fbpx

PagSeguro: após ação despencar com possível regra sobre cartões pré-pagos, empresa destaca que agenda do BC é oportunidade

(Shutterstock)

SÃO PAULO – Na véspera, as ações da PagSeguro subiram 14,18% na Nasdaq, para US$ 36,96, após dois dias de forte baixa. Na segunda, os ativos caíram 11,5% após uma baixa de 19% na sexta, tendo no radar a notícia de que o Banco Central abriu uma consulta pública para colocar um limite de 0,5% na tarifa de intercâmbio (TIC) cobrada em transações com cartões pré-pago.

Na média, a TIC praticada atualmente nos cartões pré-pagos é de 1,5% –3 vezes maior que o limite pretendido pelo BC. A PagSeguro é a companhia brasileira listada que tem a maior parte de sua receita exposta a essa tarifa.

O Itaú BBA aponta que, se implementado, a projeção é de um efeito total de R$ 308 milhões no lucro líquido esperado para  2022, ou redução de 14,8% na  previsão de lucro líquido consolidado.

Os analistas apontaram que a possibilidade de um limite para as taxas de intercâmbio tem sido uma discussão em curso entre os participantes de mercado por algum tempo, mas não esperavam que essa mudança ocorresse antes de 2021.

Em meio à forte volatilidade das ações, a PagSeguro enviou uma nota na última terça-feira (12)  ao mercado comentando sobre as possíveis mudanças regulatórias relacionadas às taxas de intercâmbio de cartões pré-pagos.

A empresa referiu que vê a continuidade da agenda do BC para fomentar a concorrência como positiva e uma oportunidade, passando a mensagem de que os cartões pré-pago são apenas um dos vários produtos que fazem parte da sua estratégia.

“Congratulamo-nos com o otimismo da empresa sobre as oportunidades do PagBank no futuro, embora acreditemos que sua monetização pode exigir maior tomada de risco pela empresa com produtos de crédito e / ou outros produtos financeiros que exigem custos mais elevados de aquisição / engajamento de clientes, para compensar o impacto potencial de curto prazo relacionado às receitas de cartões pré-pagos”, avalia o BBI.

Analista da Clear apresenta plano detalhado para começar a construir uma renda diária utilizando a Bolsa de Valores. Inscreva-se grátis.

Fonte: Infomoney

Deixe uma resposta

Jornais Virtuais