fbpx

PASSOS DE GIGANTE 206/365

Decolaaaaaaaaaa Águiaaaaaaaaaaaa e Bora Bora Aos Astros e Além!

AD ASTRA E ULTRA!

Plano de Voo: Se já falamos sobre empolgação e paixão, chegou a hora de escrevermos sobre EMPENHO/DETERMINAÇÃO. De nada adianta um fogo de palha que se acende, mas depois se apaga.

Cenas da última decolagem: Nos Passos de GIGANTE 205, eu te entreguei TODOS os meus recursos motivacionais. Para ser bem sincero… o que ficou faltando foram as frases que eu tinha colado no meu armário. Vocês querem essas frases também? Se sim, deixe um recado para mim nos comentários ou calem-se para sempre, pois não vou fazer essa pergunta novamente. 😉

EMOÇÃO DE PODER Nº5

“A determinação faz a diferença entre ficar imobilizado e
perceber o poder iluminador do empenho!
Meramente “forçar-se” não adianta; o jeito é assumir uma postura de
determinação”.

(ROBBINS, Anthony, pag. 231. Passos de Gigante: Pequenas mudanças que fazem grande diferença. 2ª ed. Rio de Janeiro: Viva Livros, 2016)

Eu comecei a escrever este PG206 logo após o término do PG205, pois sei que estou o cronograma atrasado e me cobro bastante em relação a isso… Só que minha cabeça parecia estar cheia e resolvi descansar algumas horas. Sabia que as crianças iriam acordar a qualquer momento e um pouco de sono poderia me trazer mais luz para o conteúdo de hoje.

Aleluia! Ela chegou! Como é que você se mantém empenhado, determinado até o final do seu projeto? Seja ele uma aprovação no concurso ou qualquer outra meta que você considere desafiadora.

Temos algumas respostas. A motivação interna, a que eu considero mais forte, foi despejada no conteúdo dos Passos de Gigante 205. Ainda temos a motivação externa e aqui eu gosto de explorar o máximo possível as emoções, os sentimentos e os nossos seis sentidos… no caso dos cavaleiros do zodíaco, sete sentidos.

Se você, GIGANTE, considera o sexto e o sétimo sentido uma viagem total, tudo bem, sem problemas. É como eu sempre falo, você acredita no que você quiser. NO DRAMA! 🙂

Eu procuro deixar BEM VIVA a criança que existe dentro de mim e a invoco em alguns momentos. Vivemos num mundo de adultos, sou adulto e na maior parte das vezes me comporto como tal. Agora, com as crianças, rsrsrsrs, confesso que esse tempo em que volto a ser criança aumentou consideravelmente.

Sobre EMPENHO E DETERMINAÇÃO, três personagens LENDÁRIOS ensinaram-me algo MUITO FORTE. Sabe o que é, GIGANTE?

HAJA O QUE HOUVER, MANTENHA-SE DE PÉ! Não importa a quantidade de porrada que você tome, não importa o seu cansaço, mantenha-se de pé! Sempre é possível melhorar, ainda que um milésimo de segundo, ainda que 1% ou 0,1% ao dia.

Nos desenhos, o maior responsável por isso foi Seiya de Pégasus. Nunca vi ninguém dar a vida de forma tão nobre pelos amigos e pela missão dele (proteger Atena). Ele está SEMPRE DE PÉ NO FINAL DA LUTA!

Diante disso, eu te pergunto:

Qual é o tamanho da sua determinação para estar sempre de pé, no dia seguinte, para estudar como se esse dia fosse O PRIMEIRO DIA DE ESTUDOS DA SUA VIDA?

Se você respondeu que ela é grande ou ainda pequena, qualquer que tenha sido sua resposta é possível aumentá-la. ACREDITE!

Pense na muralha da China, você vai construir a sua, ainda que coloque APENAS UM TIJOLO por dia

Todos nós temos um estoque de energia (stamina, olha minha cabecinha funcionando de acordo com os games, de novo).

Se você pensar que TODOS OS DIAS VOCÊ TEM O NECESSÁRIO PARA ESTUDAR “X” HORAS, então você sabe que só é necessário colocar um tijolo por dia, APENAS UM TIJOLO para você SER O QUE VOCÊ TIVER QUE SER, FAZER O QUE DEVE SER FEITO E TER o seu castelo (aprovação no concurso da sua vida).

Na vida real, o personagem que mais me ensinou alguma coisa foi AYRTON SENNA DO BRASIL!!! SIL! SIL! SIL! SIL!! Todos os domingos eu acordava cedo para ver as corridas. Se elas fosse no turno da tarde, lá estava eu… se fossem de madrugada, lá estava eu… sempre acompanhado do meu pai.

Engraçado, para o meu papai, abençoado e maravilhoso, os momentos mais importantes eram a largada e os pitstops. Para mim era COMO FUNCIONA A CABEÇA DESSES PILOTOS, em especial, como funciona a cabeça dos campeões? Eu era um viciado em videogames, viciado mesmo, daqueles doentios que era capaz de vender algum objeto da sua casa para jogar… que era capaz de mentir feio… de dar golpes para ficar com dinheiro da passagem ou da merenda… essa é a PARTE RUIM do meu relacionamento com os games. Também existe uma PARTE MUITO BOA… Eu diria que EXTRAORDINÁRIA (Rs), modéstia a parte (rs).

Claro que foquei na melhor parte. Eu buscava entender o que os pilotos faziam na fórmula 1 de verdade e buscava imitar na fórmula 1 de mentira (games). Olha a cabecinha da criança! Desde novo buscando padrões de excelência. SEMPRE GOSTEI DE GANHAR!

Alguns podem considerar o que irei falar rude… grosso… e blá blá blá… mas quem diz que o IMPORTANTE É COMPETIR É UM BAITA DE UM PERDEDOR! SEMPRE ODIEIIIIIIIIIIIIIIII COM TODAS MINHAS FORÇAS ESSA FRASE! Advinha quem me ensinou isso?

YES! YES! YES! ACERTOUUUUUUUUUUUUUUUUU SE DISSE AYRTON SENNA DO BRASIL!!! SIL! SIL! SIL! SIL!!

O IMPORTANTE É GANHAR! SEM ESSE MIMIMIMIMI DE QUE É IMPORTANTE COMPETIR!

Quando escutei isso pela primeira vez, ENTENDI O QUE O MEU ÍDOLO (in memoriam) estava querendo dizer! EU VOU GANHAR DE MIM, EU VOU ME VENCER… EU SEMPRE VOU FAZER ALGO MELHOR DO QUE EU FIZ ONTEM! HOJE É O MEU DIA!

Pode até não ter sido essa a intenção do Senna, mas era desse jeito que eu buscava ser cada vez melhor e me superar sempre. Em todos os momentos da vida em que esqueci as lições dos três lendários (sei que ainda falta eu te apresentar um deles), eu caía … eu caía feio… feio mesmo… Muitas vezes demorava um certo tempo para levantar, mas ainda assim… eu levantava e dizia para todo o UNIVERSO OUVIR:

EU VOU VENCER! HAJA O QUE HOUVER, EU VOU VENCER!!!

O mais louco disso tudo é que algumas vezes a batalha já havia terminado (rs). Quando fui desligado da EPCAR (1997) e da AFA (2001), não tinha como voltar… Quando fui reprovado duas vezes em Português na Escola Naval (1996 e 2001), também não tinha como voltar…

A partir disso, eu entendi que minha busca é SER UM VENCEDOR NA VIDA e não em todas batalhas… Perdi muitas batalhas, mas hoje considero que a quantidade de vitórias já ultrapassou a de derrotas umas mil vezes! SÓ FELICIDADE! SÓ FRUTOS ABENÇOADOS! SÓ ALEGRIA! GRAÇAS A DEUS!

Para não deixar os Passos de GIGANTE de hoje ainda maior (é… eu me empolgo… rsrsrs), vamos ao terceiro e último personagem lendário: ROCKY BALBOAAAAAAAAAAAAAAAAAA!

Cresci vendo os filmes do Rocky Balboa, os desenhos dos Cavaleiros do Zodíaco e acompanhando o Ayrton Senna com meu pai aos domingos (ainda tinham os treinos de sábado).

Fica a dica da importância do que você coloca diante dos seus olhos e como deixa isso penetrar na sua mente!

Sou muito feliz e muito grato ao Sylvester Stallone, por meio do personagem Balboa, aprendi a ficar resistente a porrada e ser mais e mais determinado a cada dia.

Como não ser determinado ao olhar para os olhinhos do seu filho? Meu pai se ferrava de tanto trabalhar… na época da Kombi/Perua eram 12 a 16 horas dirigindo para trazer dinheiro para casa. Ele chegava na merda de cansaço… E dizia para gente:

“ESTOU FAZENDO ISSO POR VOCÊS! ESTUDEM! ESTUDEM! ESTUDEM MUITO E VOCÊS TERÃO TUDO! TUDO O QUE QUISEREM TER!”

Meu pai focava no “ter”, mas eu só queria “SER FELIZ”. O tempo e as quedas ao longo dele me ensinaram que primeiro você entra na busca para SER SUA MELHOR VERSÃO, praticamente junto você FAZ O SEU MELHOR A CADA DIA, inevitavelmente, ACREDITE, VOCÊ TERÁ TUDO O QUE QUISER!

Tá bom… eu ainda não tenho um jato, um helicóptero, um iate e muito menos uma mansão na zona dos milionários de Miami Beach… Quem sabe um dia? (rs) Não é meu foco, mas vai que acontece… 🙂 EU VOU GOSTAR E MUITO! (rs)

A moral diante de tudo o que escrevi hoje é busque exemplos de personagens determinados, ainda que fictícios, eles podem ser reais na sua mente. Lembre-se: A palavra convence, o exemplo arrasta! Mire nos bons exemplos! 🙂 Desejo de coração que funcione contigo.

Não explorei muito o Balboa hoje, pois já falei dele em outros Passos de Gigante. Pode até ser que mais para frente eu faça um especial só do Rocky Balboa. Coloca lá nos comentários se vocês iriam gostar e o que acharam dos Passos de hoje. Faça a sua parte! 🙂 Estamos JUNTOS, lembra?

Ah… outra coisa… também pretendo explorar com o assunto motivação externa em algum dos Passos de Gigante! 🙂

DESAFIOS DOS GIGANTES:

1.Leitura de Provérbios – link aqui. Detalhes nos Passos de Gigante 72.

2. Acordar 30 minutos mais cedo. Não tem mistério, mas se quiser maiores detalhes, leia os Passos de Gigante 125.

3.Utilizar o app aprovado diariamente, pois aquilo que não pode ser medido, não pode ser melhorado! 🙂

SEJA RESPONSÁVEL COM A SUA FELICIDADEFAÇA A SUA PARTE!

AÇÃO ÁGUIA! Lute! Dê o seu melhor! O lápis e o papel estão contigo neste momento PRESENTE para você crescer e contribuir. O nosso Brasil precisa de você, de mim, de NÓS!

Fez isso? Parabéns… estamos juntos na jornada rumo à realização dos seus sonhos. Abraço de Giganteeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee…!

QUER CONHECER MINHA HISTÓRIA? CLICA AQUI 🙂

NÃO GOSTA DE ESTUDAR E QUER SER ALGUÉM NA VIDA? CLICA AQUI 

QUER VOAR RUMO AOS SEUS SONHOS, ENTÃO SIGA MEU CONTEÚDO NAS REDES SOCIAIS EM… 

Youtube: RAPHAEL LACERDA – EDUCAÇÃO TOP

Facebook: LACERDAF3

Instagram: LACERDAF3

Twitter: @Lacerda300

Um sábado das galáxias. Bons estudos! Faça os exercícios propostos. Só assim os resultados aparecerão! 🙂 Acredite! É possível… Aos astros e além!

Raphael Lacerda – Master Coach FEBRACIS (Federação Brasileira de Coaching Integral Sistêmico)

Fonte: Google News

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!