Os atletas devem tomar suplementos de vitaminas do complexo B?

As vitaminas são essenciais para o bom funcionamento do organismo. O seu consumo é recomendado para todos os tipos de pessoas, mas principalmente para quem pratica esportes. Muitas vezes recomenda-se tomar suplementos de vitaminas, e hoje vamos falar do caso do complexo B.

Então vamos falar sobre algo muito importante para os atletas: a questão dos suplementos. Eles são um verdadeiro quebra-cabeça para muitas pessoas, pois às vezes não sabemos se é aconselhável tomá-los ou não.

Por que tomar suplementos de vitaminas do complexo B?

As vitaminas do complexo B são essenciais para que os atletas alcancem os seus objetivos, pois elas contribuem para a assimilação das proteínas. Apesar disso, não devemos pensar que, quanto maior a quantidade consumida, melhor será o nosso condicionamento físico.

É necessário consumi-las na quantidade certa, juntamente com uma dieta saudável. Se você pratica esportes, você precisa saber que as vitaminas do complexo B contribuem para que você tenha níveis mais altos de energia. É por isso que muitos atletas optam por tomar esse tipo de suplemento.

No entanto, a nossa recomendação é que isso sempre seja feito sob a supervisão de um profissional. Só um especialista pode indicar se você realmente precisa suplementar nutrientes e em que proporção.

Geralmente, basta consumir as vitaminas do complexo B presentes nos alimentos. Além disso, desse modo, esse micronutriente é assimilado melhor e de uma maneira mais eficaz. Dada a grande variedade de alimentos que incluem vitaminas do complexo B, é muito fácil atingir os níveis adequados sem tomar suplementos.

Benefícios das vitaminas do complexo B

Como mencionado, as vitaminas do complexo B têm um papel preponderante para o bom funcionamento do corpo. Poderíamos passar horas falando sobre os benefícios mais conhecidos, pois eles são muitos e bastante variados.


A seguir, preparamos um breve resumo das propriedades mais importantes para que você saiba quais são os efeitos desse nutriente no corpo. Como você vai verificar, essas vitaminas são muito importantes para qualquer tipo de pessoa, independentemente de praticar esportes ou não.

  • Benéficas para as articulações: se você geralmente sofre de dores nas articulações, você precisa saber que as vitaminas do complexo B serão as suas grandes aliadas. Isso ocorre porque elas favorecem a desinflamação. Além disso, elas também ajudam a combater a artrite e problemas de rigidez.
  • Previnem problemas oculares: uma dieta rica em vitaminas do complexo B previne problemas oculares, tais como o aparecimento da catarata. É por isso que é um micronutriente é especialmente recomendado para os idosos.
  • Eficazes no tratamento do colesterol: um dos benefícios mais desconhecidos das vitaminas do complexo B é a sua capacidade de reduzir os níveis de colesterol. Assim, complementar a medicação prescrita com alimentos ricos em vitaminas do complexo B é a melhor maneira de combater esse problema.
  • Ajudam no processo de obtenção de energia: se você consumir vitaminas do complexo B, você vai se sentir com mais energia e vitalidade para fazer as suas atividades diárias. Isso ocorre porque os alimentos ricos em vitaminas do complexo B ajudam a obter a energia de todos os alimentos que ingerimos.

Alimentos ricos em vitaminas do complexo B

A melhor maneira de fornecer as vitaminas do complexo B ao nosso corpo é através dos alimentos. Isso é algo muito simples, pois existem muitos alimentos que contêm esse micronutriente.

Na lista a seguir, vamos mostrar alguns que, além de conter esse nutriente, também são muito saudáveis. Não fique mais esperando e comece já a incluí-los na sua dieta!

  • Sardinhas: contêm uma grande variedade de vitaminas do complexo B, dentre as quais se destacam a B12, a B1, a B2 e a B3. Trata-se de um alimento muito saudável, que pode ser consumido fresco ou enlatado. Elas são perfeitas para comer com uma salada ou preparar uma torrada saudável.
Alimentos ricos em vitaminas do complexo B
  • Lentilhas: elas contêm vitaminas B1, B2, B3, B5 e B6. Além disso, elas também são ricas em ferro e são uma importante fonte de energia. Elas geralmente são preparadas em forma de ensopado, mas também podem ser usadas para fazer uma salada ou como base para um hambúrguer vegano.
  • Nozes: elas são ricas em vitamina B12 e o seu consumo diário é altamente recomendado. A única coisa que você deve ter em mente é que, por serem muito calóricas, elas devem ser consumidas em porções pequenas.
  • Gema de ovo: já falamos muitas vezes sobre as propriedades da clara de ovo. No entanto, a gema também tem muitos benefícios e é recomendável consumi-la de maneira moderada.
  • Fígado: contém vitaminas B6 e B12 e também possui uma quantidade considerável de ferro. É recomendado para quem sofre de anemia.

Em suma, as vitaminas do complexo B certamente têm muitos efeitos positivos para a saúde. Além disso, para os atletas, elas também representam uma fonte natural de energia e uma garantia para o bom funcionamento do corpo.

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Fonte: R7

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