fbpx

taxas de títulos públicos têm alta nesta quarta-feira

(Getty Images)

SÃO PAULO – Os títulos públicos negociados via Tesouro Direto apresentavam alta em suas taxas na tarde desta quarta-feira (12), com os investidores de olho no cenário político doméstico e nos dados de inflação nos EUA.

O Tesouro Prefixado com vencimento em 2026 pagava uma taxa anual de 8,85%, ante 8,69% na tarde de terça-feira (11). Da mesma forma, o juro pago pelo Tesouro Prefixado 2024 avançava de 8,12% para 8,30% ao ano.

Entre os títulos atrelados à inflação, o Tesouro IPCA+ com juros semestrais 2040 oferecia um prêmio anual de 4,31% nesta tarde, ante 4,24% a.a. ontem, enquanto a taxa do Tesouro IPCA+ 2026 subia de 3,44% para 3,52% ao ano.

Confira os preços e as taxas atualizadas de todos os títulos públicos disponíveis para compra no Tesouro Direto nesta quarta-feira (12):

CPI da Pandemia e volume de serviços

Na cena doméstica, a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pandemia recebeu hoje depoimento do ex-secretário de Comunicação do governo, Fábio Wajngarten, um dia depois de o presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Antonio Barra Torres, afirmar que as declarações do presidente Jair Bolsonaro sobre vacinas vão contra o que é defendido pela agência reguladora.

Torres também confirmou que durante reunião com Bolsonaro foi aventada a mudança na bula da cloroquina para que fosse indicada como tratamento contra o coronavírus.

No depoimento, Wajngarten afirmou que não havia segurança jurídica para a assinatura de contrato com a Pfizer para a compra de vacinas contra a Covid-19. Leia mais aqui.

Ainda no radar político, o Senado aprovou ontem projeto que torna o Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe) uma política permanente de crédito. O texto segue agora para sanção presidencial.

Além disso, a Polícia Federal encaminhou ao Supremo Tribunal Federal (STF) um pedido de abertura de inquérito para investigar supostos repasses ilegais ao ministro Dias Toffoli, da época em que integrou o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), entre 2012 e 2016.

Na agenda do dia, o volume de serviços no Brasil caiu 4% em março na comparação com fevereiro, acima do recuo de 3,2% esperado pelos economistas consultados pela Refinitiv.

Com isso, o setor voltou a ficar abaixo do patamar pré-pandemia, de fevereiro de 2020, segundo a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O resultado elimina boa parte do ganho do mês anterior, que foi de 4,6%, quando superou o nível pré-pandemia pela primeira vez.

Inflação nos EUA

Na cena externa, mercados repercutiram o avanço de 0,8% do Índice de Preços ao Consumidor (CPI) nos Estados Unidos em abril ante março, acima da expectativa de alta de 0,2% esperada pelos economistas consultados pela Refinitiv.

Na base de comparação anual, o aumento da inflação ficou em 4,2% em abril, também acima das projeções de 3,6%.

Leia mais:
• Mark Mobius diz que ameaça da inflação não desaparecerá tão cedo

A recuperação robusta da economia americana tem sustentado preocupações a respeito da persistência e da magnitude da pressão inflacionária no país.

Assim, um dado acima do esperado alimenta ainda mais as apostas sobre altas de juros e a avaliação de que o Federal Reserve (o banco central americano) possa encurtar seu cronograma para reduzir o estímulo.

Em meio ao dado negativo, o vice-presidente do Federal Reserve (o banco central norte-americano), Richard Clarida afirmou nesta quarta-feira que, embora espere que a alta recente na inflação nos EUA seja fruto de fatores transitórios, reagirá aos dados conforme eles sejam divulgados.

Durante evento virtual da National Association for Business Economics (Nabe), o dirigente disse que ficará “bastante atento” às várias medidas de expectativas de inflação no médio prazo e que, caso elas sofram uma desancoragem, existe o compromisso do Fed de usar os instrumentos disponíveis para acertar o rumo dos preços rumo à meta de longo prazo de 2%.

Ranking Melhores Fundos InfoMoney-Ibmec Descubra quais são e como investem os melhores fundos de investimento do país:

Fonte: Infomoney

Deixe uma resposta

Jornais Virtuais