fbpx

Por que esta estratégia pode gerar ganhos se a Bolsa sobe ou cai

(Getty Images)

SÃO PAULO – Acumular um saldo positivo em sua carteira de ações, sem se preocupar com a direção do mercado. Esse é o desejo de todo investidor quando decide começar a investir na bolsa de valores. Poucos sabem, porém, que há uma estratégia de investimentos que independe dos altos e baixos da Bolsa: o Long and Short.

Thiago Alvarenga, especialista em análise técnica da XP Investimentos, explica que grandes gestores usam essa técnica para ajudar investidores pessoas físicas a conseguirem esse resultado.

“A estratégia de Long and Short consiste em operações casadas, na qual o objetivo final é obter ganhos com a distorção existente entre os ativos. Nessa estratégia, o investidor faz a compra da ação que espera que tenha melhor performance (a ponta long) e, simultaneamente, a venda com aluguel do mesmo montante financeiro da ação que espera que tenha pior performance (a ponta short)”, explica.

“Isso permite que o investidor obtenha ganhos a partir da diferença de performance entre esses dois ativos, e não na movimentação direcional do mercado em si.”

Para participar do treinamento fechado de Alvarenga e aprender a montar operações com Long and Short, basta clicar aqui.

Com mais de 10 anos de experiência no mercado financeiro, Alvarenga é especialista em operações com Long and Short e conta que essa estratégia nasceu, justamente da necessidade de grandes gestores de fundos, que tinham grandes posições compradas em ações e que não podiam perder com os momentos de crise.

“Eles precisavam encontrar algum jeito de liquidar essas posições, mas o cenário de crise nem sempre permite isso. E, foi assim que nasceu a estratégia de Long and Short: eles perceberam que podiam vender ações de boa correlação com a sua carteira e usar esse lucro para compensar o prejuízo das posições compradas”, conta.

Mas se engana quem pensa que apenas os grandes gestores podem fazer uso dessa estratégia. Segundo Alvarenga, o Long and Short é mais uma estratégia disponível para investidores que desejam diversificar suas operações em renda variável e que buscam encontrar possibilidades de ganhos independentemente da direção do mercado.

“Essa é uma estratégia bastante flexível e pode ser utilizada por todos os perfis de investidor, tanto o mais conservador como uma estratégia defensiva de uma carteira comprada quanto pelo investidor mais agressivo como forma de alavancar o patrimônio. Ela também é bastante compatível com o perfil do investidor mais moderado, já que ele pode aproveitar a Long and Short para fugir da volatilidade do mercado”, afirma.

E, para ajudar os investidores que estão querendo começar a colocar em prática essa estratégia, Alvarenga, junto com a Xpeed School, escola de finanças e empreendedorismo da XP Inc., desenvolveu um treinamento completo sobre a estratégia, o Long and Short Pro.

“Nesse treinamento, eu explico os principais conceitos necessários para operacionalizar Long and Short, como correlação e distorção, e explico como encontrar ativos correlacionados para colocar a estratégica em prática”, conta.

Além disso, o treinamento também conta com aulas especialmente voltadas para a maximização dos seus resultados, mas com estratégias de controle das perdas.

“Essa não deixa de ser uma operação com renda variável, o que significa que existem riscos envolvidos. Então, ter noção de como gerenciar esses riscos é fundamental. Meu objetivo é ajudar os investidores a entenderem o funcionamento do mercado e usar dessas estratégias para conseguir o melhor resultado possível, mas de forma consciente”, afirma.

As inscrições para o Long and Short Pro já estão abertas e você pode garantir sua vaga clicando aqui.

Fonte: Infomoney

Deixe uma resposta

Jornais Virtuais