Paulo André e Rodrigo lideram baterias e vão à final dos 100m

Em dia nublado e frio, aconteceu o primeiro dia das provas de pista do atletismo, no Estádio Atlético de Videna, no Peru. O Brasil não se intimidou com o ambiente e se impôs. Paulo André e Rodrigo Nascimento lideraram suas baterias e vão lutar por medalha nos 100m rasos, nos Jogos Pan-Americanos. Vale lembrar, que as finais serão disputadas nesta quarta-feira.

Paulo André cravou um tempo de 10s29 nos 100m rasos (Foto: Thiago Parmalat/CBDU)

Foto: Lance!

Não demorou muito para os brasileiros comemorarem. Na segunda bateria, Rodrigo terminou na liderança, com 10s27, melhor tempo da prova. Na sequência, pela terceira bateria, Paulo também ficou na primeira colocação, com 10s29, dois milésimos a menos que o compatriota. A decisão será às 18h50 de Brasília.

Apesar de um tempo bom, Paulo André não gostou do que fez na prova desta terça-feira. Ele aparentou esperança para a conquista de medalha para o Brasil.

– Vou descansar e me concentrar bastante, para fazer uma boa final amanhã. O tempo não foi bom, mas amanhã é outro dia, espero que possa dar certo e que a gente traga duas medalhas para o Brasil – disse.

Para complementar, ele afirmou que o frio é um fator que altera o modo de correr e quer entrar mais concentrado para conquistar o ouro.

– Sou um um dos favoritos. Na final, os oito tem chance, é completamente diferente do que foi na semi. Agora, tem que entrar mais concentrado. Fiz o melhor tempo, então deverei pegar uma raia central, vou correr com os melhores do seu lado. Você tem que tirar isso a seu favor. Mas minha corrida será diferente, tenho que chegar de uma maneira mais ativa, devido ao frio. O vento está a favor, mas não dá para aproveitar devido ao clima – disse.

Rodrigo destacou a união do grupo para que cada um distribua forças para cada atleta.

– É final e embora a gente seja muito unido, cada um pensa em si. É prova individual, a gente se une na hora do revezamento. Cada um faz sua prova na hora. Mas a união é necessária para que a gente faça uma boa prova no revezamento – afirmou.

CURIOSIDADE:
O Brasil não colocava dois atletas na final dos 100m masculino do Pan desde Santo Domingo 2003. Na ocasião, Édson Ribeiro e Jarbas Mascarenhas passaram da semifinal, mas não subiram no pódio. Édson ficou em quarto e Jarbas em quinto.
Pelo feminino, também pelos 100m rasos, Victoria Rosa comemorou vaga à final após segundo lugar na semifinal. Ela cruzou a linha de chegada, com 11s40. Elaine Thompson fez 11s36 e venceu a bateria. A decisão também será nesta quarta-feira, às 19h (horário de Brasília)

– Achei que minha série estava forte e com a Elaine Thompson já sabia que ela iria ganhar. Então, meu foco era disputar o segundo lugar para avançar para a final. Fui com tudo, já tinha uma vantagem de estar ao lado dela, o que me ajudou a não fugir dela

– Já competi com ela em outras provas, não faz muita diferença agora. Mas antes fazia, a primeira vez senti um pouco. Hoje, eu vou para cima. Independente de qual série estivesse, meu objetivo era entrar para a final – destacou.

Além dela, Franciela teve uma reclamação da prova. Ela, que ficou na quinta posição, com 11s87, alegou que a atleta Trinidad e Tobago, Michelle-Lee Ahye, teria mexido o corpo e isso teria atrapalhado a sua prova. Em seguida, lamentou a marca atingida na prova.

– Ela deu uma mexida, porque eles demoraram para dar o tiro e não consideraram queima de largada. Não sei se terá algum tipo de recurso. Ela mexeu o tronco e isso desconcentra quem está do lado – disse.

– Fiquei triste porque treinei muito para estar aqui. Infelizmente não fiz o que treinei. Comecei o ano fazendo 11s37, mas nas últimas semanas fiz os melhores treinos da minha vida para correr abaixo de 11s30. Fiz 11s80, muito alto – complementou.

Pelos 400m com barreiras, o Brasil também comemorou vaga à final. Alison Brendom Alves do Santos fez 49s74 e se classificou com o segundo melhor tempo de sua série. Ficou apenas atrás do dominicano Juander Santos Aquino, 49s44.

Lance!

  • separator

Fonte: TERRA

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: