fbpx

Questões de Matemática Comentadas para Concurso Público. Confira!

Matemática é um pesadelo para muitas pessoas. Muitas delas trazem o trauma desde o ensino fundamental, o que ocasiona problemas especialmente na base desses conhecimentos. Contudo, as questões de matemática estão presentes em boa parte dos concursos públicos; e em especial para concursos militares, policiais e para cargos de agente administrativo.

Mas se você odeia matemática e encontrou a tão temida disciplina no seu edital, não se desespere! Ao utilizar técnicas de estudo, como a resolução de questões de matemática com o gabarito comentado, você aumenta suas chances de garantir uma boa pontuação. Afinal de contas, a prática faz a perfeição, não é mesmo?

Clique aqui para conferir mais dicas e macetes de como gabaritar questões de matemática em concursos públicos!

 

Questões de Matemática: o que mais cai nas provas para concurso?

Os assuntos mais cobradas nas questões de matemática são noções de matemática básica, que costumam ser aprendidas pela primeira vez no ensino fundamental até o ensino médio.  Assim, é comum encontrar sendo cobrados:

  • Frações;
  • Regras de três simples e compostas;
  • Porcentagens;
  • Juros simples e compostos;
  • Progressão aritmética e geométrica (PA e PG);
  • Equação de 1º e 2º grau;
  • Áreas de figuras planas.

Além disso, é preciso dar um destaque especial ao Raciocínio Lógico, que apesar de não ser exatamente um assunto da disciplina matemática, é constantemente cobrado na maior parte dos concursos públicos e por isso merece destaque.

É claro que os assuntos irão variar de edital para edital. Em concursos policiais, como o concurso PRF costuma-se cobrar com maior peso as progressões aritmética e geométrica, por exemplo. Já para o concurso da Polícia Federal, são cobrados com mais peso noções de estatística e raciocínio lógico.

Confira questões inéditas para o concurso PRF!

Confira questões inéditas para o concurso da Polícia Federal! 

 

Por que estudar questões de matemática com gabarito comentado?

Se você já é concurseiro a longa data, já deve estar por dentro de todos os benefícios de se estudar por questões de concurso público. Mas se você tiver iniciado seus estudos agora, temos outro artigo que possa te interessar.

Clique aqui para conhecer os 10 benefícios de estudar por questões de concurso.

Você deve ter notado que vários assuntos de matemática são assuntos que você já estudou, não é mesmo? Por isso, a melhor abordagem não é pegar um livro do ensino fundamental e começar a estudar a teoria do zero. Daí vem os principais benefícios de se estudar por questões, especialmente em matérias mais “básicas”, mas que apresentam um grande repertório de assuntos.

E o que isso quer dizer na prática? Resolver questões de provas anteriores da banca responsável pelo seu certame e fazer um triagem de quais são os assuntos mais cobrados. Assim, você pode priorizar esse assuntos na sua rotina de estudos. Além disso, respondendo questões com o gabarito comentado te leva diretamente ao conteúdo que te interessa.

Lembre-se que não é o momento de reatar completamente suas relações com o mundo matemático (mas se for, melhor ainda!). Você não precisa ser um gênio em matemática para passar no concurso público que você tanto quer!

 

Onde encontrar questões de matemática com gabarito comentado?

Você já conhece o Gran Cursos Questões? Ele é a plataforma de resolução de questões de concurso do Gran! Por lá, você encontra e resolve milhares de questões de matemática e outras matérias, que podem ser filtradas por ano, banca, disciplina, assunto, certame e até por palavras-chave.

Clique aqui para começar a resolver GRATUITAMENTE questões de matemática comentadas!

E se você quer desfrutar de outros benefícios como monitoramento do seu progresso, acertos e erros, análise de proficiência em determinados assuntos e até formulação de planos de estudo direcionados e completos, faça seu cadastro na plataforma Gran Cursos Questões! 

 

Confira algumas questões de matemática que você encontra no Gran Cursos Questões

Frações – Aritmética e Fundamentos Básicos

( PCDF – Escrivão de Polícia Civil  . CESPE/Cebraspe. 2020-22º Simulado) 

Para certa diligência, o delegado chefe formará uma equipe, sendo um décimo dessa equipe formada por delegados, um quinto formada por escrivães e os quatorze restantes são agentes. O número de policiais que integram a equipe é inferior a 19.

(C).Certo
(E).Errado

Resposta

ERRADO. 

Considerando que:

P: total de policiais

Assim teremos:

(Resposta pelo professor Marcelo Leite do Nascimento do Gran Cursos Questões)

 

Área de figuras planas

(VALIPREV – agente administrativo. Instituto de Previdência Social dos Servidores Municipais de Valinhos – 2020) 

Uma sala retangular ABCD, com 8 m de largura, teve parte de sua área reservada para estocar materiais, conforme mostra a figura.

questões de matemática para concursos

Sabendo que o perímetro da sala reservada é igual à metade do perímetro da sala ABCD, então, a área da sala reservada é igual a

A.12 m2.
B.14 m2.
C.16 m2.
D.18 m2.
E.20 m2.

Resposta

LETRA C 

– Considerando que “x” é a largura do retângulo da sala reservada;

– Assim, o perímetro “P” da sala original será P= 16 + 20 + 2x e o perímetro P’ da sala reservada será P’= 16 + 2x;

– Como P = 2. P’, então 16 + 20 + 2x = 2(16 + 2x), onde x= 2;

– Dessa forma, a área “S” da sala reservada será S= 2 x 8 , onde S= 16

(Resposta pelo professor João Carlos de Freitas do Gran Cursos Questões).

 

Onde encontrar mais conteúdo para gabaritar questões de matemática de concurso?

Além da plataforma Gran Cursos Questões, nós também disponibilizamos uma coletânea de materiais gratuitos para te ajudar na trajetória da aprovação. Confira simulados, e-books, aulas, editais verticalizados e muito mais!

E para diversificar a rotina de estudos, que tal conferir nossa série no Youtube sobre matemática em concursos públicos com o professor Márcio Flávio?

(function() {
var _fbq = window._fbq || (window._fbq = []);
if (!_fbq.loaded) {
var fbds = document.createElement(‘script’);
fbds.async = true;
fbds.src=”https://connect.facebook.net/en_US/fbds.js”;
var s = document.getElementsByTagName(‘script’)[0];
s.parentNode.insertBefore(fbds, s);
_fbq.loaded = true;
}
_fbq.push([‘addPixelId’, ‘1459353050962300’]);
})();
window._fbq = window._fbq || [];
window._fbq.push([‘track’, ‘PixelInitialized’, {}]);

Fonte: Google News

Deixe uma resposta

Jornais Virtuais