicionais de Goiás, como tutu de feijão, galinhada, arroz com pequi, baião de dois etc. Em outros locais, você pode conhecê-la como pimenta-de-cheiro. Sua essência é ideal para temperar vinagres e azeites. É encontrada em diversas cores, mas as mais consumidas são as vermelhas e amarelas. Cada cor tem uma ardência diferente, sendo essas duas últimas as que contém os sabores mais fortes.

Difícil resistir a deliciosos pratos apimentados, não? Escolha já a sua preferida e delicie-se com as suas refeições muito bem harmonizadas!

Veja também:

Já pensou em um drinque para a noite de Natal ou Reveillon?

Guia da Cozinha

  • separator

Fonte: Terra

Deixe uma resposta

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!