Relacionamento aberto – o que é, como funciona e 8 regras de ouro – R7 Meu Estilo
As relações tem se diversificado e modernizado com o tempo, tanto que hoje existe o relacionamento aberto. Entenda melhor sobre como tudo isso funciona.
As relações tem se diversificado e modernizado com o tempo, tanto que hoje existe o relacionamento aberto. Entenda melhor sobre como tudo isso funciona.
Antigamente os relacionamentos eram extremamente conservadores e fechados. Na verdade, a sociedade de forma geral e todos os costumes da época seguiam uma linha mais conservadora. No entanto, os tempos mudaram e hoje um relacionamento aberto é algo mais comum.
Dependendo de qual época você é, nem deve conhecer esse termo, mas nós te explicamos. Um relacionamento aberto segue a filosofia do amor livre. Não necessariamente você tem de amar e estar apenas com uma pessoa. Nesse tipo de relacionamento as pessoas são livres para se relacionar com outros.
Para algumas pessoas pode parecer algo completamente estranho, mas acredite, isso dá certo para muitos casais. Mas é claro que é tudo conversado, os pensamentos e filosofia devem estar bem alinhados para que não surjam problemas.
Nós vamos te explicar agora algumas das regras de um relacionamento aberto.
Quais são as regras de um relacionamento aberto
1 – Entender o que é uma relação aberta
As pessoas dentro de um relacionamento aberto de fato assumem um compromisso uma com a outra. Eles são livres, mas precisam ter limites delimitados, já que a liberdade total e irrestrita pode trazer problemas futuros.
2 – Maturidade
O casal que decide abrir a relação precisa ser maduro e estar de fato preparado para isso. Decidir abrir a relação apenas para evitar um término, por exemplo, é um tiro no próprio pé. Na maioria das vezes que isso acontece assim, as coisas não terminam bem. Então só embarque nessa se realmente deseja viver assim.
3 – Regras
Ambas as partes do casal devem esclarecer os limites, o que aceitam que aconteça e o que não. Dessa forma, o casal fica ciente de toda relação e dos limites de seus parceiros.
4 – Profundidade das relações
É importante saber o quão profundamente você pode se relacionar com outras pessoas. Alguns casais consentem em apenas beijar, outros em ter relações sexuais e até mesmo se apaixonar. Mas tudo isso depende muito do casal e da relação que querem, por isso é tão importante conversar e ter isso claro e delimitado.
5 – Com quem se envolver
Com quem também é algo importante a ser discutido. É importante saber se você pode se relacionar com desconhecidos, apenas com conhecidos ou até mesmo com seu ex. Assim você evita frustrações, brigas ou até mesmo magoar o seu parceiro.
6 – Vá com calma
Se vocês está tentando um relacionamento aberto agora e não sabem muito bem como funciona, o recomendado é ir com calma. Experimente as possibilidades e vá também conhecendo melhor quais são os limites do parceiro. Se você perceber que está havendo mais problemas do que coisas boas, repense sobre o tipo de relacionamento que quer e também o parceiro (a) com quem você está.
7 – Locais
Pode parecer besteira para quem está de fora, mas os locais em que se pode vivenciar esse relacionamento aberto também precisam ser acordados. Muitas pessoas preferem fazer isso quando estão juntos no mesmo ambiente, enquanto que outros nem gostam de saber sobre. Por isso é importante conversar antes.
8 – Mau sinal
É parece analisar sempre a relação. Se você prefere vivenciar mais experiências externas do que estar com sei parceiro, talvez seja melhor repensar sobre com quem você quer estar. Outra situação que se deve estar atento é aos ciúmes e as brigas, se o relacionamento aberto fez com que ambos aumentassem, é melhor conversar para se certificar de que isso é realmente bom para os dois.
9 – Proteção sempre
Quando se está em um relacionamento aberto é preciso ter responsabilidade quando o assunto é saúde e por isso o uso de preservativos deve ser obrigatória. Isso porque abrir uma relação para mais parceiros também aumenta a chance de ser afetado por doenças sexualmente transmissíveis.
Gostou dessa matéria? Então você também vai gostar dessa: Relacionamento, 10 qualidades presentes em todo relacionamento feliz.
Fonte: Universa.
Imagens: Vix, Fatos Desconhecidos, Freepik, Bom Dia, Terapia de Casal, Maurício Bastos, Dr. Juliano Pimentel, Dicas de Mulher, Fãs da Psicanálise.
(function(d, s, id) {
var js, fjs = d.getElementsByTagName(s)[0];
if (d.getElementById(id)) return;
js = d.createElement(s); js.id = id;
js.src = “http://connect.facebook.net/pt_BR/sdk.js#xfbml=1&version=v2.3”;
fjs.parentNode.insertBefore(js, fjs);
}(document, ‘script’, ‘facebook-jssdk’));