fbpx

taxas de títulos públicos têm alta na tarde desta quarta-feira

(Getty Images)

SÃO PAULO – As taxas oferecidas pelos títulos públicos negociados via Tesouro Direto ampliaram as altas na tarde desta quarta-feira (12), com os investidores repercutindo o aumento de aversão ao risco no cenário político brasileiro.

Ontem, pediram demissão o secretário de Desestatizações e Privatizações, Salim Mattar, e do secretário de Desburocratização, Gestão e Governo Digital, Paulo Uebel, ambos subordinados ao Ministério da Economia do ministro Paulo Guedes. Já são cinco as baixas no Ministério da Economia desde julho.

À imprensa, Paulo Guedes, reconheceu que houve uma “debandada” da pasta. Segundo ele, Mattar estava insatisfeito com o ritmo das privatizações e Uebel reclamou da falta de andamento da reforma administrativa, que trata dos servidores públicos.

Em resposta, o presidente Jair Bolsonaro afirmou que “em todo governo é normal a saída de alguns” e que sua gestão continua ciente da responsabilidade econômica e é norteada pelo ajuste fiscal e pelo teto de gastos públicos. “O Estado deve se desfazer de empresas deficitárias”, ressaltou.

Entre os indicadores domésticos, as vendas no varejo cresceram 8% em junho na comparação com maio, acima da expectativa mediana dos economistas consultados pela Bloomberg, que apontava para alta de 5%.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), contribuíram para o desempenho positivo no período hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (6,4%); móveis e eletrodomésticos (25,6%); artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (7,0%); e outros artigos de uso pessoal e doméstico (4,4%).

Mercado hoje

No Tesouro Direto, o título prefixado com vencimento em 2026 pagava uma taxa de 6,45% ao ano, ante 6,18% a.a. na tarde de terça-feira (11). O prêmio pago pelo mesmo papel com juros semestrais e vencimento em 2031, por sua vez, subia de 6,87% para 7,16% ao ano.

Leia também:
• Quais investimentos devem compor sua carteira com Selic a 2% e Ibovespa acima dos 100 mil pontos?
• Juros reais negativos: como você deve investir com uma inflação acima do CDI

Entre os títulos indexados à inflação, o papel com prazo em 2026 pagava uma taxa anual de 2,28%, frente 2,15% a.a. anteriormente, enquanto o prêmio pago pelo Tesouro IPCA+2035 subia de 3,67% para 3,73% ao ano.

Confira os preços e as taxas dos títulos públicos nesta quarta-feira (12):

Fonte: Tesouro Direto

Cena externa

No cenário internacional, o ambiente foi marcado hoje por um sentimento de alívio em meio ao quarto dia de negociações entre democratas e republicanos, nos Estados Unidos, para aprovar um pacote de mais de US$ 1 trilhão em estímulos contra os impactos econômicos do coronavírus.

Os investidores repercutiram também a escolha da senadora Kamala Harris para ser a vice de Joe Biden na chapa democrata para as eleições de novembro.

Na Europa, o pregão também foi de ganhos apesar do tombo de 20,4% do Produto Interno Bruto (PIB) do Reino Unido no segundo trimestre ante os três meses iniciais de 2020.

Segundo o Escritório Nacional de Estatísticas (ONS, na sigla em inglês) do país, essa é a maior queda desde o início do levantamento e também a primeira vez que o Reino Unido entra em recessão desde 2009.

Curso gratuito do InfoMoney ensina como lucrar na Bolsa fazendo operações que podem durar poucos minutos ou até segundos: inscreva-se!

Fonte: Infomoney

Deixe uma resposta

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!