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Perder 10 kg em menos de 2 semanas: como é a dieta do astronauta?

Desenvolvida pela NASA, a dieta do cosmonauta promete mandar 10 quilos pra lua, em menos de 2 semanas. Mas o que realmente vale nesse método, que muitos seguem antes e depois das férias?

Esse é um programa de emagrecimento aclamado por muitas mulheres ávidas por encontrar uma figura na qual se sintam bem, a dieta do cosmonauta deve seu mérito a um coronel americano e médico da NASA, que pensou nisso para os aventureiros do espaço.

Originalmente, esse método de perda rápida de peso era recomendado para evitar problemas gástricos e otimizar a ingestão de alimentos.

PERDA DE PESO EXPRESSA: A DIETA DO COSMONAUTA

Assim apelidada no final da década de 60, a dieta do cosmonauta se enquadra na categoria das dietas hipocalóricas, ou seja, com poucas calorias. Este programa de emagrecimento realmente permite que você perca peso em tempo recorde. No entanto, os nutricionistas recomendam monitorar de perto essa perda de peso, dada sua extrema rapidez.

COMO É O PROGRAMA DE DIETA DO COSMONAUTA?

Depois de traçar uma linha de gorduras como óleos, manteiga e margarina, a dieta do cosmonauta requer hidratação a uma taxa de 2 litros por dia, água potável, chá, mas também café. Tudo isso, tomando cuidado para não ultrapassar a dose máxima recomendada de 400 mg de cafeína por dia, segundo a EFSA, Agência Europeia de Segurança Alimentar.

Na mesma linha, este programa de emagrecimento expresso pede para combater nosso vício em açúcar (exceto adoçantes artificiais), e para complementar a dieta, com suplementos alimentares e vitaminas.

Resolutamente drástica, a dieta do cosmonauta não deve durar mais do que 14 dias, conforme recomendação dos profissionais de saúde. Além disso, estes ressaltam que, em caso de prorrogação, será necessário deixar passar uma fase de duas semanas, antes de renová-la. 

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Quais são as vantagens da dieta do astronauta?

Garantir uma perda de peso de cerca de 10 quilos em menos de duas semanas, desde que respeitadas as recomendações, a dieta do cosmonauta garante nomeadamente uma perda de 3 quilos em 3 dias.

Dieta da NASA: quais as indicações

Para uma eficácia ideal, os nutricionistas recomendam acompanhar a dieta com atividades físicas regulares, como caminhar por 30 minutos por dia.

Para que a dieta do cosmonauta funcione, é essencial respeitar as doses dietéticas recomendadas.

Como administrar após o regime do cosmonauta?

Resultando em uma perda repentina de peso, este método drástico, uma vez terminado, dá lugar a uma recuperação de alguns quilos, assim que você retornar à dieta normal. Para evitar o efeito “yoyo”, os especialistas aconselham consultar um nutricionista antes e depois da dieta.

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As desvantagens da dieta do cosmonauta?

Muito intenso e ultra-restritivo, este programa de emagrecimento limita consideravelmente a nossa dieta. Portanto, torna-se bastante complicado seguir e cumprir a letra.

Além disso, embora muito eficaz, a dieta do cosmonauta causa uma sensação de fadiga e algumas deficiências nutricionais.

O que comer na dieta do cosmonauta

Na dieta dos astronautas, você pode comer carne, peixe, ovos e vegetais. Você pode ter tantos legumes que quiser, e essa será a chave para saciar a sua fome. Encher-se com vegetais crus ou vegetais cozidos no vapor

O que evitar na dieta do cosmonauta

Como com todas as dietas, há alimentos que você deve evitar se desejar ser bem-sucedido com sua perda de peso. Abaixo está uma lista dos principais alimentos que você não pode consumir.

  • Açúcar e doces
  • Leite e produtos lácteos
  • Sodas e sucos de frutas
  • Álcool
  • Frutos
  • Batatas, beterrabas, pastas e cenouras
  • Arroz e macarrão
  • Pão e cereais
  • Produtos à base de carne defumada
  • Manteiga e margarina

Cardápio da Dieta da NASA:

Aqui estão algumas sugestões de cardápio da Dieta da NASA para te dar algumas ideias sobre o que comer. Sinta-se livre para mudar ou trocar certos alimentos se eles não apelarem para você (por exemplo, carne para peixe ou ovos para presunto). Escolha uma opção de cada refeição para cada dia.

Café da manhã:
100g de queijo, ovos escaldados com presunto, café ou chá sem açúcar.
Atum, berinjela grelhada, café ou chá sem açúcar.
Queijo cottage, couve-flor, café ou chá não apimentado.
Omelete com queijo, café ou chá sem açúcar.
Ovos mexidos com cogumelos e tomates, café ou chá sem açúcar.

Almoço
Bife, salada grega, sopa de aipo.
Lombo de porco, alface, sopa de vegetais.
Salada de ovos, sopa de tomate.
Peixe cozido, repolho em conserva.
Frango grelhado, salada de jardim.

Jantar
Peixe e salada grelhados.
Carne assada com feijão verde e brócolis.
Presunto de perna com ervilhas e tomates.
Frango assado com abóbora e feijão verde.
Peixe frito seco com couve-flor e brócolis.

Fonte: R7

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