Os malefícios do sedentarismo e como acabar com ele – Dietas

Os malefícios do sedentarismo são inúmeros. Este é um problema que afeta milhares de jovens, adultos e idosos por todo Brasil. Entretanto, nem sempre fica claro qual é a sensação mais clara desta doença. E, muitas vezes, as pessoas nem sabem que estão passando por esta dificuldade. Assim sendo, separamos uma lista de critérios que devem ser observados para melhorar este aspecto. Entenda a seguir.

Malefícios do sedentarismo

O sedentarismo é hoje, um dos problemas mais comuns entre as pessoas. Esta prática nada saudável, pode levar as pessoas a contraírem diversos problemas de saúde de forma direta no decorrer da vida. E isto está amplamente relacionado com fatores não só físicos, mas também psicológicos.

Os malefícios do sedentarismo podem ser observados em uma esfera enorme de potenciais doenças. Sejam elas físicas ou mentais. Por isso, antes mesmo de entender o que pode acontecer com uma pessoa sedentária, é necessário entender o que de fato é o sedentarismo. Acompanhe.

O que é ser sedentário

Ser sedentário não é uma doença. É uma condição. A pessoa pode ser sedentária hoje e, com algumas atitudes, pode não ser amanhã. Entretanto, não é assim tão simples de resolver como parece. Como falamos, fatores mentais estão envolvidos e isto é algo que deve ser tratado para que a pessoa possa ter uma vida mais ativa e mais saudável.

Ser sedentário, basicamente, é não ter uma atividade física regular. Ou, fazer de tudo para evitar estas atividades. Por exemplo, uma pessoa que mora a 5 minutos do supermercado e prefere ir de carro ao ir caminhando, pode ser uma pessoa com indícios sedentários. A não ser que ela pratique outros tipos de exercícios físicos.

Assim sendo, quem está nesta condição, muitas vezes nem percebe. E a vida vai passando de forma tão rápida que depois pode ser tarde demais para reparar os danos. Por isso, o primeiro passo para sair do sedentarismo, é aceitar a realidade e buscar alternativas para a resolução do problema e, assim, correr riscos menores com as doenças e problemas que iremos apresentar a seguir.

Doenças que podem ser causadas pelo sedentarismo

Como falamos, o sedentarismo não é uma doença. Entretanto, ele é um facilitador enorme para a contração de problemas que podem deixar a vida mais complicada. Assim sendo, separamos uma lista de enfermidades que uma pessoa sedentária pode contrair ao longo da vida e em qualquer faixa-etária. Acompanhe.

Diabetes

Um dos malefícios do sedentarismo no longo prazo, é o desenvolvimento da diabetes. Esta é uma condição que pode afetar pessoas de todas as idades devido a hábitos nada saudáveis. Se o consumo de açúcar for generoso, o problema pode surgir ainda mais facilmente. E se há qualquer tipo de caso deste problema na família, a pessoa precisa ficar ainda mais atenta.

O desenvolvimento de diabetes pode ser um fator extremamente negativo em humanos que não praticam exercícios físicos. Pois a chance de problemas ainda maiores surgirem, acaba se multiplicando. Afinal, todos sabemos que a diabetes, quando não controlada, pode ser causadora de cegueiras e até mesmo amputações de membros. Por isso, todo cuidado é pouco.

Problemas de coração

É claro que os problemas cardíacos estão relacionados. Este é um malefício do sedentarismo extremamente evidente, visto que a circulação de todo o corpo pode ficar comprometida com o passar do tempo. Gorduras e impurezas nas vias sanguíneas é algo que deve ser evitado. E a prática regular de exercícios pode ser um fator determinante para esta limpeza constante.

Além do mais, a chance de uma pessoa sedentária sofrer com um infarto é muito grande. Este é um problema que afeta milhões de brasileiros e, certamente, você não quer fazer parte desta estatística, não é mesmo? Não há formas de prever um infarto. Mas há formas de evitar. E praticando exercícios regulares, com uma alimentação balanceada e um acompanhamento cardiológico constante certamente é um bom caminho.

Obesidade

Se há uma condição que pode ser lembrada imediatamente quando o assunto sedentarismo vem a tona, é a obesidade. O sobrepeso é um malefício em uma esfera enorme de situações, visto que o corpo humano não é preparado, de forma alguma, a ter uma quantidade exagerada de massa que não seja magra.

Um ser humano obeso possui possibilidades enormes de desenvolver doenças de diversos tamanhos. E isto só pode ser superado com acompanhamento nutricional e físico. Ou seja, o sedentarismo é extremamente prejudicial para quem já possui obesidade. E, para quem é magro, o sedentarismo é o vilão que poderá proporcionar a obesidade no médio e longo prazo.

Problemas nos ossos

Problemas nos ossos é um problema muito grave. E, mais uma vez, o sedentarismo pode ter ligação direta com esta situação. Uma pessoa que possui problemas deste tipo, está fadada a ser ainda mais sedentária, pois a limitação de movimentos é muito prejudicial ao restante do corpo. E, consequentemente, a chance de desenvolver outras doenças é ainda maior.

Potencializa a depressão

Os malefícios do sedentarismo não estão somente ligados a fatores físicos. Os fatores psicológicos também são extremamente afetados com esta condição. Sendo assim, a depressão pode ser condicionada a níveis muito mais profundos com a pouca prática de exercícios. É bom deixar claro que não existe somente um fator causador, ou seja, a depressão é um conjunto de situações. Entretanto, o sedentarismo pode ajudar a fazê-la se manifestar.

Praticar exercícios físicos é fundamental

Os malefícios do sedentarismo são inúmeros. Assim como os benefícios da prática de exercício. Para que você tenha uma vida mais saudável e tranquila, praticar exercícios é de fundamental importância. Isso não significa dizer que você deve iniciar uma série de exercícios intensos ainda hoje. Entretanto, começar é o primeiro passo. E começar aos poucos é importante.

Procure um educador físico que possa lhe auxiliar a iniciar um processo de exercitação. Assim como, é importante procurar um profissional da saúde para avaliar sua condição cardíaca antes mesmo de colocar o pé na esteira. Afinal, não conhecer os limites do seu corpo é tão prejudicial quanto o sedentarismo.

Outro ponto importante, é contar com um suporte nutricional adequado. Um profissional nutricional poderá transformar a sua vida para algo muito mais saudável. O que é ótimo para combinar com a sua busca por uma vida menos parada. Afinal, nós somos o que ingerimos. E ingerir saúde terá um reflexo de médio e longo prazo muito positivo no nosso corpo.

Procurar ter hábitos saudáveis só traz benefícios. E depois de um tempo, você perceberá que muitos pontos foram melhorados no seu dia a dia. Desde aspectos mentais, como a sua disposição para sorrir, até aspectos físicos, como a facilidade para subir escadas e ladeiras. Equilíbrio é importante para tudo. Boa sorte!

The post Os malefícios do sedentarismo e como acabar com ele appeared first on Malhar Bem – Dicas de Saúde e Malhação.

Fonte: R7

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: