fbpx

Quais são os assuntos mais cobrados em concursos públicos?

Ser aprovado em um concurso público é o sonho de muita gente. Afinal, há estabilidade no emprego e os salários não costumam ser mais baixos do que na iniciativa privada. Por isso, a concorrência desses concursos torna-se a cada ano maior. 

Mas, para ser aprovado, você precisa mais somente do que estudo e dedicação. Você precisa saber quais são os assuntos mais cobrados nesses concursos públicos, justamente para adequar sua rotina de estudo ao que vai ser pedido na prova. 

Portanto, para conseguir o melhor resultado possível, você precisa saber o que estudar. É claro que as matérias cobradas estarão descritas no edital do concurso, mas não dá para você começar a estudar somente quando o edital for publicado. 

Você precisa o quanto antes já começar a preparação! 

Assim, vamos descrever quais são os assuntos e disciplinas mais cobradas em concursos públicos, para que você tenha uma boa noção no que precisará se dedicar para conseguir a tão sonhada aprovação. 

  1. Quais matérias estudar para um concurso público? 

Cada concurso público tem suas particularidades. Assim, não dá para descrever exatamente quais matérias serão especificamente cobradas. 

Porém, baseado em concursos anteriores, é possível ter uma boa ideia de quais matérias podem ser cobradas e dessa forma, orientar seus estudos. 

Vamos falar separadamente de diferentes tipos de concurso, para que você tenha uma ideia mais precisa sobre esse assunto. 

  1. Concurso público nível superior 

Os concursos públicos de nível superior são geralmente os mais difíceis e nos quais há maior cobrança. 

Pelos salários mais altos, o nível da prova também é mais elevado, com linguagem mais elaborada e maior interpretação de texto sendo necessária. 

Além disso, há também pegadinhas e nem sempre o concurso tem somente questões de múltipla escolha. Às vezes, há também questões discursivas, nas quais são avaliadas: ortografia, semântica e coerência das ideias. 

As matérias que mais são cobradas nesses concursos, em geral, são: 

  1. 1. Língua portuguesa e interpretação de textos 
  • Ortografia, de acordo com o novo acordo ortográfico; 
  • Regência nominal e verbal; 
  • Preposições e pronomes; 
  • Crase. 
  1. 2. Matemática 
  • Área financeira; 
  • Porcentagem; 
  • Equações de primeiro e segundo grau; 
  • Geometria; 
  • Progressão aritmética e geométrica; 
  • Probabilidade e estatística. 
  1. 3. Atualidades e conhecimentos gerais 
  • Sustentabilidade e meio ambiente; 
  • Noções gerais de política brasileira e política mundial; 
  1. 4. Tecnologia da informação 
  • Windows; 
  • Word e Excel; 
  • Noções de proteção de dados e hardware. 
  1. 5. Direito 
  • Administrativo; 
  • Constitucional. 

É possível perceber que os concursos públicos de nível superior cobram bastante do candidato. No caso do Direito, essas questões podem estar presentes ou serem substituídas por questões específicas de administração e legislação, dependendo de onde é o concurso. 

Por exemplo, um concurso municipal pode cobrar questões da legislação do município. Já um concurso estadual, pode focar na legislação estadual. Assim, independentemente da área que você tentará, é essencial manter-se nos estudos tanto dessas matérias, como da sua área específica. 

Lembre-se que concursos de nível superior sempre possuem questões relacionadas à sua profissão e essas questões geralmente têm maior peso. 

Além disso, é importante notar que há concursos que seu currículo conta pontos. Ou seja, se você possui um curso de especialização em nutrição, por exemplo, ganha pontos na classificação. 

Para isso, é importante você procurar, no edital, se os títulos valem pontos. Dessa forma, cursos de especialização e atualização com quantidade de horas específicas, valem pontos nesses concursos quando há provas de títulos. 

Outro fator importante é que cursos de nível superior, geralmente, solicitam o diploma de um curso de graduação para que você possa tomar posse do cargo. 

Portanto, se você ainda está cursando um curso de nutrição ead, por exemplo, terá que ter seu curso finalizado e o diploma nas mãos, para se for aprovado, poderá tomar posse. 

  1. Concurso público nível médio e fundamental 

Esses concursos não exigem diploma de curso superior, embora muitas pessoas que têm faculdade, optam por esses concursos por acreditarem serem “mais fáceis”. 

Mas a concorrência é muito maior, uma vez que há um número maior de pessoas com formação de ensino médio e fundamental, do que superior. Dessa forma, você precisa botar na balança, já que os salários também são menores nesses concursos. 

As matérias que mais caem nesses concursos são as mesmas citadas para concurso público de nível superior, mas a diferença está na dificuldade das questões. 

Em matemática, por exemplo, há questões de álgebra e lógica, em vez de matemática financeira. As equações exigidas são geralmente do primeiro grau. 

Na parte de tecnologia da informação, há geralmente questões sobre internet e atualidades, mas que estejam relacionadas com a tecnologia, de uma forma geral.

  1. Conclusão 

Matérias básicas e conhecimentos gerais estão sempre presentes em concursos públicos. Portanto, você deve se organizar e dedicar um tempo ao seu estudo, bem como as matérias específicas da sua área. 

Organizando-se, com dedicação e afinco, certamente você atingirá seus objetivos! 

Fonte: Google News

Deixe uma resposta

Jornais Virtuais