fbpx

PGE dá parecer positivo para novo edital de auditores

Mais um passo para a realização do novo  concurso Sefaz AL (Secretaria Estadual de Fazenda do Alagoas). Acontece que foi publicado, em diário oficial, nesta segunda-feira, 22 de fevereiro, o parecer da Procuradoria Geral do Estado (PGE AL) dando aval ao certame. Ao todo serão oferecidas 35 vagas, sendo 25 para o cargo de auditor fiscal da receita estadual e dez para auditor de finanças, controle e arrecadação. Nos dois casos, para concorrer será necessário possuir  nível superior em qualquer área de atuação.As remunerações iniciais são de R$ 8.264,90 para auditor de finanças e R$ 9.471,42 para auditor da receita. De acordo com o secretário da fazenda, George Santoro, a publicação do edital de abertura de inscrições está prevista para ocorrer em julho, com aplicação das provas objetivas em novembro. Novas informações devem ser divulgadas em breve.

O certame já conta, inclusive, com banca organizadora definida: o Cebraspe, de acordo com informações divulgadas pelo órgão no último dia 4, por meio de suas redes sociais. Porém, a assinatura do contrato ainda deverá ser publicada em diário oficial.

De acordo com um cronograma prévio, já divulgado, a publicação da portaria autorizativa deve ocorrer em março,  com comissão formada em abril, assinatura do contrato com a banca em maio e publicação do edital em julho. Ainda de acordo com o cronograma, as provas serão em novembro, com resultados finais em janeiro de 2022 e início das convocações em março.

Concurso Sefaz AL:  veja publicação oficial

PROCESSO: E:01500.0000003440/2021 – INTERESSADO: Chefia Executiva de Valorização de Pessoas – ASSUNTO: Pessoas: Concurso Público – DESPACHO PGE/GAB N° 0748/2021 – Aprovo o Parecer PGE/ASS nº 37/2021 (6051788), oriundo da Assessoria Especial da Procuradoria Geral do Estado, entendendo que os autos devem seguir ao Gabinete Civil para análise da conveniência política da proposição após o cumprimento das condicionantes insertas nos itens 11 e 12; e 18 a 21, com a ementa abaixo transcrita: DIREITO ADMINISTRATIVO E FINANCEIRO. REALIZAÇÃO DE CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE CARGOS PÚBLICOS NO ÂMBITO DA SECRETARIA DE ESTADO DA
FAZENDA DO ESTADO DE ALAGOAS. PRONUNCIAMENTOS FAVORÁVEIS DOS ÓRGÃOS TÉCNICOS. ADEQUAÇÃO AO PPA, À LDO/2021 E À LOA/2021. NECESSIDADE DE DOTAÇÃO ORÇAMENTÁRIA RELATIVA AO ORÇAMENTO VIGENTE. CONDICIONANTE. LIMITE DE GASTOS COM PESSOAL. ADEQUAÇÃO. ART. 8º DA LEI COMPLEMENTAR Nº 173/2020.
EXCEÇÃO PREVISTA NOS INCISOS IV E V. CONDICIONANTE. ANÁLISE DA CONVENIÊNCIA E OPORTUNIDADE POLÍTICA. POSSIBILIDADE CONDICIONADA. 2. Destarte, encaminho os autos ao Gabinete Civil para superior consideração do Chefe do Poder Executivo Estadual

Concurso Sefaz AL: saiba como foi a última seleção

O último concurso Sefaz AL, realizado em 2019, contou com uma oferta de 85 vagas para os cargos de auditor de finanças e controle de arrecadação da fazenda estadual (25 vagas) e auditor fiscal da receita estadual (60),  A banca organizadora, na ocasião, foi o Cebraspe.

A seleção contou com provas objetiva e discursiva, de caráter eliminatório e  classificatório. A prova objetiva foi composta por 160 itens de julgamento certo ou errado, sendo 100 de conhecimentos básico e 60 de conhecimentos específicos.

Já a prova discursiva constou de dois estudos de caso em até 30 linhas cada, avaliada quanto ao domínio do conteúdo dos temas abordados – demonstração de conhecimento técnico aplicado – bem como quanto ao domínio da modalidade escrita da língua portuguesa.

Sobre Cebraspe – Cespe UNB

O Cespe/UnB (Centro de Seleção e de Promoção de Eventos) – atualmente Cebraspe – é uma instituição de educação, especializada na realização de avaliações, seleções, certificações e pesquisas e fundada na década de 70, originalmente com a finalidade de elaborar apenas o vestibular da Universidade de Brasília (UnB), e que, depois, acabou migrando para a preparação de concursos públicos. 

O Cebraspe planeja, elabora, aplica e corrige provas objetivas e dissertativas, além de outros tipos de exames necessários ao provimento de cargos públicos (provas práticas, testes físicos e psicológicos). Também oferece reserva de cotas para negros nos processos seletivos – atendendo a determinações legais – e perícia médica para confirmação da reserva de vagas a candidatos com deficiência.

Hoje bastante presente em concursos de todo o país, o Cespe/UnB é uma banca muitas vezes temida pelos concurseiros. Primeiro, porque possui um estilo quase exclusivo de questão, que é o de “Certo ou Errado” – embora a organizadora utilize-se também de questões de múltipla escolha, principalmente em concursos para tribunais eleitorais. O estilo de prova “Certo ou Errado” do Cespe/UnB exige muito cuidado, porque cada resposta errada anula uma correta. 

Segundo informações da própria organizadora, o procedimento de avaliação é justificável em um processo seletivo que visa selecionar o candidato com melhor capacidade de analisar, interpretar e responder a partir do que aprendeu, descartando o “chute” ou a possibilidade de aprovação ao acaso.

Saiba como se preparar para provas do Cespe/UnB

concursosconcursos al (alagoas)concursos 2022provas anteriores

Fonte: Jc Concursos

Deixe uma resposta

Jornais Virtuais