fbpx

prisão de ventre pode causar mau hálito

Foto: Pexels

Quando se pensa em mau hálito a primeira coisa que nos vem à cabeça é a boca. No entanto, as causas para o temido bafinho são variadas e podem estar relacionadas a outros problemas no corpo, inclusive no sistema gastrointestinal.

Se você sofre de prisão de ventre, é bom ficar atento. Estudos indicam que fezes acumuladas por um longo período no intestino exalam componentes malcheirosos que acabam sendo absorvidos pela corrente sanguínea. Esses compostos, por sua vez, são liberados na respiração, pelos pulmões, o que causa uma alteração no hálito, que é classificado como hálito fecal.

Vale lembrar que um grupo de pessoas têm maior tendência a ter constipação, como mulheres, grávidas, idosos e portadores de doenças crônicas. Em comum, esses pacientes têm histórico de baixo consumo de fibras, baixo consumo de água e pouco exercício físico. No entanto, mesmo uma pessoa que tenha uma alimentação correta pode desenvolver o problema.

Como tratar?

Medidas simples, como aumento no consumo de fibras e de água, podem melhorar o hálito intestinal e, ao mesmo tempo, melhoram a halitose de forma geral. A prática de exercícios físicos aeróbicos regulares  também ajuda.

Algumas pessoas podem necessitar de aconselhamento nutricional e de medicações. Para isso, é preciso consultar um médico gastroenterologista.  O tratamento envolve mudanças nos hábitos de vida e medicamentos.

 

Fonte: Terra

Deixe uma resposta

Jornais Virtuais