fbpx

saiba mais sobre a Lei de Crimes Tributários!

A Lei 8137, de 1990, conhecida também como Lei de Crimes Contra a Ordem Tributária, por ser uma lei de grande importância, acaba sendo bastante abordada em concursos, principalmente na segunda fase da prova OAB. Por isso, comece a se preparar com antecedência, principalmente estudando os pontos mais importantes dessa lei. Separamos alguns deles a seguir. Confira.

Um breve panorama: a Lei 8137 comentada

A Lei de 8137, de 1990, define os crimes contra a ordem tributária e contra as relações econômicas e de consumo, fazendo parte do Direito Penal Econômico. Este pode ser definido como um conjunto de normas que visa a proteção contra infrações a bens jurídicos tutelados pelo estado no âmbito das relações econômicas.

A ordem tributária diz respeito à relação estabelecida entre o Poder Público e o contribuinte; já a ordem econômica tem a ver com a circulação de capital e a regulação dos sujeitos econômicos.

Além disso, é importante salientar que os crimes contra a ordem econômica não estão listados apenas na Lei 8137, de 1990, mas também se encontram em outros dispositivos legais, como, por exemplo, Art. 168-A, Art. 316, §§ 1º e 2º e 334 e 337-A do Código Penal. Por isso, é importante também estudar esses dispositivos.

O conceito mais importante trazido pela Lei de Crimes Tributários é o de sonegação fiscal. Esta pode ser definida como deixar de recolher tributo, diminuindo a receita da Fazenda e causando lesão ao bem jurídico tutelado pelo Direito Econômico Penal.

O primeiro critério a ser observado é o da competência constitucional, que depende do destino do tributo arrecadado: União, Estados, DF e Municípios (Justiça: Federal, Estadual, Distrital e Estadual). Deve ser observado o critério constitucional em seguida à competência da justiça comum, visando esgotar a sua possibilidade de competência.

Saiba mais sobre a lei 8137 com o Gran Cursos Online

Confira os concursos abertos e comece a se preparar com nossos materiais exclusivos e nossas dicas para concurso. Além de estudos para os concursos 2020 com professores especialistas, você também pode aprofundar seus conhecimentos sobre a Lei 8137 para a prova da OAB.

Preparamos materiais exclusivos, com conteúdos relevantes e criteriosamente selecionados, para que você obtenha excelentes resultados em suas provas. Além disso, você contará também com fóruns para sanar suas dúvidas, simulados para testar seus conhecimentos e muito mais. Faça já a sua matrícula!

(function() {
var _fbq = window._fbq || (window._fbq = []);
if (!_fbq.loaded) {
var fbds = document.createElement(‘script’);
fbds.async = true;
fbds.src=”https://connect.facebook.net/en_US/fbds.js”;
var s = document.getElementsByTagName(‘script’)[0];
s.parentNode.insertBefore(fbds, s);
_fbq.loaded = true;
}
_fbq.push([‘addPixelId’, ‘1459353050962300’]);
})();
window._fbq = window._fbq || [];
window._fbq.push([‘track’, ‘PixelInitialized’, {}]);

Fonte: Google News

Deixe uma resposta

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!