fbpx

Os melhores podcasts do Brasil, maior produtor do mundo

Os podcasts têm se consolidado entre os formatos mais populares de consumo de informação no Brasil. De acordo com uma pesquisa divulgada este ano pela Associação Brasileira de Podcasters, a estimativa é que em 2021 o Brasil tenha 34,6 milhões de ouvintes de streaming de áudio, o podcast.

Os números não são por acaso. A facilidade do formato, que permite que você ouça o seu programa favorito pelo computador, celular ou tablet; combinada com a acessibilidade das plataformas, a maioria delas pode ser acessada de graça; e a possibilidade de fazer, simultaneamente, alguma outra atividade enquanto se informa, justificam a quantidade de ouvintes.

E a popularidade dos podcasts não é apenas entre os consumidores brasileiros. É também entre os produtores. O relatório State of the Podcast Universe, publicado em 2020 pela Voxnest (empresa dos Estado Unidos referência em dados para a indústria do áudio) mostra o Brasil liderando o ranking de criação de podcasts no mundo – Reino Unido e Canadá ocupam o segundo e o terceiro lugar. O mesmo relatório de 2019 já mostrava a tendência de ascensão do Brasil, que havia ficado na segunda posição do ranking, atrás apenas da Argentina.

Nova rotina muda comportamento dos consumidores

Durante a pandemia, as plataformas de hospedagem de podcasts notaram uma mudança na forma que os ouvintes passaram a consumir os streamings. Até 2020, grande parte das pessoas consumia os programas indo ou voltando do trabalho, por meio dos seus dispositivos móveis.

Hoje, com uma parcela dos brasileiros ainda praticando o distanciamento social e o confinamento em casa e uma grande parte adotando o home-office, o consumo de podcast passou a ser feito em casa. E os conteúdos mais acessados também mudaram. Os ouvintes deixaram um pouco de lado os programas de negócios, passando a ouvir mais sobre saúde, bem-estar e esporte. Podcasts sobre essas temáticas cresceram 180% de janeiro a novembro de 2020, segundo relatório publicado pela Spotify.

Com o grande crescimento da produção de podcasts no Brasil, o que não falta são programas para ouvir. Para ajudar você a acessar os programas nacionais, selecionamos os melhores podcastas em mais de 10 categorias diferentes. Confira!

O Assunto – Notícias

Com mais de 7 milhões de downloads e escolhido como um dos melhores podcasts de 2019 pela plataforma Apple Podcasts, O Assunto é um programa diário apresentado pela jornalista da Rede Globo, Renata Lo Prete. Durante o programa, que tem duração de 20 minutos, Renata conversa com especialistas e procura aprofundar os temas mais importantes do noticiário.

DrauzioCast – Saúde

O nome parece familiar e realmente é, DrauzioCast é o podcast de um dos médicos mais famosos do Brasil, o Dr. Drauzio Varella. Entre os melhores podcasts de 2019, segundo a plataforma Apple Podcasts, o programa semanal, produzido há mais de 3 anos pela equipe do médico, traz temas complexos como Alzheimer, AIDS e câncer, até assuntos do cotidiano como a importância de lavar as mãos e de fazer exercícios físicos. Os assuntos são tratados de forma simples e acessível ao público mais leigo, marca já conhecida do Dr. Dráuzio.

PrimoCast – Finanças

Podcast oficial d’O Primo Rico, o PrimoCast vai ao ar todas as segunda-feiras. Durante o programa, o educador financeiro e empresário Thiago Nigro, reúne o próprio time, e demais convidados, para falar sobre temas relacionados a finanças, investimentos, empreendedorismo e dicas de livros.

ROI Hunters – Marketing

Criado em 2019 pela marca gaúcha V4 Company, o podcast ROI Hunters traz semanalmente discussões sobre gestão, marketing, business, growth e vendas. O programa, comandado po Dener Lippert, CEO da V4 Company, Guilherme Lippert, customer manager da empresa, João Vitor COO do Gestão 4.0 e Fernando Miranda, Head de marketing do InfoMoney, ainda traz convidados reconhecidos no mundo do Marketing.

Ouça os episódios na íntegra nos players de sua preferência clicando aqui: O podcast oficial de marketing digital do Infomoney.

Papo de Política – Análise política

Comandado pelas jornalistas Natuza Nery, Maria Júlia Coutinho, Julia Duailibi e Andréia Sadi, o Papo de Política, que vai ao ar todas as quintas-feiras, procura fazer uma análise dos bastidores da política brasileira e os temas que devem ser destaque na semana.

Hipsters Ponto Tech – Tecnologia

O Hipsters Ponto Tech, apresentado pelo pessoal da Caelum e da Altura, é um podcast que traz discussões sobre programação, design, UX, gadgets, startups e as últimas tendências no mundo da tecnologia. Os episódios, lançados a cada 4 dias, têm duração de 35 a 50 minutos.

Autoconsciente – Bem-estar

Comandado por Regina Gianetti, Autoconsciente é um podcast que faz um convite a uma reflexão para uma vida mais leve. Os programas quinzenais de cerca de 30 minutos abordam temas relacionados ao autoconhecimento, a meditação, a saúde mental e ao mindfulness.

Folha na Sala – Educação

Produzido pela Folha de S. Paulo em parceria com o Itaú Social, o podcast, apresentado pelos jornalistas Ricardo Ampudia e Juliana Deodoro, traz notícias e análises sobre educação, além de contar histórias de professores e salas de aula espalhadas pelo Brasil

NerdCast – Cultura pop

Fundado em 2016, o NerdCast é um dos maiores podcasts do Brasil, com mais de 1 bilhão de downloads. Com episódios semanais, o programa, apresentado por Alexandre Ottoni e Deive Pazos, fala de assuntos da cultora pop como história, ciência, cinema, quadrinhos, literatura, tecnologia, games, RPG e muito mais.

Vocês da Imprensa – Esporte

Comandado pelo jornalista esportivo Marcelo Barreto, o Vocês da Imprensa, um podcast da Globo Esporte, discute semanalmente com jornalistas, técnicos, dirigentes, jogadores e personalidades do meio esportivo o papel da imprensa na cobertura diária do esporte.

Mamilos – Diálogos de peito aberto – Análise de notícias

No ar desde 2014, o podcast Mamilos – Diálogos de peito aberto, é um podcast semanal que discute os temas mais debatidos e polêmicos que dominaram as redes sociais na semana. Apresentado pelas publicitárias Juliana Wallauer e Cris Bartis, o programa se propõe a aprofundar os assuntos, com argumentos e visões diversas, para que os ouvintes formem as suas próprias conclusões com o maior embasamento possível.

Fonte: Infomoney

Deixe uma resposta

Jornais Virtuais