Por que Claudinha Gadelha tem um médico do esporte na equipe?

O atleta que tem um médico do esporte em sua equipe, como Claudinha Gadelha, passa por uma consulta com ele assim que entra num camp de treinamento. A primeira coisa que ele faz é uma avaliação clínica. “Elencamos pontos de possível fragilidade, para podermos estudar as estratégias todas em conjunto com os profissionais de saúde envolvidos.”

O especialista faz a anamnese, que é a entrevista médica, exame físico, coleta de exames laboratoriais e verifica o estado vitamínico-mineral, hormonal-metabólico e clínico-global do atleta, além de órgãos como fígado e rins. “Temos que analisar coisas como: o lutador está apto para começar um camp training? Está em fadiga física ou mental? A que tenho que estar atento em relação a estratégias?” 

Outro ponto crucial para Felipe é como o atleta chega à última semana do camp. “Ele tem de estar com um peso satisfatório para fazer uma desidratação que não prejudique seu potencial de performance”, diz. 

A perda rápida de peso, que na ciência é conhecida como “rapid weight loss”, e que é muito comum nos esportes de combate, deve ser bem estudada. “Um dos meus papéis é fazer o gerenciamento do peso corporal.” 

Felipe estuda a planilha de treinamento para ver em que momento é necessário, por exemplo, já começar a diminuir o peso do atleta ou, por outro lado, diminuir a intensidade dos treinos. “Tem que haver sinergia entre o que estamos gerando de trabalho no atleta para saber se ele tem combustível para isso.”

No caso de Claudinha Gadelha, diz ele, é impossível entrar na última semana com 52 quilos, que é o limite de peso da categoria em que luta. “Ela não consegue chegar a esse peso treinando em altíssima intensidade porque isso requer um gasto energético alto e, portanto, aporte calórico.”

No começo desta semana, Claudinha reduziu a ingestão calórica – o que foi possível porque a intensidade dos treinos, com a proximidade da luta, já é bem menor. “Isso vai esvaziando as reservas de glicogênio muscular no corpo, que é a reserva de energia. E ela perde peso também por essa via, que elimina água junto.”


Fonte: UFC

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: