fbpx

Por que ocorre a insegurança e medo de falar em público?

Oi, Speaker! Como você está?

Vou começar a nossa conversa de hoje com uma pergunta: você sabe o que é glossofobia? Não? Glosso significa língua e Fobia quer dizer medo, juntas, essas duas palavras formam a expressão glossofobia, que é o medo de falar em público.

No Brasil, a glossofobia é uma das fobias mais recorrentes. No mundo, estudos afirmam que 75% da população sofrem ou já sofreram com o pavor de subir ao palco e falar para um público. Esse alto índice é preocupante, especialmente porque a habilidade de falar em público é uma das mais requisitadas hoje em dia, independente da área em que atua o profissional.

O medo de falar em público tem consequências diretas no desenvolvimento das pessoas, desde os primeiros anos escolares, passando pela faculdade até à vida adulta. De forma similar, também afeta a vida pessoal, prejudicando algumas situações de exposição de fala com as quais a maioria de nós terá que lidar ao longo da vida.

Mas de onde vem tanto medo? Por que as pessoas ficam inseguras na hora de falar em público? Isso também acontece com você?

Neste artigo, falarei mais sobre a glossofobia e abordarei algumas técnicas para superar o medo de falar em público. 

Por que as pessoas sentem medo de falar em público?

O medo de falar em público pode ter várias razões e origens, mas, em grande parte das vezes, está relacionado à falta de informação, prática e preparo.

Para entender por que isso é assim, é importante nos atentarmos para o fato de que falar em público é uma competência, uma habilidade. E, por essa razão, precisa ser aprendida, desenvolvida e aprimorada, assim como as demais habilidades, como, por exemplo, dirigir um automóvel.

Esse exemplo é o que eu mais uso para ilustrar a relação entre o medo de falar em público e o despreparo. Alguém que não sabe dirigir se sentirá confortável sendo obrigado a dirigir, especialmente sob pressão? Ou esse alguém se sentirá nervoso e com medo? Por não ter a habilidade desenvolvida, é provável que o nervosismo esteja presente nessa situação.

Portanto, um profissional que não desenvolveu a habilidade de falar em público tem alta probabilidade de sentir medo e nervosismo nos palcos.

Outra razão para o medo de falar em público pode ser alguma experiência negativa, que alterou a forma como vemos e lidamos com situações de exposição de fala. Alguém que passou por uma experiência ruim, como, por exemplo, um branco em uma apresentação de trabalho na escola, precisará trabalhar a forma como o cérebro caracteriza situações similares, com a intenção de romper o padrão negativo e, dessa forma, associar o ato de falar em público a algo positivo. Para isso, também é necessário conhecimento. E prática.

É possível perder o medo de falar em público?

Claro que sim! E, aqui na The Speaker, vemos pessoas superando seus medos todos os dias e se tornando ótimos comunicadores. O segredo para isso? Em realidade, não é nenhum segredo: o caminho é desenvolver essa habilidade, se informando sobre as principais técnicas para ser um melhor comunicador, impulsionando hábitos positivos e praticando.

Um treinamento em oratória é um grande diferencial para conseguir desenvolver a habilidade de falar em público e, com isso, perder o medo de situações de exposição de fala. Afinal, nesses treinamentos, o profissional será munido de todo o conhecimento necessário para ser um bom comunicador e poderá usar as ferramentas adequadas em suas próximas exposições orais.

Criar um roteiro para a apresentação e praticar a fala quantas vezes forem necessárias são dois cuidados que interferem e potenciam a autoconfiança do comunicador, funcionado como um excelente antídoto para o nervosismo, a ansiedade e o temor de subir num palco e fazer uma apresentação em público!

 

Se você sente medo de falar em público, entre em contato com a gente! Será uma alegria ajudá-lo a superar seus medos e desenvolver essa competência tão essencial no mercado contemporâneo!

 

Fonte:

O que aprendi depois de ministrar 1200 cursos de oratória

  • separator

Fonte: TERRA

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!