fbpx

Stefano Ghisolfi repete na Noruega o primeiro 12c do mundo

O escalador italiano Stefano Ghisolfi fez a primeira repetição da via “Change”, o primeiro 9b+ francês (12c brasileiro) do mundo, encadenado por Adam Ondra em 2012 em Flatanger na Noruega. O tcheco chamou de “Change” (Mudança) em um apelo claro para uma nova dificuldade na escalada esportiva.

Ghisolfi é dos principais nomes da escalada esportiva de seu país e ainda ambiciona uma vaga nas Olimpíadas de Tóquio. “A batalha terminou inesperadamente em breve, uma luta física e mental que me custou mais de um mês de trabalho e duas viagens a Flatanger”, comentou o italiano em sua conta no Instagram.

Esta linha central tem 55 metros de extensão e é dividida em dois comprimentos, 9a+/b francês na primeira parte e 9a francês na segunda parte. Na primeira viagem à caverna de Flatanger, o italiano já encadenou a via à primeira parte e conseguiu começar a trabalhar na segunda parte. Então ele reconheceu que “sentia isso mais possível do que nunca”.

Depois de várias semanas de tentativas, um retorno à Itália para ganhar seu sétimo Campeonato Italiano de via guiada e, em seguida, uma viagem relâmpago de volta à caverna de Flatanger na Noruega, Stefano Ghisolfi conseguiu fazer a cobiçada primeira repetição de “Change”, com 185 movimentos por 55 metros, executados perfeitamente após uma batalha que durou mais de uma hora.

!function(f,b,e,v,n,t,s){if(f.fbq)return;n=f.fbq=function(){n.callMethod?
n.callMethod.apply(n,arguments):n.queue.push(arguments)};if(!f._fbq)f._fbq=n;
n.push=n;n.loaded=!0;n.version=’2.0′;n.queue=[];t=b.createElement(e);t.async=!0;
t.src=v;s=b.getElementsByTagName(e)[0];s.parentNode.insertBefore(t,s)}(window,
document,’script’,’https://connect.facebook.net/en_US/fbevents.js’);
(function(d, s, id) {
var js, fjs = d.getElementsByTagName(s)[0];
if (d.getElementById(id)) return;
js = d.createElement(s); js.id = id;
js.src = “https://connect.facebook.net/en_US/all.js#xfbml=1”;
fjs.parentNode.insertBefore(js, fjs);
}(document, ‘script’, ‘facebook-jssdk’));

Fonte: R7

Deixe uma resposta

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!