fbpx

Pontas espigadas – 12 dicas para cuidar do cabelo e recuperar as pontas – Beleza

As pontas espigadas incomodam muitas mulheres e é um mal a ser combatido sempre, pois os fios são expostos à agressões diárias que promovem o enfraquecimento do cabelo, gerando pontas duplas, quebradiças e mais finas. Para reverter esse dano é preciso de muita dedicação na hora de hidratar e escolher os produtos certos, o que não é uma tarefa tão fácil assim.

O que muita gente não sabe é que diversas ações simples em casa podem evitar que as pontas fiquem espigadas. Desde escolher o pente certo a realizar um cronograma capilar, as mudanças de hábitos são variadas para que se tenha um cabelo sedoso da raiz até às pontas.

Para facilitar esse processo e garantir mais entendimento sobre, reunidos algumas dicas e informações que vão fazer a diferença nas suas madeixas. Confira:

Atitudes que promovem as pontas espigadas no cabelo

Vix

Algumas atitudes e manias que as mulheres têm com os cabelos podem fazer com que eles fiquem com as pontas espigadas. Então um bom exemplo disso é o uso desenfreado de chapinhas, modeladores e secadores, pois eles expõem os fios a altas temperaturas, o que gera danificação no cabelo.

Além disso, pentear o cabelo de forma errada, excesso de química e coloração, cortes com instrumentos inapropriados e até o atrito com a toalha pode desencadear fios quebradiços, com pontas duplas e ressecado.

Sendo assim, é preciso entender o que prejudica o seu cabelo e adotar medidas de cuidados para manter a saúde dos fios.

12 dicas para cuidar do cabelo e evitar pontas espigadas

Cronograma capilar

Saúde Abril

Para ter um cabelo saudável como um todo, o ideal é que você siga um cronograma capilar de acordo com o seu tipo de cabelo e problema. O cronograma capilar consiste em uma rotina de cuidados que intercala tipos de hidratação, nutrição e reconstrução.

O diagnóstico do seu cabelo deve ser feito com um profissional de confiança. Porém, caso você não tenha, tem como realizar o teste de porosidade em casa, que indica a saúde do seu fio.

Protetor térmico

Se você é uma pessoa que usa muita chapinha, secador ou outras ferramentas de calor que são utilizadas nos fios, você precisa inserir o protetor térmico em sua rotina de cuidados com o cabelo. Ele funciona como uma proteção isolante nos cabelos contra os malefícios das altas temperaturas, assim como o protetor solar protege sua pele do sol.

Produtos com FPS evitam pontas espigadas

Na hora de escolher os produtos para o seu cabelo, prefira os que tem proteção contra raios UV. O sol pode danificar suas pontas, pois o excesso de exposição leva os fios a abrirem as cutículas e perderem nutrição. Além disso, se você tem química no cabelo com descoloração, os produtos com FPS podem ser muito úteis, pois os cabelos descoloridos recebem maiores quantidades de raios UV.

Hidratação

Vix

A hidratação é uma importante fase do cronograma capilar, pois ela repõe a água e os lipídios do fio, deixando o cabelo mais saudável. Caso suas pontas estejam bastante espigadas, a hidratação regulada vai ajudar a fortalecer os fios, com aparência mais sedosa.

Tratamento no salão de beleza

Cuidar dos cabelos em casa é uma rotina de toda mulher, no entanto, fazer esse procedimento com um profissional de beleza é a certeza que a hidratação vai dar certo. No cabelereiro, você vai passar pelos melhores produtos para o seu cabelo e ele ainda pode te indicar os cosméticos ideais para você.

Cortar as pontas espigadas

A opção mais prática, alinhada com hidratação é o ato de cortar as pontas espigadas do cabelo. Esse feito deve ser repetido por pelo menos 3 meses, uma vez ao mês. Desse modo, você irá acelerar o processo de renovação capilar.

Penteie com pentes de dentes largos

Beleza Verde

Quando for pentear o cabelo, prefira os pentes com dentes largos, pois esses danificam menos os fios. Além disso, penteie o cabelo sempre molhado e evite fazer isso quando ele estiver seco, pois você pode quebrar ainda mais as pontas espigadas.

Pontas espigadas: água fria é uma ótima aliada

Se possível, sempre dê preferência para lavar os cabelos na água fria, pois ela ajuda a fechar as cutículas do cabelo proporcionando mais brilho. A água quente, por outro lado, faz o contrário e abre a cutícula, danificando.

Shampoo sem Sal

Ao lavar o cabelo, opte sempre por um shampoo altamente nutritivo e sem sal, pois esse tipo de produto tende a evitar o ressecamento do cabelo. Contudo, caso você pinte o cabelo com cores fantasiosas, evite o produto porque ele pode danificar o seu cabelo.

Umectação é essencial no tratamento das pontas espigadas

Fitness e Saudável

A umectação é imprescindível para cabelos muito secos, que são mais propícios para terem pontas espigadas. Esse processo consiste em umectar os fios com óleos vegetais, repondo os nutrientes e acabando com frizz.

O melhor tratamento para as pontas espigadas é a umectação. Umectar é o mesmo que umedecer o cabelo. Umectar os fios com óleos vegetais ajuda o cabelo a repor nutrientes, combatendo o ressecamento, o frizz e a aspereza. Além do cabelo ficar com um brilho lindo, ele fica mais macio e definido. A umectação sela o fio do cabelo, mantendo-o hidratado por mais tempo!

Toda vez que for lavar os cabelos, passe o seu óleo vegetal preferido para a umectação, somente nas pontinhas. Não precisa passar muita quantidade (só umas gotinhas para umedecer), pois o fio precisa de pouco. Deixe agir por 1 hora e em seguida lave os cabelos normalmente.

Reparador de pontas e séruns revitalizam as pontas espigadas

Os reparadores de pontas são essenciais para a finalização do cabelo pós chapinha ou secador. Além disso, os séruns também possuem importância nessa etapa dos cuidados com os cabelos, garantindo uma potência de nutrição nas pontas.

Alimentação

Campinas Café

A alimentação influencia em diversos aspectos no organismo e os cabelos não ficam de fora. Sendo assim, mantenha uma alimentação equilibra, rica em gorduras boas e em proteínas, pois assim você garante fios mais saudáveis. Além disso, existem suplementos que fortificam o cabelo e você pode incluir em sua rotina. No entanto, consulte sempre um especialista antes de comprar para entender qual a melhor opção para o seu cabelo.

Tratamento caseiro para hidratar as pontas espigadas

Alinhar tratamentos naturais ao uso de cosméticos para os cabelos é uma boa alternativa para evitar que as pontas espigadas apareçam no cabelo, ou até mesmo tratar as existentes para que elas sumam de vez. Sendo assim, óleos vegetais ou azeite podem ajudar muito, pois fortalecem ainda mais os fios. Para aplicar, basta passar somente nas pontas e depois enrolar e aguar pelo menos uma hora. Em seguida, lave os cabelos normalmente, de preferência com água fria para selar as cutículas.

Você também pode gostar de: Aparência dos cabelos – Tipos, lavagem técnica e dicas.

Fontes: Beleza e Saúde, Eu total, Segredos de Salão.

Imagens: Vix, N1N, Saúde Abril, Vix, Beleza Verde, Campinas Café, Fitness e Saudável.

Essa matéria Pontas espigadas – 12 dicas para cuidar do cabelo e recuperar as pontas foi criada pelo site Área de Mulher.

Fonte: R7

Deixe uma resposta

Jornais Virtuais