fbpx

Série Investimentos: Poupança – InfoMoney

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores.

Um dos investimentos mais populares do Brasil, a caderneta de poupança volta ao foco das discussões. Isso porque com a queda da Selic – que atualmente está em 10,25% – a poupança se torna mais interessante.

Isso porque, ao contrário da maioria dos investimentos de renda fixa, a poupança é isenta de Imposto de Renda, de taxas de administração e tem boa liquidez. Dessa forma oferece um rendimento “limpo”, livre de deduções.

É válido compreender como é calculado o rendimento da poupança: quando a Selic está acima de 8,5%, o rendimento considera juros de 0,5% ao mês mais a TR (Taxa Referencial). Quando a Selic está em 8,5% ou menos, o rendimento da poupança passa a considerar 70% da Selic mais a TR.

Portanto, quanto menor a Selic, mais interessante se torna a poupança entre os investimentos, especialmente os que têm retenção do Imposto de Renda. Afinal, ela gera um impacto significativo no retorno.

Pensar no rendimento é importante, mas mais importante ainda é definir o que fará com o valor, ou seja, qual sonho deseja conquistar e quando. No momento, a poupança é bastante indicada para sonhos de curto prazo, a serem realizados em até um ano.

Com a provável queda contínua da Selic – considerando a crise e o desemprego – a poupança despontará como um investimento positivo também para sonhos de médio e longo prazo, portanto é válido estar atento.

A poupança foi instituída como um investimento seguro e descomplicado, indicado para pessoas de baixa renda. Hoje segue sendo uma aplicação popular, muitas vezes alvo de preconceito por parte dos investidores, por ter baixo rendimento.

Contudo, no momento de incertezas em que vivemos é válido se atentar aos investimentos conservadores para preservar o patrimônio, sempre buscando retornos acima da inflação.

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores.

Fonte: INFOMONEY

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!