fbpx

Para OMS, sistema de saúde do Brasil está conseguindo lidar com a pandemia

Diretor da entidade analisou situação do País após ser questionado sobre declaração de Bolsonaro, que pediu para apoiadores filmarem leitos de UTI

  • separator

(em atualização)

A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirmou que o sistema de saúde do Brasil está conseguindo lidar com a pandemia do novo coronavírus. O diretor do programa de emergências da entidade, Michael Ryan, alertou para o aumento sustentado do número de casos no País, mas destacou que não há indícios de um esgotamento nos leitos de UTI disponíveis.

“Poucos Estados têm mais de 80% de ocupação de leitos. É claro que o Brasil está sofrendo uma pressão em suas UTIs, mas os dados nos mostram que não há um colapso do sistema. Damos os parabéns aos profissionais de saúde que continuam trabalhando em todos os lugares. Há áreas onde a concentração de casos é maior, como no Amazonas. Mas, de forma geral, o sistema está conseguindo lidar com a pandemia, apesar do aumento sustentado do número de casos”, afirmou Ryan.

O diretor analisou a situação do sistema de saúde do Brasil após ser questionado sobre uma declaração desta quinta-feira, 11, de Jair Bolsonaro. O presidente sugeriu que seus apoiadores entrassem em hospitais públicos para filmar os leitos de UTI e mostrar se eles realmente estão ocupados. Apesar da pergunta, Ryan não fez comentários diretos sobre Bolsonaro.

O Brasil tem 41.058 mortes e 805.649 casos confirmados do novo coronavírus, em dados atualizados na noite desta quinta pelo consórcio de veículos de imprensa, formado por Estadão, G1, O Globo, Extra, Folha e UOL.

Veja também:

De andador, veterano de guerra de 99 anos arrecada milhões para saúde pública britânica

Estadão

  • separator

Fonte: Terra

Deixe uma resposta

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!