fbpx

Produção de veículos cai 36,2% em julho; dado acumulado do semestre é a maior queda do século, diz Anfavea

SÃO PAULO – A produção nacional de veículos caiu 36,2% em julho, na comparação com o mesmo período de 2019, com 170.287 unidades fabricadas, segundo dados divulgados pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).

No acumulado do ano até julho, a produção teve “a maior queda do século”, segundo a Anfavea: redução de 48,3%, com 899.553 unidades, contra 1.741.297 no mesmo período de 2019.

Apesar da queda, dado o contexto de crise, o volume de produção registrado em julho representa alta de 73% na comparação com junho deste ano. Em abril, por exemplo, a produção despencou 99% na comparação com maio, atingindo seu menor nível mensal desde o surgimento da indústria.

O setor sinaliza uma recuperação: as vendas de veículos novos tiveram alta pelo terceiro mês seguido. Em julho, foram licenciados 174,5 mil automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus, volume 31,4% maior do que no mês anterior.

No entanto, Luiz Carlos Moraes, Presidente da Anfavea, avalia que ainda é preciso ter cautela. “Além de um número maior de dias úteis, julho foi um mês no qual as montadoras e concessionárias fizeram um grande esforço para recompor o caixa prejudicado pela longa quarentena. Mas o ritmo de vendas diário foi apenas 20% superior ao de junho, o que demanda cautela na análise de como será a recuperação no segundo semestre”, explica.

Moraes ressalta que os efeitos da pandemia seguem presentes, com casos crescentes de Covid-19 em estados importantes do país: “É como se estivéssemos numa estrada sinuosa e com forte neblina, com grande dificuldade de enxergar o horizonte com clareza”, diz o presidente da Anfavea.

Exportação

Também muito afetadas pela crise, as exportações seguem em baixa. Segundo dados da Anfavea, em julho houve queda de 30,8% na comparação com o mesmo mês do ano passado. Foram 29.126 unidades exportadas no período.

Na comparação com junho, o aumento foi de 49,7%. No acumulado do ano, foram exportados 148.663 veículos.

Newsletter InfoMoney
Informações, análises e recomendações que valem dinheiro, todos os dias no seu email:

Fonte: Infomoney

Deixe uma resposta

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!