fbpx

Queimadas no Pantanal matam animais e destroem 26,5% do bioma – ANDA

Foto: Amanda Perobelli / Reuters
Foto: Amanda Perobelli / Reuters

As queimadas destruíram 26,5% do Pantanal de 1º de janeiro até o último sábado (3). Foram 3.977.000 hectares queimados, área pouco menor que o território do estado do Rio de Janeiro.

Os dados, divulgados pelo Ibama, são do Lasa (Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais), da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro).

O fogo também tirou a vida de milhares de animais, segundo estimativas de especialistas, e deixou tantos outros feridos. Os sobreviventes agora sofrem sem alimento e água em meio a um habitat devastado. Para tentar minimizar esse sofrimento, equipes distribuem milhões de litros de água e toneladas de frutas pelo bioma.

FAÇA PARTE DO #DiaDeDoarAgora EM 5 DE MAIO

Com um quarto de seu território destruído, o Pantanal atualmente tem como ponto mais crítico a Serra do Amolar, no Mato Grosso do Sul. A reserva é uma das regiões mais preservadas do bioma.

Em apenas uma semana, o fogo percorreu 516 mil hectares, o que garante uma média diária de 73,7 mil hectares. A queima registrada por dia equivale ao tamanho do município de Salvador – ou seja, é como se a cidade baiana queimasse a cada 24 horas.

Mato Grosso, estado que detém a menor parte do Pantanal, é o que mais sofre com os incêndios. As chamas já devastaram 2,16 milhões de hectares na região. Em Mato Grosso do Sul, foram 1,82 milhão de hectares. Atualmente, o fogo tem avançado com mais rapidez em MS.


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, independentemente do valor, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.


Fonte: R7

Deixe uma resposta

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!