fbpx

Reservas de urânio do Irã são 10x maiores do que acordo permite

As reservas de urânio pouco enriquecido do Irã estão em um nível 10 vezes superior ao estabelecido pelo acordo nuclear assinado entre Teerã e o chamado grupo 5+1 em 2015, informou um relatório da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) nesta sexta-feira (04).
    Em números totais, são 2.105,4 quilos de urânio estocado contra os 202,8 kg permitidos pelo acordo. O nível de enriquecimento do urânio também atingiu 4,5% acima do valor permitido, de 3,67%, mas as reservas de água pesada voltaram a ficar abaixo do mínimo permitido, de 130 toneladas.
    Os dados foram coletados em 25 de agosto, dia em que o chefe da AIEA, Rafael Mariano Grossi, foi a Teerã e se reuniu com o governo do país.
    O levantamento anterior, feito em maio, mostrava que as reservas estavam em 1.571,6 kg.
    Ainda conforme a AIEA, o Irã começou a superar os limites previstos após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, retirar seu país do pacto e começar a reimpor sanções políticas e econômicas contra Teerã.
    Os demais países do acordo – Alemanha, China, França, Reino Unido e Rússia, além da União Europeia – se reuniram nesta semana e reforçaram a “importância de preservar” o acordo como “um elemento-chave da arquitetura global de não proliferação nuclear global”.
    Além de terem saído do pacto, os Estados Unidos tentaram aprovar em agosto a aplicação de sanções globais ao Irã através do Conselho de Segurança da ONU – mas o pedido foi rejeitado quase unanimemente.
    Após ser derrotado, Trump – através da embaixadora norte-americana na ONU, Kelly Craft – tentou acionar um mecanismo do acordo de 2015 chamado de “snapback”. No entanto, a ativação foi novamente rejeitada grupo 5+1, já que esse acionamento só pode ser feito por uma nação “participante”, e Trump retirou os EUA do pacto. .
   

Veja também:

A história de superação e amor de Shaaba e Jamie


  

  • separator

Fonte: Terra

Deixe uma resposta

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!