fbpx

Qual é melhor: carro, táxi ou Uber?

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores.

O transporte é um item significativo no orçamento das famílias. Mas antes de decidir entre carro, táxi e serviços de aplicativos, é importante considerar alguns aspectos. Os principais são: as necessidades da pessoa ou família, segurança, comodidade e tempo disponível para se locomover entre um ponto e outro. Além, é claro, da questão financeira.

É preciso lembrar que o custo de manter um carro vai além das prestações. Engloba combustível, manutenção, IPVA, licenciamento, seguro, lavagens e até mesmo possíveis multas. No geral, tais gastos correspondem a 2% do valor do carro. Ou seja, para um veículo de 20 mil reais, a manutenção pode sair em R$ 400 mensais.

Manter um carro trás inegáveis vantagens, como a liberdade e a comodidade de ter um veículo à disposição o tempo todo. Além disso, para viagens longas é mais barato usá-lo do que táxis e transportes por aplicativos. Porém de acordo com a frequencia em que faz viagens longas é válido analisar se é mais vantajoso manter ou alugar um veículo esporadicamente.

Para quem deseja reduzir custos, mora perto do trabalho e se locomove cotidianamente em pequenas distâncias, é válido considerar o uso dos serviços de transporte. Ao intercalar tais serviços com o transporte público, a economia tende a ser ainda maior.

De qualquer forma, não é aconselhável analisar os gastos com transporte separadamente, e sim o seu peso no orçamento. O importante é que tal despesa não impeça a poupança mensal para a conquista dos sonhos da pessoa ou família ao longo do tempo.

Um aspecto muito importante a ser considerado é a segurança, já que os serviços de transporte por aplicativos não são regulamentados e podem oferecer motoristas desqualificados e sem experiência. Além do profissional, é preciso ponderar a segurança em se deslocar com desconhecidos na modalidade de transporte compartilhado, popularmente conhecida como pool.

Por outro lado, o carro é um item visado por assaltantes, o que exige maior cautela ao dirigir. O mesmo vale quando falamos de acidentes, portanto é muito importante manter o veículo assegurado.

 

Táxi ou aplicativo?

A melhor escolha é a mais adequada para cada situação. Dependendo do horário e do trajeto que deseja, o transporte por aplicativos tende a ser mais barato do que táxis. Por outro lado, nos picos de trânsito, os táxis são mais rápidos porque usam os corredores e também porque o taxista pode ter mais experiência e conhecer bons atalhos.

Nos dois casos, o passageiro tem a vantagem de poder estudar, se preparar para uma reunião e até mesmo dormir – o que não é possível quando se está dirigindo. Pelo contrário, guiar o carro pode ser uma fonte de estresse.

Ao optar pelos aplicativos de transporte, procure sempre comprar os preços entre duas empresas ou mais antes de pedir a viagem, pois o valor tende a variar. Além da despesa, considere também a proximidade do motorista do local em que está.

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores.

Fonte: INFOMONEY

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!