fbpx

Qual é o objetivo mais importante da sua vida?

Embora essa seja uma pergunta com certo tom de exagero, faz todo sentido que ela ecoe em nossas mentes a todo momento. Existe uma quantidade significativa de fatores importantes em nossas vidas e, com certeza, há uma variação enorme destes para cada uma pessoa.

Estamos cada vez mais cheios de “coisas” para resolver, para fazer, para pensar, para decidir, para finalizar, e assim por diante. Chega a ser um ciclo repetitivo e cansativo. Estamos cada vez mais ocupados e preocupados; quantas vezes por dia pensamos em nossas contas a pagar, e até mesmo a receber? Quantas decisões temos de tomar diariamente? “Qual comida escolher?”. “Qual roupa vestir?”. “Quais cursos realizar?”.

Dessa forma, nosso tempo vai passando e, às vezes, não nos damos conta de tudo o que podemos realizar caso não optemos por definir prioridades para, como num bom quebra-cabeças, encaixar uma peça de cada vez.

Nas sessões de coaching, temos como parte da metodologia a utilização de perguntas as quais levam à construção de um plano de ação com execução semanal cujo objetivo principal é despertar no coachee o comprometimento com o processo de alcançar suas metas estabelecidas.

Como parte do processo, sempre provocava meus orientandos para que eles definissem pelo menos cinco ações as quais poderiam realizar naquela semana; essas ações deveriam aproximá-los de suas metas. Como resultado, nunca obtive 100% de realização das ações, o que causava em mim uma sensação de não progressão e, no coachee, uma sensação de fracasso.

Como nosso objetivo é sempre ajudar e, juntos, traçar planos de ações os quais possam efetivamente ser cumpridos, surgiu a grande solução, que sempre esteve ali: os coachees sempre realizam as ações, mas sempre de acordo com o que achavam mais importante naquela semana.

A partir dessa constatação, passei a encerrar as sessões com apenas uma pergunta para o plano de ação semanal: “Qual a coisa mais importante que você pode fazer essa semana que te deixará mais próximo de alcançar a sua meta?”.

Os resultados foram incríveis, as ações propostas foram realizadas sempre e ainda vinham acompanhadas de outras não previstas. Uma pequena mudança de abordagem causou uma grande mudança nos resultados.

O processo de definição daquilo que é mais importante para cada um de nós não é simples. Temos essa certeza quase diariamente: quem nunca precisou optar entre dormir um pouco mais ou chegar no horário exato no trabalho? Dormir até mais tarde no final de semana ou estudar para aquele tão sonhado concurso?

Pensando em exemplos simples e cotidianos, mas trazendo para o âmbito de uma preparação exitosa para concursos: o que priorizar quando todas as matérias possuem o mesmo peso na prova objetiva? O que estudar primeiro quando o edital é longo? O que podemos não estudar, se o tempo for muito curto para estudar todos os assuntos?

Todos esses questionamentos são absolutamente normais em um processo de estudos e, se você está passando por isso agora, seja na sua vida pessoal, profissional ou de concurseiro (sim, porque vida de concurseiro é quase uma vida à parte), eu te convido a realizar o nosso exercício a seguir.

Reproduza a tabela a seguir no seu caderno, num documento no Word, no PowerPoint, numa folha de ofício, enfim, em qualquer dispositivo disponível e siga as instruções.

Passo 1 – Escreva do lado esquerdo, sem se preocupar com a ordem, 10 coisas importantes para você no seu momento atual – podem estar ligadas à sua vida pessoal, profissional, à sua preparação para concursos ou à junção de todas essas variáveis.

Passo 2 – Vamos graduar de 1 a 10 a importância dos itens, sendo que a nota 1 será atribuída ao item menos importante e a 10, ao mais importante – este, portanto, merece o seu foco total no momento.

Agora, em ordem de prioridade, vamos graduar a importância de cada item listado. Selecione o item menos importante, aquela ação que, caso você não realize agora, poderá realizar posteriormente ou sequer precisará realizar de fato, e atribua a nota 1 para ele. Sem repetir as notas, reflita sobre o seu momento e os seus sonhos e preencha a tabela até chegar ao desejo mais importante, que terá graduação 10.

 

Entender o que é mais importante para nossa vida no momento atual é o primeiro passo para que possamos definir a nossa estratégia na busca por nossos objetivos.

Imagine que você está se preparando  a longo prazo para o concurso dos seus sonhos, por exemplo, e, ao mesmo tempo, acabou de saber de um edital o qual traz um cargo que te chama bastante atenção, tanto pelo remuneração quanto pelas atribuições deste. Você não sabe quando o seu edital será realmente publicado e sente  a necessidade de ser aprovado com brevidade. Essa situação sem dúvidas poderá causar a necessidade de uma escolha – mas esta não precisa ser entre os dois cargos, e sim, nesse dado momento, entre aquilo que é mais importante para a sua vida.

Esse é um tipo de questionamento o qual todos nós deveríamos fazer ao longo da nossa vida. Existem inúmeros gurus que falam sobre vida, carreira, concursos e muito mais. Considero muito importante termos inspirações cuja função é nos auxiliar em nosso processo único de motivação, no entanto, é essencial sabermos limitar a influência externa sobre nós e entendermos que existem coisas pertencentes somente a nós, que existe uma realidade tão íntima que somente nós a conhecemos.

Essa realidade à qual me refiro nos distingue de todas as outras pessoas que possam passar ou ter passado por situações similares com as que passamos. Sim, podemos contar com seus ensinamentos e até mesmo conselhos acerca do que fazer, de como tomar as melhores decisões, mas nunca devemos deixar de entender que todo e qualquer conhecimento alheio ao nosso universo deve ser adaptado à nossa realidade.

Todos os dias tomamos decisões – até mesmo a simples decisão de ler esse texto até o final, de realizar o exercício proposto, entre outras ações; tudo isso poderá mudar a sua perspectiva em relação às coisas mais importantes da sua vida, por isso, é prudente que saibamos sempre focar nos fatores mais importantes que poderão nos levar ao sucesso.

Caso deseje uma orientação e um direcionamento para encontrar o que é mais importante para você de forma mais aprofundada, não hesite em buscar mais informações sobre o nosso time de GranXperts!

Natale Souza
Servidora da Prefeitura de Salvador/BA, pesquisadora da FioCruz e coach do Gran Cursos Online

(function() {
var _fbq = window._fbq || (window._fbq = []);
if (!_fbq.loaded) {
var fbds = document.createElement(‘script’);
fbds.async = true;
fbds.src=”https://connect.facebook.net/en_US/fbds.js”;
var s = document.getElementsByTagName(‘script’)[0];
s.parentNode.insertBefore(fbds, s);
_fbq.loaded = true;
}
_fbq.push([‘addPixelId’, ‘1459353050962300’]);
})();
window._fbq = window._fbq || [];
window._fbq.push([‘track’, ‘PixelInitialized’, {}]);

Fonte: Google News

Deixe uma resposta

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!