fbpx

receba um ebook sobre como declarar seus investimentos

(Arte: Leonardo Albertino/InfoMoney)

SÃO PAULO – Muitos investidores chegaram ao mercado em 2020. Só na B3, cerca de 1,5 milhão de pessoas físicas se cadastraram para operar apenas durante o ano passado. Por isso, para muita gente, essa será a primeira vez em que haverá investimentos – como ações, fundos imobiliários ou títulos públicos – para incluir na declaração do Imposto de Renda.

A Receita Federal já divulgou os detalhes da declaração deste ano, e desde quinta-feira (25) o programa do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2021, referente ao ano-base de 2020, está disponível para download.

Mas para quem está no grupo dos que não sabem nem como começar a declarar os investimentos, o InfoMoney reuniu em um ebook orientações sobre a tributação dos principais produtos financeiros e sobre como inseri-los no programa do IR – deixe seu email abaixo para recebê-lo.

Como declarar investimentos no IR?
Baixe de graça um ebook que explica como declarar seus investimentos (e quais são isentos) no Imposto de Renda:

Lembrando que contribuintes que tiveram ganho de capital na alienação de bens ou fizeram operações na bolsa de valores em qualquer mês de 2020 são obrigados a fazer a declaração – mesmo que não atinjam rendimentos tributáveis de R$ 28.559,70 ou rendimentos isentos de R$ 40 mil, que são os casos tradicionais de obrigatoriedade.

Leia também:

Há uma série de regras que devem ser seguidas para preencher corretamente as informações sobre os investimentos na declaração e evitar cair na malha fina. Aplicações de renda fixa seguem uma lógica, que é diferente da adotada nos investimentos de renda variável.

Os dados e as informações necessários para fazer a declaração ficam disponíveis no Informe de Rendimentos que todas as instituições financeiras com as quais você realizou investimentos no ano passado devem disponibilizar.

O período para a entrega da declaração do Imposto de Renda começa na segunda-feira (1) e segue até 30 de abril de 2021. A Receita Federal estima que cerca de 32 milhões de pessoas tenham de realizar o procedimento.

Além do e-book sobre Imposto de Renda nos investimentos, o InfoMoney também responderá dúvidas adicionais e específicas dos leitores durante o período da declaração. Basta enviar uma pergunta para o e-mail ir@infomoney.com.br.

Como declarar investimentos no IR?
Baixe de graça um ebook que explica como declarar seus investimentos (e quais são isentos) no Imposto de Renda:

Fonte: Infomoney

Deixe uma resposta

Jornais Virtuais