fbpx

Raiz dos cabelos – Cuidados com a saúde e aparência dos fios – Beleza

A raiz dos cabelos é uma parte essencial para cuidarmos da saúde dos fios. Então, quando notamos excesso de queda, fios quebradiços e sem brilho, pode ter certeza que algum problema está vindo do couro cabeludo.

Em suma, nenhum cabelo fica completamente bonito se a raiz não estiver saudável também. Sendo assim, problemas como poluição, química, má alimentação e estresse geralmente maltratam a raiz dos cabelos.

Raiz dos cabelos

Em suma, o couro cabeludo sente e sofre os efeitos do ambiente diretamente ou, ainda, os efeitos de como você cuida do seu corpo. Por isso, a forma como tratamos nossa saúde e como ela afeta nossos cabelos é responsável por cerca de 80% dos problemas capilares.

Contudo, a genética também tem reponsabilidade nisso, cerca de 20%. Então, se você é uma pessoa propensa a ter oleosidade, caspa e perda de fios, é mais importante ainda manter a raiz dos cabelos bem cuidada, para que não sejam problemas maiores do que o esperado.

Sendo assim, alguns problemas e hábitos podem ser prejudiciais para a saúde do nosso couro cabeludo, levando a quedas e excesso de oleosidade, deixando o cabelo sem vida e caindo. Alguns deles são:

Principais problemas

Fonte: VIX Poluição (entope os folículos, por onde os cabelos nascem, dificultando o crescimento);
Oleosidade (pode ser fator genético, poluição, lavagens ruins ou dormir com o cabelo molhado);
Lavagem diária ou em excesso (retira a oleosidade normal, fazendo com que o organismo a reponha e gere mais óleo e caspa);

Fonte: Haskell Lavagem com água quente (a água com temperatura muito alta abre demais as cutículas, o que danifica o fio e a raiz)
Sol e calor excessivo (danificam o cabelo com os raios UVA e UVB, enfraquecendo a raiz);
Má alimentação (a falta de nutrientes e vitaminas no organismo afeta diretamente a saúde dos cabelos, assim como os hormônios que constantemente podem se alterar);

Fonte: Diário da Saúde Estresse (retarda o crescimento dos fios devido a substâncias químicas que o corpo produz nessas situações);
Química em excesso (alisamento demais, coloração com tintas baratas e outros procedimentos químicos irritam a raiz dos cabelos);

Fonte: Portal Tudo Aqui Excesso de café (dificulta a absorção de minerais como o ferro, essencial para a saúde do cabelo);
Toucas, bonés e bandannas (abafam a raiz dos cabelos e faz com que o couro cabeludo produza mais oleosidade)

Fonte: Conceito Zen Pouco exercício físico (a atividade física promove a liberação de endorfina, hormônio antioxidante e que beneficia a saúde no geral).

Como melhorar a raiz dos cabelos

Agora que você já sabe o que é prejudicial para a saúde dos fios, é hora de atentar-se para esses fatores e saber como cuidar bem da raiz dos cabelos, parte essencial para deixa-los bonitos.

Algumas dicas são essenciais para manter esses cuidados. Como você já notou, é importante seguir esses hábitos:

Evite usar bonés, toucas e chapéus por muito tempo, preferindo usar quando o sol está muito quente, para proteger os fios dos raios solares excessivos;

Fonte: Drogaria Santo Remédio

Alimente-se bem, pois a alimentação saudável garante os nutrientes necessários para o cabelo crescer forte desde a raiz; consulte um médico ou nutricionista para melhores resultados;
Controle o café e as situações estressantes;
Faça atividades físicas.

Lavando o cabelo do jeito certo

Um hábito essencial para a saúde e crescimento da raiz dos cabelos é saber lavar bem o cabelo. Por isso, veja como fazer corretamente.

Primeiramente, o shampoo é um dos melhores amigos para deixar o cabelo saudável. Por isso, procure usar produtos de boa qualidade e recomendados pelo cabelereiro ou dermatologista para o seu tipo de cabelo e raiz.

Desse modo, o shampoo é o que vai limpar o couro cabeludo e abrir as cutículas para a limpeza. Então, não passe cremes e condicionadores na raiz dos cabelos, pois isso vai entupir os folículos e fazer com que a caspa apareça.

Fonte: Tua Saúde

Ainda, saiba que você pode alternar shampoos. Então, a cada 15 dias, use um shampoo para limpeza profunda ou antirresíduos, que limpa toda a sujeira do couro cabeludo (como a caspa e o excesso de oleosidade) e, no dia a dia, use seu produto comum ou shampoo de hidratação, que dá vitalidade para os cabelos.

Aliado a isso, não utilize água muito quente nas lavagens. No geral, o máximo recomendado é uma temperatura de 25ºC. Ainda assim, o cuidado no modo de como se lava também importa. Em suma, não usa as unhas para lavar a raiz dos cabelos, pois isso pode machucar seu couro cabeludo e provocar inflamações e queda capilar. A massagem capilar semana pode ajudar no crescimento, mas sem as unhas!

Agora que você já sabe que a raiz dos cabelos importa na saúde e aparência dos seus fios, trate-a bem, pois seu cabelo vai crescer mais bonito e com menos quedas.

Fontes: Biocolor, Claudia, Cabelo.com

Imagens: To deCacho, Portal Tudo Aqui, VIX, Drogaria Santo Remédio, Tua Saúde, Haskell, Diário da Saúde, Conceito Zen

Essa matéria Raiz dos cabelos – Cuidados com a saúde e aparência dos fios foi criada pelo site Área de Mulher.

Fonte: R7

Deixe uma resposta

Jornais Virtuais