fbpx

Prefeitura inicia estudos para contratação de organizadora

Edital do concurso GCM Sorocaba está previsto para o 2º semestre, com oferta de 50 vagas

A Prefeitura de Sorocaba está em fase de estudos para contratação da banca, a informação veio por meio de contato direto com a assessoria de imprensa do órgão. O edital do mais novo concurso GCM Sorocaba está com previsão de lançamento no 2º semestre, com a oferta de 50 vagas para o quadro de servidores da Guarda Civil Municipal.

Confira neste artigo todas as informações atuais sobre essa oportunidade e tudo o que rolou no último certame. Acompanhe pelos tópicos:

Status atual do concurso GCM Sorocaba

Em contato com a assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba, foi confirmado que o próximo concurso público para a Guarda Civil Municipal segue em fase de estudos para contratação da banca. A empresa escolhida será responsável pela organização do processo seletivo e da etapa de provas do certame.

De acordo com o órgão, a expectativa é de que o edital seja divulgado no segundo semestre deste ano. Além disso, o concurso GCM Sorocaba visa ofertar aos candidatos 50 vagas para o cargo de Guarda.

Atualmente a corporação possui 402 agentes, sendo que desse total, 31 estão afastados por motivos de saúde e 33 estão atuando fora da Guarda Municipal. O efetivo está reduzido, trabalhando apenas com 340 Guardas Civis.

Requisitos do concurso GCM Sorocaba

Seguindo informações do último edital, para ingressar na Guarda Civil Municipal é exigido formação de nível fundamental e altura mínima de 1,59 para o sexo feminino e 1,65 para o sexo masculino.

Concurso GCM Sorocaba: Atribuições dos cargos

As principais atividades a serem executadas são:

  • Executar, sob orientação, as tarefas relativas ao patrulhamento, motorizado ou não, e proteção nas vias, logradouros, próprios municipais e públicos em geral; executar ronda de patrulhamento nas escolas, repartições, praças e parques
  • Orientar e comandar o trânsito para a travessia de escolares nas vias públicas, priorizando as localizadas em frente às escolas, com os equipamentos necessários; dar instruções sobre educação no trânsito aos alunos das escolas municipais e conveniadas
  • Promover a fiscalização da utilização adequada dos bens de domínio público, evitando sua depredação; promover ações de fiscalização de trânsito; apoiar a fiscalização municipal; atender e orientar o público em geral; policiar os eventos municipais, conforme solicitações e a partir das orientações recebidas, bem como outras operações de apoio, a fim de evitar roubos, atos de violência e outras infrações
  • Zelar pela segurança dos servidores, pessoas e bens municipais.Dirigir veículos, quando necessário para desenvolvimento de atividades de interesse público e determinado expressamente pelas chefias respectivas, observada a habilitação especifica

Último concurso GCM Sorocaba

O último concurso GCM Sorocaba aconteceu em 2011, ofertando 60 vagas no total, sendo 50 para homens e 10 para mulheres. A organização do certame ficou a cargo da Fundação Vunesp.

A taxa de inscrição foi fixada no valor de R$ 40,00. Já a remuneração oferecida era de R$ 1.958,92 por uma jornada de trabalho de 200 horas por mês.

Etapas do concurso GCM Sorocaba

O concurso GCM Sorocaba foi composto por quatro fases, sendo elas:

  • 1ª Fase – Prova Objetiva
  • 2ª Fase – Aferição de Altura e Teste de Aptidão Física
  • 3ª Fase – Avaliação Psicológica
  • 4ª Fase – Exame de Saúde

Provas do concurso GCM Sorocaba

Prova Objetiva

A prova objetiva continha 50 questões de múltipla escolha, abordando os seguintes conhecimentos:

  • Língua Portuguesa
  • Matemática
  • Atualidades
  • Noções de Informática
  • Legislação

Teste de Aptidão Física

O teste de aptidão física visa avaliar o condicionamento físico dos candidatos, para que possam exercer suas funções. Os testes cobrados para ambos os sexos foram:

  • Flexo-extensão de cotovelos
  • Resistência abdominal
  • Teste de agilidade Shuttle Run
  • Corrida de 50 metros
  • Corrida em 12 minutos

A pontuação máxima possível para cada um dos 5 testes foi de 100 pontos.

Quer estudar para Concurso GCM Sorocaba SP?

Gostou desta oportunidade e deseja começar se preparar agora mesmo? Então, confira os nossos cursos e comece a estudar:

Curso para concurso

Assinatura Anual Ilimitada*

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país. Assine agora a nossa Assinatura Anual e tenha acesso ilimitado* a todos os nossos cursos.

ASSINE AGORA – Assinatura Ilimitada

Informações sobre o concurso GCM Sorocaba

Data: 2019
Vagas: 50
Cargo: Guarda Civil Municipal
Banca: A definir
Escolaridade: Nível fundamental

Último EditalEdital GCM Sorocaba – 2011

Ascom Estratégia
[email protected]

Receba notícias de Concursos no seu WhatsApp e/ou Telegram!

Cadastre-se clicando no ícone abaixo

Notícias de concursos no seu WhatsApp e/ou Telegram

Fonte: Google News

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!