fbpx

Tapetes para Sala: Saiba Como Escolher +81 Modelos Lindos – Casa e Decoração

Depois de montar a decoração da casa, chega a hora de pensar nos detalhes e nos acessórios, e neste quesito os tapetes para sala podem fazer toda a diferença e mudar completamente qualquer ambiente. Apesar de ser um dos últimos itens a entrar no projeto, o tapete pode determinar toda a personalidade e estilo da composição geral.

Os tapetes para sala também podem servir para proteger pisos delicados e ainda aquecer ambientes revestidos com piso frio. Outra maneira bem bacana de dividir espaços em ambientes integrados, como sala de jantar e salas de estar. Se as peças harmonizarem, é possível até usar mais de um tapete no mesmo local.

E pensando em você que está querendo escolher tapetes para sala, porém, a cabeça está cheia de dúvidas, fizemos esse post com muitas dicas para você acertar na hora de escolher tapetes para sala. Confira!

1. Os tapetes para sala além de deixarem o ambiente mais bonito também ajudam na sensação de conforto – Foto: Pinterest

Confira também

Tapete de Crochê: O Favorito da Decoração +111 Modelos
Tapetes de Barbante: 130 Modelos para Inspirar + Passo a Passo
Tapete para Quarto: Saiba Como Usar +73 Modelos
Tapete Redondo: Saiba Como Usar na Decoração +65 Modelos
Assista abaixo o vídeo com dicas de decoração com tapetes para sala

Como escolher o tamanho do tapete para sala

Todo cuidado é pouco na hora de definir as medidas dos tapetes para sala, independentemente do modelo, se for tapete de crochê, de tecido ou qualquer que seja, pois se você escolher um tapete muito pequeno ou muito grande para o ambiente, pode causar um efeito desproporcional, que causa muita estranheza aos olhos. 

Na sala de estar, o ideal é escolher um tapete que tenha ao menos a largura do sofá e que ao menos metade dele possa ficar embaixo do móvel, para dar a impressão de que tudo está no mesmo plano, dividindo o ambiente com harmonia.

2. Saiba escolher tapetes para sala com o tamanho proporcional ao seu ambiente – Foto: JERA Arquitetura e Engenharia

Em ambientes grandes, fica muito elegante escolher tapetes para sala que acolham todos os móveis do espaço. Mas, para isso, você precisará de um investimento maior. Esse estilo de decoração também é ótimo para tapetes redondos.

Para definir as medidas de tapetes para sala de jantar, o ideal é que o tapete fique ao menos 1 metro além da área ocupada pela mesa, para que as cadeiras movimentadas não enrosquem nas bordas do tapete. Porém, se você não dispõe de todo esse espaço, o mínimo recomendado é 70 cm.

3. Decoração com modelos diferentes de tapetes para sala de jantar e estar integradas – Foto: Pinosy

Como escolher o formato de tapetes para sala

Como você sabe, os tapetes para sala podem ser encontrados em diversos formatos, tem tapete redondo, quadrado, retangular e até alguns modelos de tapetes para sala com um design irregular e bem diferente. 

Mas para quem não quer errar, o ideal é escolher tapetes para sala que sejam quadrados ou retangulares, lembrando sempre de observar o formato da sua sala.

4. Quadrados e retangulares são os formatos de tapetes para sala mais usados – Foto: Jeito de Casa

No caso dos tapetes redondos para sala é necessário tomar alguns cuidados, porque esses modelos de tapetes para sala são mais indicados para quando o ambiente é bem amplo, já em salas menores, o tapete redondo pode ser usado para destacar um móvel específico.

5. Saiba como usar modelos redondos de tapetes para sala e deixe o seu ambiente mais moderno – Foto: JERA Arquitetura e Engenharia

Como escolher o material dos tapetes para sala

Hoje os tapetes para sala podem ser encontrados em diversos materiais como lã, couro, sisal, fibras sintéticas entre outros, e o material do tapete para sala pode influenciar tanto na decoração quanto na sensação de conforto do ambiente, por isso é importante escolher com cuidado

Para uma decoração rústica uma das melhores opções é o tapete de sisal, já se você preza pelo conforto do ambiente, os tapetes felpudos com certeza são as melhores opções de tapetes para sala.

6. O material dos tapetes para sala vai influenciar no seu estilos de decoração – Foto: Architectural Design

Algo bem importante sobre os materiais dos tapetes para sala é que os tapetes feitos em fibras naturais são mais caros e eles também são mais delicados, por isso é necessário tomar mais cuidados na hora da limpeza, já os tapetes de fibras sintéticas com o tapete de nylon, por exemplo, além de terem um valor mais acessível, a manutenção também é bem mais fácil, perfeito para quem busca praticidade no dia a dia.

7. Os modelos redondos de tapetes para sala são perfeitos para ambientes com estilos modernos – Foto: Pinosy

Como escolher as cores dos tapetes para sala

Para escolher as cores dos tapetes para sala é necessário pensar se você quer que esse item se torne o grande destaque da decoração do ambiente, ou se você prefere que o tapete para sala apenas ajude a complementar a decoração. 

Por isso, caso você tem uma sala com base em tons neutros e quer dar mais vida e um toque descontraído ao ambiente, os tapetes para sala com cores vivas e vibrantes são opções interessantes, já se você quer que o tapete para sala apenas traga aconchego ao espaço e ajude a complementar a decoração, prefira opções com cores neutras e sem estampas muito chamativas como um tapete bege, marrom ou cinza. 

Também é importante lembrar que em salas menores, os tapetes para sala com cores claras são mais interessantes porque ajudam na sensação de amplitude do espaço.

8. Escolha cores de tapetes para sala que se harmonizem com o restante da decoração – Foto: JERA Arquitetura e Engenharia

Como escolher estampas dos tapetes para sala

Nem todo tapete para sala tem estampa, mas caso você goste, saiba que pode usar sem medo. Para escolher as estampas dos tapetes para sala a regra a mesma que para escolher as cores. 

Em ambientes com estilo moderno e jovem, tapetes para sala com estampas geométricas são as melhores opções, já para uma decoração clássica, além do tradicional tapete persa, também é possível usar tapetes com estampas mais delicadas ou com arabescos.

9. Decoração simples com tapete estampado para sala de estar com sofá de couro marrom – Foto: DMCI Home Builders

Como escolher tapete para sala integrada

Quem tem ambientes integrados em casa e quer usar tapete na decoração geralmente surge com dúvidas como: posso usar mais de um tapete? é preciso que os tapetes tenham a mesma estampa? as mesmas cores? os mesmos tamanhos?

Pois bem, você precisa saber que não é necessários que os tapetes usados em salas integradas sejam iguais, só é necessários que eles “conversem” entre si e criem um ambiente harmônico. Portanto, para escolher tapetes para sala integrada só é necessário observar se eles vão combinar, seja na textura, cor, formato, material entre outros itens, fazendo com que a decoração fique bonita e agradável.

10. Decoração com estilo industrial com tapetes para sala de estar com cozinha integrada – Foto: JERA Arquitetura e Engenharia

Decoração com tapetes para sala

Uma dica básica para escolher os tapetes para sala é sempre deixar essa peça por último, depois que já foi escolhido todos os móveis, cores e detalhes decorativos do ambiente, porque assim, você consegue escolher tapetes para sala que vão combinar com o estilo de decoração escolhida para o ambiente, e no final, eles vão ajudar a colocar um toque especial no estilo da sala.

11. Decoração com tapete listrado preto e branco para sala toda branca com parede de tijolinho – Foto: JERA Arquitetura e Engenharia

Confira nossa galeria com mais modelos de tapetes para sala

12.  Tapetes para sala podem ser geométricos e gráficos também

13. Estampas são uma boa ideia se você quer trazer estilo para a sua sala

14. É um boa ideia combinar os tapetes para sala com a paleta de cores do resto do ambiente

15. Tapetes para sala mais clássicos são sempre uma boa pedida para ambientes elegantes

16. Um tapete grande e colorido faz a diferença em uma sala clara

17. Tapetes para sala são uma boa opção pra aquecer pisos frios

18. Use tons neutros na hora de escolher o seu tapete para um clima mais natural

19. Um tapete listrado pode garantir a descontração que você busca na decoração

20. Tapetes felpudos ajudam a deixar o ambiente mais aconchegante

21. Um tapete gráfico, mesmo que em cores neutras, traz modernidade para a sala

22. Tapetes para a sala podem ser coloridos para quebrar a monotonia do ambiente

23. Tapetes para sala podem ser coloridos e modernos

24. Mesmo usando cores neutras você pode ousar no grafismo do tapete

25. Tapetes para sala podem ser coloridos para dar alegria ao ambiente

26. Uma sala elegante pede um tapete a altura

27. Tapetes divertidos também podem ajudar a proteger o piso

28. Tapetes com recortes geométricos são uma boa pedida

29. Use tapetes felpudos para deixar a sala mais aconchegante

30. Um tapete colorido pode fazer a diferença em uma sala com tons de cinza

31. Use um tapete com os mesmos tons da sala para garantir a harmonia do ambiente

32. Tapetes gráficos enchem de personalidade até um ambiente acromático

33. Um ambiente elegante precisa de tapetes para sala clássicos e sóbrios

34. Use tapetes estampados para trazer personalidade para a sala neutra

35. Mesmo as salas mais neutras ganham personalidade com tapetes especiais

36. Usar um tapete colorido sobre um piso escuro traz personalidade para a sala

37. Use um tapete nas cores da sua sala para conseguir uma composição com harmonia

38. Um tapete neutro ajuda a equilibrar as cores da sala

39. Tapetes para sala apodem ser usados para aquecer o ambiente

40. Uma sala de jantar também tem muito a ganhar com o uso de tapetes

41. Usar tapetes para sala coloridos e estampados deixa o ambiente mais alegre

42. As cores do tapete podem combinar com as cores dos objetos como almofadas

43. Tapetes grandes podem servir para sala e para ambientes de entrada

44. Tapetes listrados tendem a combinar com as cores dos móveis

45. Tapetes listrados podem ser uma boa para salas modernas.

46. Tapete claro sobre piso amadeirado ajuda a trazer contraste

47. A composição pode ficar interessante com um tapete redondo

48. Use tapetes com motivos geométricos para combinar com uma decoração mais neutra

49. Os tapetes para sala também podem ajudar a separar os ambientes

50. Tapetes para a sala podem ser estampados para combinar com as cores da sala

51. Um tapete xadrez também deixa a sala mais moderna

52. Os tapetes para sala são ideais para aquecer os ambientes muito amplos. Projeto por Leonice Alves.

53. Os tapetes para sala podem abrigar todos ou a maioria dos móveis. Projeto por Patricia Martinez.

54. A sala de estar com tapete fica delimitada de forma eficiente. Projeto por Gabriella Oliveira da Ponte.

55. Os tapetes para sala de jantar ficam lindos. Projeto para Celeste Leão.

56. As estampas dos tapetes para sala quebram a monotonia do ambiente. Projeto por Deborah Roig.

57. O ambiente quadrado com mesa de centro redonda e tapete fica aconchegante. Projeto por Teresinha Nigri.

58. A sala com papel de parede listrado ganha tapete nas mesmas cores, para harmonizar,. Projeto por Migs Arquitetura.

59. Tapetes para sala geométricos trazem modernidade para o ambiente. Projeto por Milla Holtz.

60. O tapete preto e branco combina com qualquer ambiente.

61. O cinza e branco são cores ideais para móveis claros. Casacor 2016.

62. A sala fica bem dividida com tapete integrando todos os móveis. Projeto por Vanessa Feres.

63. Tapetes para sala podem se estender por todo o ambiente. Projeto por AMFB Arquitetura.

64. O tapete listrado aumenta o tamanho da sala de estar. Projeto por Fernanda Moreira Lima.

65. Use tapetes para sala para dividir os ambientes. Projeto por SQ+ Arquitetos Associados.

66. Os tapetes para sala redondos devem ser dispostos com alguns cuidados. Projeto por Studio Eloy e Freitas.

67. Tapete para sala de cor clara fica lindo e amplia o ambiente. Projeto por Roberta Devisate.

68. Decoração clássica e sofisticada com tapetes para sala decorada em tons neutros e lustre de cristal – Foto: JERA Arquitetura e Engenharia

69. Invista em tapetes para sala que ajudem a deixar o ambiente com uma sensação mais aconchegante – Foto: JERA Arquitetura e Engenharia

70. Para mais personalidade na decoração invista em modelos diferentes de tapetes para sala em um mesmo ambiente – Foto: GoodNewsArchitecture

71. Decoração clean com tapetes para sala com sofá branco e quadro grande – Foto: Pinosy

72. Prefira cores claras e neutras de tapetes para sala pequena – Foto: Pinterest

73. É possível usar mais de um modelo de tapetes para sala e compor uma decoração cheia de personalidade – Foto: Trendecora

74. Decoração minimalista com tapetes para sala integrada – Foto: JERA Arquitetura e Engenharia

75. Decoração moderna com tapete para sala integrada com cozinha pequena – Foto: Pinterest

76. Decoração simples com tapete estampado para sala – Foto: Woontrendz

77. Saiba como escolher tapetes para sala de jantar e deixar o seu ambiente muito mais bonito – Foto: Apartment Therapy

78. Tapetes para sala com estampa combinam mais com ambientes com estilo neutro – Foto: Pinterest

79. Tapetes para sala com decoração em tons pastéis e móveis retrô – Foto: Meubles de Luxe

80. Tapetes para sala com decoração minimalista e móveis retrô – Foto: Pinterest

81. Tapetes para sala com decoração simples – Foto: Inter Construtora

Gostou dessas inspirações? Confira também a maneira correta de usar os tapetes de acordo com o formato.

Guia de como usar tapetes para sala

Copie o código abaixo e compartilhe este infográfico no seu site

Infográfico por Viva Decora https://www.vivadecora.com.br/ .

The post Tapetes para Sala: Saiba Como Escolher +81 Modelos Lindos appeared first on Viva Decora.

Fonte: R7

Jornais Virtuais