fbpx

Profissionais bem-sucedidos têm essa habilidade em comum

Speaker! Tudo bem?

Quem não sonha em se tornar uma pessoa bem-sucedida em sua carreira? Qual profissional não deseja estar feliz com o seu trabalho e ocupar cargos nos quais é valorizado?

Warren Buffet, uma das personalidades mais influentes e bem-sucedidas dos últimos tempos, conquistou tudo o que se propôs a fazer e é, hoje, uma das vozes de maior influência para quem quer ter sucesso.

Em uma entrevista recente, Buffet disse que as pessoas bem-sucedidas têm uma habilidade em comum, independente do que se dedicam e da área em que trabalham.

Algum palpite sobre qual é essa habilidade? Se você pensou na capacidade de se comunicar bem, está mais do que correto.

De acordo com esse ícone mundial chamado Buffet, a boa comunicação é um dos traços mais visíveis de uma pessoa que alcançou o sucesso e, inclusive, supera outras habilidades mais técnicas, ligadas exclusivamente a um know how determinado.

Se comunicar bem vai muito além de falar bem e envolve outras capacidades das quais falarei na nossa conversa de hoje. Siga a leitura e informe-se!

Os feedbacks são superimportantes. Saiba como eles devem ser feitos!

Ocupar um cargo de administração e/ou gestão de pessoas demanda uma série de habilidades, muitas delas ligadas intrinsecamente à comunicação. Saber dar bons feedbacks para seus liderados é, sem dúvidas, um bom exemplo disso.

O feedback é um momento de muita importância, tanto para quem o recebe, quando para empresa. Como o nome já diz, o feedback é o retorno sobre rendimentos e atuações ao longo de um período de tempo.

No feedback, o liderado pode saber o que precisa melhorar e quais são os aspectos nos quais se destaca. Também é um bom momento para traçar novas metas, baseando-se em projetos já concluídos ou em andamento.

Para dar bons feedbacks, é preciso alguns cuidados, sendo eles:

– Focar no rendimento e não no indivíduo

– Embasar em fatos e dados e não em opiniões pessoais ou suposições

– Falar de forma clara e eficaz, evitando mal-entendidos

– Utilizar o feedback como uma estratégia para dar críticas construtivas

É sempre bom ter em mente que se comunicar bem é saber agir como um líder. Nos feedbacks, talvez ainda mais que em outros momentos, é indispensável atuar dessa maneira.

Comunicação também é escutar. Saiba ouvir os outros com atenção!

Sempre faço questão de destacar a capacidade de ouvir como um elemento chave de um bom comunicador. Desenvolver habilidades de escuta atenta e passar a aplicá-las nos mais diferentes contextos pode ser uma ferramenta para mudar a nossa relação com os demais e sermos vistos como líderes.

Ouvir os demais é, antes de tudo, um hábito que demonstra inteligência, afinal, escutando o outro, o conhecemos verdadeiramente e, através desse conhecimento, saberemos como comunicar com esse alguém de forma realmente eficaz e produtiva.

Os líderes de uma empresa, por exemplo, precisam escutar os seus liderados, e também necessitam dar importância à dinâmica não-falada dentro de uma equipe, captando sinais que podem ser extremamente úteis para uma melhor comunicação e relação de trabalho.

Fechar-se em si mesmo definitivamente não é o melhor caminho para estar entre as pessoas bem-sucedidas. Não se esqueça disso!

Informação é essencial. Saiba falar de tudo, um pouco!

Ser especialista em determinado assunto ou área é um desafio. Ainda assim, é preciso estender os horizontes e procurar se informar sobre outros temas, mesmo que não estejam diretamente relacionados ao que trabalhamos.

Ter o mínimo de conhecimento sobre o contexto em que vivemos e em relação aos principais fatos (históricos e atuais) é importantíssimo. Um líder – e um bom comunicador – está sempre bem informado.

Em apresentações em público especificamente, pesquisar – o máximo possível – sobre o tema do qual falaremos é um pré-requisito. Se temos o hábito de falar sobre um determinado assunto muitas vezes, é necessário atualizar nossa rede de dados constantemente, visto que a velocidade com que se consome e produz informação é, hoje, muito veloz.

Entre tantas habilidades comunicacionais que se requer de um líder, essas três são algumas das principais. A comunicação, como bem disse Buffet, é a grande aliada dos profissionais de sucesso.

Aprimore, o quanto antes, a forma como se comunica com os demais, mude (para melhor) a sua imagem no ambiente de trabalho e esteja preparado para as exigências no caminho para ser alguém bem-sucedido!

Fonte:

www.thespeaker.com.br

The Speaker

  • separator

Fonte: TERRA

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!