Os 7 esportes olímpicos de combate

Considera-se “esporte de combate” aquele em que uma pessoa compete contra outra seguindo diferentes regras. Neste artigo, falaremos sobre um grupo muito especial dentro dessa grande família: os esportes de combate olímpicos. Ou seja, aqueles que estão presentes no maior evento do esporte mundial.

Quais são os esportes olímpicos de combate?

Primeiramente, precisamos saber o que queremos dizer quando dizemos “esportes de combate”. De acordo com a definição, trata-se de uma modalidade de contato na qual dois oponentes se enfrentam usando certas partes do corpo, de acordo com o que é permitido naquele esporte em particular.

Dentro dos esportes olímpicos de combate, também podemos encontrar algumas artes marciais. As modalidades aprovadas pelo Comitê Olímpico Internacional para participar a cada quatro anos são:

1. Boxe

Desde suas origens, o boxe sempre foi um esporte popular e acredita-se que já era praticado na Grécia antiga. No ano de 688 a.C. foi incluído nos Jogos Olímpicos da Antiguidade com o nome de Pygme ou “luta de punhos”.

É também um dos esportes que esteve na maioria das edições dos Jogos Olímpicos modernos, mais precisamente desde a segunda edição, St. Louis 1904 – faltando apenas em Atenas 1896. Como um fato interessante, as medalhas são concedidas nos jogos aos quatro primeiros boxeadores de cada categoria.

2. Esgrima

Outro esporte de combate olímpico com uma grande história nas edições modernas, pois está presente desde os primeiros jogos, pelo menos na categoria masculina – a feminina foi incorporada em 1924.

O esgrima tem como objetivo tocar o oponente com uma arma branca, que pode ser um sabre, uma espada ou um florete. Os participantes são protegidos com roupas e máscaras especiais que possuem sistemas que avisam quando ocorre o toque do oponente.

3. Judô

O judô é uma das artes marciais presentes nos Jogos Olímpicos. Decidiu-se adicionar esse esporte ao programa oficial na edição de Tóquio de 1964.

Embora tenha desaparecido em 1968, ele retornou em 1972 e continua sendo olímpico desde então. Em 1992, foi adicionada a categoria feminina e a competição foi dividida em sete categorias, de acordo com o peso.

4. Luta grecorromana, um dos mais antigos esportes olímpicos de combate

Este esporte tem suas origens na Grécia e na Itália – daí seu nome – e era praticado nos Jogos Olímpicos da Antiguidade. Quando Pierre de Coubertin decidiu organizar os Jogos Modernos, decidiu também que essa disciplina não poderia faltar.

Ela foi incorporada ao programa na segunda edição, St Luis 1904. A atual luta grecorromana está dividida em sete categorias.

Luta grecorromana é um dos esportes de combate olímpicos

5. Luta livre olímpica

Outro dos esporte olímpicos de combate de origem antiga, mas cujo regulamento, baseado na luta grecorromana, foi modificado. Nesta modalidade, os lutadores podem usar qualquer parte do corpo para lutar. A luta livre olímpica foi admitida na edição de 1904.

6. Taekwondo

Trata-se de uma arte marcial coreana moderna, criada nos anos 50 e reconhecida como um esporte olímpico em 1988. Para a edição de Seul daquele ano, participou apenas como uma exposição, mas foi adicionada ao programa dos jogos em Sydney 2000.

O combate de taekwondo acontece em um ringue de 8 x 8 metros, sem cordas ou limites físicos. Pode haver uma a três rodadas e sua duração varia entre um e três minutos, dependendo da categoria. É permitido atacar com a parte frontal do corpo e a cabeça.

Homens lutando karatê

7. Karatê, o mais recentes dos esportes olímpicos de combate

O último dos esportes olímpicos de combate também faz parte do grupo de artes marciais. Nesse caso, originário do Japão, seu nome significa “o caminho da mão vazia”, ​​pois nenhuma arma de qualquer tipo é usada.

É também o mais moderno dos esportes olímpicos, pois acaba de ser aceito, após várias tentativas, para participar da edição de Tóquio 2020, junto com o beisebol, o softbol, ​​o surf, a escalada esportiva e o skateboarding.

Sem dúvida, os esportes de combate olímpicos são os mais chamativos em cada edição dos Jogos. Qual é o seu favorito entre os incluídos nesta lista?

!function (f, b, e, v, n, t, s) {
if (f.fbq) return;
n = f.fbq = function () {
n.callMethod ?
n.callMethod.apply(n, arguments) : n.queue.push(arguments)
};
if (!f._fbq) f._fbq = n;
n.push = n;
n.loaded = !0;
n.version = ‘2.0’;
n.queue = [];
t = b.createElement(e);
t.async = !0;
t.src = v;
s = b.getElementsByTagName(e)[0];
s.parentNode.insertBefore(t, s)
}(window, document, ‘script’,
‘https://connect.facebook.net/en_US/fbevents.js’);
fbq(‘init’, ‘1677839712495774’);
fbq(‘track’, ‘PageView’);
fbq(“trackCustom”, “ViewMSContent”, {content_cat7: basePageAttr.category, content_tags: basePageAttr.tags})

Fonte: R7

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: