fbpx

saiba como estudar através do Instagram

O Instagram completou 10 anos de existência. Ao longo desse período, a rede social passou por várias mudanças e deixou de ser apenas uma opção de entretenimento. Aprenda como estudar através do Instagram e amplie os seus conhecimentos sobre os assuntos que caem em vestibulares e concursos. 

Considerado uma das maiores redes sociais do mundo, o Instagram conta com 1 bilhão de usuários ativos por mês. A plataforma possui alguns recursos interessantes para estudar, como é o caso dos stories com resumos e mapas mentais compartilhados pelos usuários. 

A tendência de estudar através do Instagram já até ganhou um nome: studygram. Muitos jovens trocam os cadernos e apostilas convencionais pelo smartphone. Aliás, a palavra “studygram” (Study + Instagram) já foi mencionado mais de 9 milhões de vezes na rede social. 

O movimento studygram não serve apenas para turbinar a rotina de estudos. Ele também tem a função de motivar os usuários, sobretudo os alunos do ensino médio e do primeiro ano da faculdade. A hashtag conseguiu criar uma comunidade de estudo formada por pessoas ativas e muito criativas.

Na hashtag #studygram, você não encontra apenas fichas-resumos e mapas mentais, mas também flashcards, infográficos, tabelas, imagens e mensagens de motivação que contribuem de forma decisiva para os estudos. 

Dicas de como estudar através do Instagram

Jovens da geração Z gostam de estudar através do Instagram.

Em entrevista para o Estadão, a professora da Unicamp Dirce Zan afirmou que a tecnologia não precisa ser sinônimo de distração para os estudante. Para ela, o celular deve ser incorporado à rotina estudantil como um facilitador.  

O Via Carreira separou algumas dicas de como estudar no Instagram e aproveitar todos os recursos que plataforma tem a oferecer. Confira:

1 – Crie um perfil exclusivo para estudos

Como qualquer outra rede social, o Instagram pode facilmente desviar sua atenção dos estudos. Amigos e familiares atualizam constantemente suas páginas e isso interfere na concentração. Para manter o foco nos estudos, a melhor saída é ter um perfil exclusivo para aderir a tendência de studygram.

2 – Siga as hashtags certas

Algumas hashtags reúnem informações sobre vestibulares e dão dicas de estudo. Portanto, siga termos como #studygram, #studygrambr, #vestibular, #Enem, #DicasEnem e #RedacaoEnem.

3 – Salve os posts mais interessantes

Ao navegar no Instagram, aproveite a função de “salvar post” que a rede social oferece. Não deixe passar, por exemplo, um mapa mental completo ou algum macete de como resolver problemas de matemática.

Outro ponto importante é organizar as publicações salvas por coleções. Separe os conteúdos por matéria e facilite sua vida na hora de usar as informações em outro momento. 

4 – Use os stories para fazer revisão

Existem algumas técnicas de estudos que realmente funcionam, como é o caso da recordação ativa. Esse método defende a importância de relembrar o conteúdo estudado sempre que possível. No Instagram, uma forma de fazer isso é através dos stories. 

Para exercitar os conhecimentos através dos stories, ative o recurso de perguntas e crie suas próprias questões. Sempre que concluir um tópico de estudo, reserve um tempo para criar stores com perguntas sobre o assunto. Dois dias depois, tente responder as perguntas e coloque em prática a técnica de recordação ativa.

5 – Publique os seus materiais de estudo

Os studygrammers usam a rede social para mostrar a rotina de vestibulando. Que tal fazer o mesmo? Sempre que fizer um resumo ou um mapa mental sobre algum assunto, tire uma foto e publique no seu perfil. Assim, você cria um arquivo para os seus materiais de estudo e também ajuda outros estudantes da comunidade.

6 – Aprendizagem contextual com vídeos curtos

Uma forma de assimilar o conteúdo e não esquecer com facilidade as informações é utilizando a técnica de aprendizagem contextual. Nesse método, é fundamental que o aluno faça conexões entre as ideias, ou seja, relacione as informações para fixá-las na memória. 

O Instagram dispõe de algumas ferramentas que contribuem com a aprendizagem contextual, como é o caso do Reels, uma função que permite criar vídeos criativos de até 15 segundos. Essa ferramenta ajuda a repensar sobre cada assunto estudado de forma rápida e melhora a fixação do conhecimento.

7 – Não despreze o seu cronograma de estudos

Cada pessoa tem o seu próprio cronograma de estudo, responsável por definir a rotina diária, semanal e até mensal da preparação para vestibulares e Enem. Os conteúdos publicados no Instagram servem apenas para complementar os estudos, portanto, não devem ser usados como uma forma de sabotar o cronograma.

8 – Cheque as informações

Não acredite em todas as informações publicadas no Instagram. Lembre-se que qualquer pessoa pode criar um perfil nas redes sociais e compartilhar materiais de estudo, que nem sempre são de confiança. Dessa forma, tenha o cuidado de checar a fonte e certifique-se da veracidade do conteúdo antes de compartilhar com os colegas.

Perfis de estudo para seguir no Instagram

Assim que você criar uma conta no Instagram para estudar, siga os perfis abaixo:

Geral

Studies.t (@studies.t)

A vestibulanda de arquitetura Thaís Lopes Passos ganhou fama no Instagram por compartilhar os seus resumos e mapas mentais. São mais de 136 mil seguidores. 

Mariana Low (@studiesshine)

Mariana Low (@studiesshine)Mariana Low (@studiesshine)

A estudante Mariana Low usa seu perfil para compartilhar seus resumos e mapas mentais. O seu trabalho também serve de inspiração para quem busca referência de cores, lettering e organização.

Bruna (@focados_na_aprovacao)

Bruna (@focados_na_aprovacao)Bruna (@focados_na_aprovacao)

Bruna Filipkowski criou o perfil para compartilhar resumos e macetes com outros vestibulandos do Brasil. 

Tai (@med_rabiscos)

Tai (@med_rabiscos)Tai (@med_rabiscos)

Tai foi aprovada em Medicina estudando em casa. Ela compartilha os resumos e mapas mentais no seu perfil do Instagram.

Manu (@vestmanu)

Manu (@vestmanu)Manu (@vestmanu)

Manu usa blocos de notas para escrever lembretes e resumos curtos sobre assuntos que caem no Enem.

Ana’s Studies (@anas.studies)

Ana's Studies (@anas.studies)Ana's Studies (@anas.studies)

O perfil @anas.studies com resumos coloridos e bem estruturados, esse perfil no Instagram faz sucesso entre os estudantes. 

Língua Portuguesa

Professor Noslen (@professornoslen)

Professor Noslen (@professornoslen)Professor Noslen (@professornoslen)

Com 370 mil seguidores, o professor Noslen tem grande popularidade no Instagram. Ele dá dicas sobre o uso da Língua Portuguesa e esclarece as principais dúvidas dos estudantes.

Professor Paulinho Kuririn (@professorpaulinhokuririn)

Professor Paulinho Kuririn (@professorpaulinhokuririn)Professor Paulinho Kuririn (@professorpaulinhokuririn)

O professor de português Paulo Faria de Paula compartilha dicas de produção de texto que ajudam a melhorar o desempenho na redação do Enem. 

Português Play (@portuguesplay)

Encontre dicas pontuais sobre gramática, interpretação de texto e redação.

Matemática

Dona de Matemática (@dona_de_matematica)

Dona de Matemática (@dona_de_matematica)Dona de Matemática (@dona_de_matematica)

A professora Carol ensina sobre os principais tópicos de Matemática, com foco no Ensino Fundamental e Ensino Médio. 

Matematiqueii (@matematiqueii) 

Matematiqueii (@matematiqueii) Matematiqueii (@matematiqueii)

Exercícios de matemática que caem em vestibulares são publicados diariamente nos stories. Assim, os estudantes são desafiados a resolver. 

História

História Infinda (@historiainfinda)

História Infinda (@historiainfinda)História Infinda (@historiainfinda)

Encontre postagens com curiosidades e muitas informações sobre história.

Info História (@infohistoria)

Info História (@infohistoria)Info História (@infohistoria)

O feed reúne uma série de resumos sobre os principais tópicos de História que ajudam a estudar.

História Express (@historia.express) 

História Express (@historia.express) História Express (@historia.express)

Um perfil perfeito para quem deseja aprender mais sobre história em poucos minutos. É uma iniciativa da professora Gissele Viana para ajudar os estudantes no Enem e vestibulares. 

Geografia

Geografia Irada (@geografiairada)

Geografia Irada (@geografiairada)Geografia Irada (@geografiairada)

O professor Marcelo  publica resumos rápidos e disponibiliza materiais de estudo no IGTV do Instagram.

Geografia Geral (@geografiageral)

Geografia Geral (@geografiageral)Geografia Geral (@geografiageral)

As publicações focam não só no conteúdo geográfico, mas também em temas de atualidade e curiosidades.

Inglês

Inglês sem sair de casa (@inglessemsairdecasa)

Inglês sem sair de casa (@inglessemsairdecasa)Inglês sem sair de casa (@inglessemsairdecasa)

O perfil é útil para quem pretende aprender a língua inglesa com dicas diárias. 

Carina Fragozo (@carinafragozo)

Carina Fragozo (@carinafragozo)Carina Fragozo (@carinafragozo)

Carina Fragozo mantém um canal no Youtube sobre o ensino de inglês, mas também compartilha conhecimentos pelo perfil no Instagram. 

Inglês sem Neura (@inglessemneura)

Inglês sem Neura (@inglessemneura)Inglês sem Neura (@inglessemneura)

Tem coisa melhor do que aprender com uma dose de humor? Essa é a proposta de Jorge Henrique.

Química

Professor Gabriel Cabral (@profgabrielcabral)

Professor Gabriel Cabral (@profgabrielcabral)Professor Gabriel Cabral (@profgabrielcabral)

Além de atuar como EduTuber, Gabriel Cabral usa o Instagram para ensinar os principais tópicos de Química de maneira divertida. 

Qúimica BR (@quimicabr)

Qúimica BR (@quimicabr)Qúimica BR (@quimicabr)

O professor Felipe Oliveira publica conteúdos interessantes diariamente, além do que reúne questões resolvidas na parte de IGTV.

Física 

Professor de Física (@professordefisica)

Professor de Física (@professordefisica)Professor de Física (@professordefisica)

As publicações do professor Emanuel Silva são perfeitas para quem procura resumos de física no Instagram para estudar. 

Silvio Satorelli (@sil_sarto)

Silvio Satorelli (@sil_sarto)Silvio Satorelli (@sil_sarto)

O professor Silvio Satorelli tem vários vídeos e stories explicando os principais tópicos de Física. 

Biologia 

Biollogram (@biollogram)

Biollogram (@biollogram)Biollogram (@biollogram)

A professora Sara disponibiliza mapas mentais coloridos e bem estruturados, que tornam qualquer assunto complexo muito mais fácil de ser estudado. 

Bio Explica (@bioexplica)

Bio Explica (@bioexplica)Bio Explica (@bioexplica)

A publicações do professor Kennedy Ramos ensinam biologia de uma forma leve e agradável. 

Atualidades

Pensamento Vincular (@pensamentovincular)

Pensamento Vincular (@pensamentovincular)Pensamento Vincular (@pensamentovincular)

Fique por dentro das principais notícias e veja como usar referências atuais na sua redação com esse perfil do Insta.

Veja também: 5 Técnicas de concentração comprovadas pela neurociência

Isabella MorettiFormada em Publicidade e Propaganda, pós-graduada em Gestão da Comunicação em Mídias Digitais. É também empresária e CEO & Founder do ViaCarreira.

Fonte: Google News

Deixe uma resposta

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!