fbpx

Powell anuncia nova política do Fed que permite inflação mais alta e deve manter juros zero por mais tempo

SÃO PAULO – O Federal Reserve anunciou nesta quinta-feira (27) uma grande mudança em sua política, dizendo estar disposto a permitir que a inflação aumente um pouco mais que o normal como forma de apoiar o mercado de trabalho e a economia em geral.

O comunicado veio junto com um discurso do presidente do banco central americano, Jerome Powell, em Jackson Hole.

Powell chamou a novidade de “atualização robusta” da política do Fed, em que o BC concordou com uma política de “metas de inflação média”.

Isso significa que a autoridade americana permitirá que a inflação corra “moderadamente” acima de sua meta de 2% “por algum tempo” após períodos em que tenha caído abaixo desse objetivo.

Na prática, este anúncio indica também que o Fed não deve começar a subir os juros quando a taxa de desemprego cair, contanto que a inflação também não aumente.

Normalmente, as decisões do Fomc levam em consideração uma crença de que uma taxa de desemprego mais baixa leva a uma alta da inflação, e os diretores do Fed costumam agir para evitar isso. Porém, este anúncio mostram uma mudança de pensamento por parte da autoridade americana.

“Muitos consideram contra-intuitivo que o Fed queira aumentar a inflação”, disse Powell em seu discurso. “No entanto, a inflação persistentemente baixa pode representar sérios riscos para a economia”.

O presidente do Fed comparou a situação atual com a que a autoridade enfrentou há 40 anos, quando o então presidente Paul Volcker deu início a uma série polêmica de aumentos de juros que procuravam conter a inflação. Ao longo dos anos, mudanças fundamentais na economia, como demografia e tecnologia, mudaram o foco do Fed sobre a inflação muito baixa.

Mais informações em breve

Regra dos 10 tiros: aprenda a fazer operações simples que podem multiplicar por até 10 vezes o capital investido. Inscreva-se!

Fonte: Infomoney

Deixe uma resposta

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!