fbpx

Sobreposição de tapetes: tendência em decoração que vai deixar sua casa linda – R7 Meu Estilo

Preparar a casa para o clima frio pode ser mais fácil do que se imagina. Uma ideia simples é o uso de tapetes. Mas, muitas peças grandes podem dar mais trabalho para a limpeza e manutenção dos ambientes.

Só que os decoradores encontraram uma alternativa para isso. E ela, não por acaso, acabou se tornando uma forte tendência de decoração. Sabe o que é? Trata-se da sobreposição de tapetes!

Revista Viva Decora e Consuelo Jorge O que é a sobreposição de tapetes?

Todos sabem como os projetistas de interiores são criativos e que conseguem usar qualquer item que puder de maneira super diferenciada em decorações. Porém, eles sempre conseguem surpreender mais.

Fazer sobreposição de tapetes é um exemplo; uma novidade nada óbvia -mas simples e prática – capaz de deixar as residências com um visual bastante moderno.

Sobreposição de tapetes – como o próprio nome já diz – seria como colocar dois ou mais tapetes um sobre outro. O bom disso é que dá para fazer composições bem legais, combinando peças em estilos, cores, formatos e materiais variados.

É uma ideia que vale tanto como estratégia para embelezar quanto para deixar salas, quartos e outros cômodos da casa mais  confortáveis. Isso só para citar uma das vantagens dessa técnica!

Tikkanen arquitetura

Vaso de cimento – como fazer, como usá-lo na decoração e inspirações

×
Quais as vantagens das sobreposições de tapetes?

As sobreposições de tapetes pode ser o que você precisa para dar aquele “up” na decoração da casa. Mas, não é só isso, é uma boa maneira de economizar.

Assim, pode-se investir dinheiro, aos poucos, em peças pequenas e caras para, depois, fazer uma composição bem valorosa. A ideia é criar algo único, que ninguém nunca terá igual. Com o tempo, muda-se tudo de posição outra vez, criando uma nova decoração!

Se há algum ambiente amplo e sem graça em casa – ainda mais com piso feio -, uma sobreposição de tapetes pode ser uma aposta para deixar o cenário mais interessante. E combinar tapetes diferentes nem é difícil! Basta um pouco de bom senso e seguir algumas regras básica – que, aliás, os decoradores conhecem bem.

Resumindo, tudo precisa combinar e ficar proporcional ao ambiente, sem comprometer circulações e atividades.

Patricia Martinez Quais as diferentes formas de sobrepor tapetes?

Não existe uma regra que defina como pode ser feita as sobreposições de tapetes em interiores. O que se sabe é que há jeitos mais fáceis de deixar as composições mais bonitas.

Assim, contrastar uma peça lisa com uma estampada; usar duas estampas de mesma cor; ou duas em cores diferentes, mas na mesma padronagem. Uma menos texturizada com uma mais felpuda, por cima, fica incrível! Mas, é preciso harmonizar!

Revista Viva Decora

Revista Viva Decora

Peças em preto e branco são muito fáceis de misturar. Tapetes em fio mais baixos ficam elegantes juntos. Tons neutros combinam bem com tudo – também é possível colocar um tapete em cor mais clara junto de um com cor neutra.

Além disso, outras combinações poderiam ser arriscadas! E é preciso ainda destacar que nunca deve ser colocados mais do que três tapetes sobrepostos – seria demais.

Gislene Lopes

Revista Viva Decora Onde e como usar as sobreposições de tapetes?

Em tese, a sobreposição de tapetes é uma opção para a casa toda. Claro, tem muita coisa em jogo nisso, como a segurança dos moradores que podem cair se as peças correrem o risco de escorregarem ou dobrarem.

É bom que suas pontas fiquem sob o maior números de móveis escolhidos para o ambiente. Além do mais, isto poderia deixar a decoração da casa com aspecto desleixado. Por isso, tenha cuidado com suas escolhas!

Casa Cor Paraguai

Para áreas úmidas, como cozinha e banheiro, a sobreposição só vale se for feita com peças simples, bem finas e absorventes.

Os sintéticos são perfeitos para áreas infantis, como brinquedotecas.
Os em sisal ficam lindos em salas de estar.
Os orientais podem conferir mais personalidade em ambientes como quartos de casal.
Já os felpudos para onde as pessoas queiram, eventualmente, se acomodar no chão.

Opções não faltam!

Quanto às variações de composições com tapetes, o estilo “colcha de retalhos” é o mais visto em propostas de decoração. Apesar da mistura instigante de estampas, quase sempre fica assimétrico, difícil de administrar.

Na tentativa de delimitar melhor algumas zonas dos projetos – sobretudo em ambientes grandes -, recorre-se à ‘sobreposição em moldura’, quando se coloca uma peça menor e mais clara sobre uma maior e mais escura.

Deu Decor

Léo Shehtman e Revista Viva Decora

Então, o que achou das sugestões? Pegou o jeito da sobreposição de tapetes em decoração de interiores? Inspiração nas imagens e crie uma composição linda para sua casa!

Estas dicas de sobreposição de tapetes foram criadas pela equipe Viva Decora.

E, se você ama decoração como nós, também vai se encantar por esse outro post a seguir: Tudo o que você precisa saber sobre a decoração escandinava.


Fonte: R7

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!