fbpx

prêmios de títulos públicos têm alta nesta quinta-feira

(Shutterstock)

SÃO PAULO – Os prêmios pagos pelos títulos públicos negociados via Tesouro Direto operam em alta na tarde desta quinta-feira (10).

O título com retorno prefixado e vencimento em 2023 pagava uma taxa de 4,22% ao ano, ante 4,10% a.a. na quarta-feira (9). O prêmio pago pelo Tesouro Prefixado 2026, por sua vez, subia de 6,49% para 6,70% ao ano.

Entre os títulos indexados ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), a taxa paga pelo papel com prazo em 2026 tinha alta de 2,40% para 2,45% ao ano, enquanto o mesmo papel com juros semestrais e vencimento em 2040 pagava 3,76%, frente 3,71% ao ano anteriormente.

Confira os preços e as taxas dos títulos públicos nesta quinta-feira (10):

Fonte: Tesouro Direto

Vendas no varejo e inflação

Entre os indicadores domésticos, as vendas no varejo cresceram 5,2% em julho na comparação com junho, acima do esperado pelos economistas consultados pela Bloomberg, de alta de 1,3% no período.

Na comparação com julho de 2019, o avanço foi de 5,5%, também maior que a mediana das expectativas dos economistas, que apontava para uma expansão de 2,4%.

Ainda na agenda de indicadores, o Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) subiu 4,41% na primeira prévia de setembro, após ter aumentado 1,46% na primeira leitura de agosto. Com o resultado, o índice acumulou elevação de 14,47% no ano de 2020 e alta de 18,01% em 12 meses.

Leia também:
• IPCA em linha com esperado não alivia preocupação com alta de alimentos; expectativa é por anúncios do governo

Em um cenário de forte alta dos preços dos alimentos, o Ministério da Justiça notificou ontem supermercados e produtores a explicar, em cinco dias, o aumento da cesta básica.

Na tentativa de reduzir a inflação dos alimentos, a Câmara de Comércio Exterior (Camex) anunciou ontem à tarde a redução a zero da alíquota de importação de arroz. A redução está restrita a uma quota de 400 mil toneladas de arroz com casca não parboilizado e arroz semibranqueado e branqueado, não parboilizado.

O presidente da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), João Sanzovo Neto, afirmou nesta quarta (9) que o setor deve promover uma campanha para estimular o consumidor a substituir o arroz pelo macarrão. Segundo ele, não há prazo para que o preço do produto seja reduzido no varejo.

Já no âmbito político, a atenção recaiu hoje sobre a notícia de que a ala militar do governo está perto de ganhar maior poder de decisão dos assuntos orçamentários em detrimento da equipe econômica.

Segundo o jornal Estado de S.Paulo, o ministro-chefe da Secretaria de Governo, Luiz Eduardo Ramos, fará parte da Junta de Execução Orçamentária (JEO), responsável pelas principais decisões do Orçamento. Atualmente, a junta é composta apenas pelos ministros da Economia e da Casa Civil.

Em entrevista à CNN Brasil, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou que não é o momento “de olhar para conflitos” pois o País tem muitos problemas prioritários para resolver. Questionado sobre o desentendimento com o ministro Paulo Guedes, da Economia, Maia destacou que não conversa com o chefe da pasta “há muito tempo”.

Quadro internacional

No ambiente internacional, os investidores repercutiram a decisão do Banco Central Europeu (BCE) de manter a taxa de refinanciamento em 0% ao ano, a taxa de depósitos em -0,5% ao ano e o programa de compras de títulos em 1,35 trilhão de euros.

Destaque ainda para o aumento de preocupações, nos Estados Unidos, de uma bolha na bolsa no setor de tecnologia, com mais um dia de queda das ações.

Ainda na região, foram registrados 884 mil novos pedidos por seguro-desemprego na semana passada, mostrou nesta quinta-feira (10) o Departamento de Trabalho do país.

Este número foi um pouco maior do que a mediana das expectativas dos economistas consultados pela Bloomberg, que apontava para 850 mil requisições do benefício no período.

Aprenda a fazer das opções uma fonte recorrente de ganhos, de forma responsável e partindo do zero, em um curso 100% gratuito!

Fonte: Infomoney

Deixe uma resposta

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!