fbpx

SoftBank cria fundo para apoiar empresas lideradas por negros

(Bloomberg) — O SoftBank Group iniciou um fundo de US$ 100 milhões que investirá exclusivamente em empresas lideradas por pessoas que não são brancas, historicamente sub-representadas no setor de capital de risco.

Marcelo Claure, diretor de operações do SoftBank, vai liderar o fundo ao lado Shu Nyatta, sócio gestor que trabalha no Fundo de Inovação da empresa.

O fundo buscará especificamente apoiar executivos de comunidades que enfrentam “desvantagens sistêmicas na construção e expansão de seus negócios”, disse o grupo.

O esforço do SoftBank do Japão deriva de uma reação aos protestos que varreram os EUA nesta semana, depois que George Floyd, um homem negro desarmado, foi morto por um policial branco de Minneapolis.

O novo fundo chamado Opportunity Growth Fund será administrado pelo SoftBank Group International, com sede em San Carlos, Califórnia.

A empresa disse que também adotará internamente uma iniciativa de diversidade e destacou seu programa Emerge, que oferece orientação a empresários de grupos sub-representados. A existência do fundo foi reportada anteriormente pela Axios.

“As startups apoiadas por capital de risco são predominantemente brancas, do sexo masculino e baseadas no Vale do Silício”, afirmou Claure em carta aos funcionários, observando que apenas 1% dos empresários apoiados por capital de risco são negros.

O Opportunity Growth Fund será o maior fundo que fornece capital para negros americanos e pessoas de outros grupos sub-representados, disse ele.

Newsletter InfoMoney
Informações, análises e recomendações que valem dinheiro, todos os dias no seu email:

Fonte: Infomoney

Deixe uma resposta

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!