fbpx

Preparação para Concursos: Seu maior desafio: superar-se

<!–

–>

Por Vivian Barros (profavivianbarros@gmail.com)

Sou Vivian Barros. Quando criança, estudar não era um dos meus passatempos favoritos. Certa vez, minha mãe, a querida Dona Célia, foi convidada a ir à escola para conversar sobre o meu desempenho nas aulas. Voltou para casa triste e angustiada.

As palavras da então diretora ecoavam em sua mente: “Se sua filha continuar assim, não conseguirá sequer ser alfabetizada”. Três anos mais tarde, fui homenageada na formatura da 4ª série. Tornei-me a primeira aluna da turma, a melhor do colégio. Superação.

Nos anos seguintes, entre notas altas e bom desempenho escolar, terminei o ensino médio.

A vontade de prosseguir com os estudos era imensa, mas esbarrava em uma dificuldade: a disputa acirrada por vagas nas instituições públicas de ensino superior do país e a ausência de recursos financeiros para ingressar em uma universidade particular.

Certa do que queria, ingressei em um pré-vestibular comunitário. Meses  – e muitos sacrifícios depois –, a boa notícia: a aprovação no vestibular para o curso de Letras de duas das maiores universidades do Rio de Janeiro, UFRJ e PUC-Rio. Novamente, superação.

A bolsa de estudos que ganhei na PUC-Rio abriu portas para um novo mundo! Aos 22 anos, fui selecionada para o programa de intercâmbio da Universidade do Estado de Nova Iorque. Mas não foi fácil chegar aos Estados Unidos!

As dificuldades foram muitas até ingressar em solo americano. O semestre de estudos nos Estados Unidos exorbitou minhas expectativas. Novamente, foram muitas as dificuldades: saudade da família, adaptação a uma nova cultura e língua.

Ao fim do período letivo, fui honrada com a inclusão do meu nome na Dean´s List – ou a “Lista do Reitor”. Uma vez mais, superação.

O desejo pela carreira pública

De volta ao Brasil, novos desafios: terminar a graduação e começar a trabalhar.  É também, nessa época, que surge um novo fascínio: a carreira pública.

O concurso dos sonhos? O Concurso de Admissão à Carreira Diplomática (CACD), considerado um dos mais difíceis do país.

Foram alguns anos de estudo até chegar à fase final do concurso do ano de 2010.

Sim, esse é o tipo de concurso que exige grandes sacrifícios: muitas horas de estudo, poucas horas de sono, disciplina. Tudo isso multiplicado por alguns anos (!)

Em maio de 2010,veio a má notícia. Embora o desempenho nas provas discursivas, etapa final do concurso, tenha sido satisfatório, não foi o suficiente para a aprovação.

Superação é um dos segredos para quem deseja a carreira pública

(Foto: Pixabay)

O ingresso no MPU

Algumas semanas após a publicação do resultado final do CACD, foi publicado o edital do concurso para o Ministério Público da União (MPU). Para o cargo e a condição a que pretendia concorrer, havia apenas duas vagas.

Sentada ao lado de meu pai , com o edital na mão, e decepcionada com as duas vagas anunciadas, lembro de o saudoso Sr. Valdair dizer: “ Duas vagas?

Você está com sorte, pois só precisa de uma!”. Sábio era o Sr. Valdair. Naquele ano, fui a primeira colocada no concurso. A palavra para definir esse episódio? Superação!

De 2010 para cá, o meu saldo: uma carreira pública consolidada, aprovação em novos concursos públicos e o meu maior prazer: preparar candidatos de todo o país para provas discursivas, com índice de quase 100% de aprovação! E o que a minha história tem a ver com a sua?

Ela demonstra que, para cada etapa de nossas vidas, haverá um momento de superação. Superar-se não é fácil. A superação, no entanto, é indispensável, se você pretende construir uma história de sucesso.

Vivian Barros é formada em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e Universidade do Estado de Nova Iorque (SUNY), Professora de Produção Textual do Curso Fórum e Preparatório Ágora, Especialista em Provas Discursivas, Servidora do MPU e sua mentora para concursos públicos!

Vivian Barros também é colunista da FOLHA DIRIGIDA e todas as sextas-feiras apresenta o Gabaritando Provas Discursivas para assinantes da FOLHA DIRIGIDA.

window.fbAsyncInit = function() {
FB.init({
appId : ‘180736722358672’,
xfbml : true,
version : ‘v2.8’
});
FB.AppEvents.logPageView();
};

(function(d, s, id){
var js, fjs = d.getElementsByTagName(s)[0];
if (d.getElementById(id)) {return;}
js = d.createElement(s); js.id = id;
js.src = “http://connect.facebook.net/en_US/sdk.js”;
fjs.parentNode.insertBefore(js, fjs);
}(document, ‘script’, ‘facebook-jssdk’));

Fonte: Google News

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!