fbpx

prova anterior grátis para técnico e analista · JC Concursos

Para auxiliar nos estudos dos candidatos que pretendem prestar o concurso INSS, o JC Concursos liberou, gratuitamente, a prova anterior INSS para os cargos de técnico, analista e perito

Ricardo de Oliveira
Publicado em 21/07/2019, às 10h35 – Atualizado às 10h39

Um dos processos seletivos mais concorridos e aguardados do Brasil é o concurso INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), que vive um embate com o Ministério da Economia, para avançar a abertura de um novo edital. Por conta da situação fiscal no país, o governo anunciou que a autorização não será concedida no momento, mesmo após a orientação do Ministério Público Federal (MPF) de que a mesma fosse liberada até 23 de maio.

Mesmo assim, entidades e instituições ligadas ao órgão vêem a situação como alarmente com a escasses de servidores no INSS e prometem recorrer as recentes decisões do governo. A Fenasps (Federação Nacional de Sindicatos de Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social) tenta agilizar de diversas formas a liberação do concurso INSS, inclusive recorrendo ao Tribunal de Contas da União (TCU).

Espera-se que o o governo faça uma reconsideração e divulgue o aval pelo menos para o a quantidade solicitada no último pedido: 7.888 vagas. Desta oportunidades, 3.984 são referentes ao cargo de técnico (área meio), 1.692 a analista (diversas formações) e 2.212 a perito.

Concurso INSS: concorrência por vaga

Enquanto o órgão pleiteia o novo concurso INSS, os candidatos devem considerar a antecipação nos estudos, pois o certame costuma ser mais concorrido que vagas de medicina na USP. 

Somente a última seleção, em 2016, registrou 1.087.789 inscritos para as 950 oportunidades. Desse total de inscritos, 1.043.807 eram para o cargo de técnico do seguro social. Já as demais 43.982 ofertas ficaram para analista do seguro social.

Isso significa que a concorrência foi de aproximadamente 1.145 candidatos por vaga. E para técnico indica 1.304 inscritos por cada oportunidade.

Comparando com o curso de medicina da USP (Universidade de São Paulo), que em 2018 teve 115,2 pessoas pleiteando cada vaga, o cargo de técnico do INSS apresentou uma concorrência superior em 11 vezes.

Prova anterior INSS

Para auxiliar nos estudos, o JC Concursos liberou as provas anteriores do concurso INSS, para os cargos de técnico, analista e perito. Abaixo, confira a lista abaixo:

Veja a relação completa de provas anteriores do concurso INSS.

Sobre INSS

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), autarquia federal com sede em Brasília (DF), vinculada ao Ministério da Previdência e do Trabalho, tem por finalidade promover o reconhecimento de direito ao recebimento de benefícios administrados pela Previdência Social, assegurando agilidade, comodidade aos seus usuários e ampliação do controle social. O INSS é responsável pelo pagamento da aposentadoria, pensão por morte, auxílio-doença, auxílio-acidente e outros benefícios para aqueles que adquirirem o direito a estes benefícios segundo o previsto em lei. Compete ao INSS a operacionalização do reconhecimento dos direitos da clientela do Regime Geral de Previdência Social (RGPS), que atualmente abrange mais de 40 milhões de contribuintes.

O INSS possui em seu quadro administrativo quase 40.000 servidores ativos, lotados em todas as regiões do país, que atendem presencialmente mais de quatro milhões de pessoas. Conta com cerca de 1.200 unidades de atendimento, as chamadas Agências da Previdência Social (APS), presentes em todos os Estados da Federação. Trata-se de um mecanismo democrático, que ajuda a minimizar as desigualdades sociais. A renda transferida pela Previdência é utilizada para assegurar o sustento do trabalhador e de sua família quando ele perde a capacidade de trabalho por motivo de doença, acidente, gravidez, prisão, morte ou idade avançada. O INSS é uma organização pública prestadora de serviços previdenciários para a sociedade brasileira. É nesse contexto e procurando preservar a integridade da qualidade do atendimento a essa clientela que o instituto vem buscando alternativas de melhoria contínua, com programas de modernização e excelência operacional, ressaltando a maximização e otimização de resultados e de ferramentas que fundamentem o processo de atendimento ideal aos anseios da sociedade em geral.

O INSS tem a seguinte estrutura organizacional: órgãos de assistência direta e imediata ao presidente (Gabinete; Assessoria de Comunicação Social; Coordenação-Geral de Planejamento e Gestão Estratégica; Coordenação-Geral de Tecnologia da Informação; e Centro de Formação e Aperfeiçoamento do Instituto Nacional do Seguro Social), órgãos seccionais (Procuradoria Federal Especializada; Auditoria-Geral; Corregedoria-Geral; Diretoria de Orçamento, Finanças e Logística; e Diretoria de Gestão de Pessoas), órgãos específicos singulares (Diretoria de Benefícios; Diretoria de Saúde do Trabalhador; e Diretoria de Atendimento) e unidades descentralizadas: (Superintendências-Regionais; Gerências-Executivas; Agências da Previdência Social; Procuradorias-Regionais; Procuradorias-Seccionais; Auditorias-Regionais; e Corregedorias-Regionais).


Fonte: Jornal dos Concursos

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!